Início de carreira

DFCS

Power Member
Boa tarde meus caros,

Estou a frequentar o primeiro ano de mestrado em Engenharia Informática, contudo já ando a tentar comunicar com empresas para saber da possibilidade de começar a trabalhar/estagiar durante a pausa de Verão e quem sabe o 2º ano de mestrado. Posto isto surgiu-me uma consultora que trabalha com SAP. Nunca tinha ouvido falar de SAP até então. A nível de carreira acham uma boa opção? Será uma tecnologia obsoleta? Será um nicho de mercado? Em comparação com outras tecnologias quais os pros e contras e entrar no mundo SAP?

Agradeço a vossa atenção!
 
Boas,

Como primeiro trabalho acho que deves aceitar, tipicamente vais trabalhar com clientes e isso vai te permitir ter uma visão do que é o mercado e mais tarde com o curso terminado decidires com mais bagagem o que queres.

O SAP como todo o mercado dos ERPs depende sempre da clientela e a diferença entre trabalhar para uma consultora ou para o cliente final é muito alta.

Há cerca de 3 anos conheci pessoal recém licenciado que no mesmo projecto (num banco) tinham dois ordenados diferentes. O que estava no cliente final começou com 1600 € e o que estava pela consultora com 750. Pode ser que as coisas tenham mudado ...

Boa Sorte.
 
Boas,

Como primeiro trabalho acho que deves aceitar, tipicamente vais trabalhar com clientes e isso vai te permitir ter uma visão do que é o mercado e mais tarde com o curso terminado decidires com mais bagagem o que queres.

O SAP como todo o mercado dos ERPs depende sempre da clientela e a diferença entre trabalhar para uma consultora ou para o cliente final é muito alta.

Há cerca de 3 anos conheci pessoal recém licenciado que no mesmo projecto (num banco) tinham dois ordenados diferentes. O que estava no cliente final começou com 1600 € e o que estava pela consultora com 750. Pode ser que as coisas tenham mudado ...

Boa Sorte.

Desde já agradeço o teu comentário. Um dos "problemas" é que esta empresa estaria disposta a me dar alguma formação em SAP mas teria de lá ficar pelo menos cerca de 1 ano. Dizem que se for estágio mais curto não compensa os gastos que vão ter comigo. Por um lado percebo a sua situação, mas por outro não sei nada sobre o mundo SAP nem me parece que trabalhar nessa tecnologia possa ser algo útil no meu futuro currículo caso queira enveredar por outro caminho.

Já li por aí que mudar de tecnologia e carreira após ter estado em SAP algum tempo não é tarefa fácil.
 
Pah... SAP tem tudo:
* Base de Dados
* BI
* ERP
* SCM
* CRM
* Cloud solutions
* UI5
* Muitas outras que o meu conhecimento não conhece ou das quais não me lembro

Tirando as mais técnicas (UI5, Base de Dados Hanna) pode-se dividir em dois mundos:
1. Configuração
2. Desenvolvimento

A configuração normalmente é mais virada para o pessoal do negócio. Pessoas que tiram Eng. Industrial, Quimica, Gestão; têm a principal função de entender os processos dos clientes e configurar o produto de acordo com as necessidades.

Já o desenvolvimento, é mesmo como o nome diz: é para desenvolver pequenas (às vezes nem por isso) aplicações para agilizar o processo para o cliente. Para fazer reporting à medida. Para adaptar o sistema quando a configuração não consegue dar resposta. Para integrar com outro software legacy (Webservices, OData, ficheiros, bases de dados externas, RFCs, ficheiros, EDI...).

SAP é um mundo. SAP tem quase tudo e mais um par de botas.

Tipicamente, cá em PT recrutam-se developers para (por ordem)
1. ERP
2. CRM
3. SCM

Todas as acima assentam numa linguagem de programação proprietária: ABAP/4. É uma linguagem muito orientada para o reporting. Agora o paradigma do desenvolvimento está a mudar um bocado com o Hana e o Fiori.

Enquanto que o ABAP/4 é uma linguagem de programação orientada ao reporting (apesar de permitir programação OO ou orientado à rotina) já é muito antiga. Diria que semelhante ao COBOL. Já o FIORI é uma coisa mais moderna: este é JScript com um stack UI5 e interage com o SAP através de OData. Mais complexo, mas as soluções aqui implementadas podem ser executadas em qualquer lado, uma vez que são web based e correm no servidor. Apenas a visualização é no cliente (HTML+CSS gerado dinamicamente através de bibliotecas muito bem definidas).

MAS apesar da tecnologia, desenvolver para SAP (seja para o ERP, CRM ou SCM) o que importa é o conhecimento do modelo de dados de cada um dos módulos e como interagir com eles. Conhecer a framework que a SAP disponibiliza e que está documentada em.... lado nenhum.



E de uma forma resumida, é isto.
 
Obrigado pela explicação do mundo SAP @cconst .
Quanto a carreira no mundo SAP ou em tecnologias da Microsoft por exemplo front end developer (C#), pros e contras em relação a cada uma das opções?

Desculpem lá tanta pergunta mas alguém prestes a entrar no mercado de trabalho tem demasiadas áreas por onde escolher e não há nada melhor que o feedback de quem já lá está.
 
Dificilmente quem entra no mundo MS sai do mundo MS. Ou quem entra no mundo SAP sai do mundo SAP.

Por isso irás ter poucos termos de comparação. Da ideia que eu tenho - que nunca fui front end developer - penso que esta vertente obrigará a andar mais em cima da tecnologia, de novas frameworks, paradigmas de programação... Para teres uma ideia, o ABAP/4 (linguagem de programação do SAP) tem evoluído, mas o código feito há 15 ou 20 anos atrás corre perfeitamente na versão mais actual! Claro que existem formas melhores de abordar os problemas, mas...<

Depois em termos de evolução... Cá em PT chega-se a um ponto que para evoluir no salário, só mesmo alterando o rumo da carreira indo para cargos de gestão (gestão de projecto, equipas, gestão de clientes... por aí fora). São raros os casos de pessoas que passam uma vida a programar (mesmo que seja isso que adorem fazer).
 
Dificilmente quem entra no mundo MS sai do mundo MS. Ou quem entra no mundo SAP sai do mundo SAP.

Por isso irás ter poucos termos de comparação. Da ideia que eu tenho - que nunca fui front end developer - penso que esta vertente obrigará a andar mais em cima da tecnologia, de novas frameworks, paradigmas de programação... Para teres uma ideia, o ABAP/4 (linguagem de programação do SAP) tem evoluído, mas o código feito há 15 ou 20 anos atrás corre perfeitamente na versão mais actual! Claro que existem formas melhores de abordar os problemas, mas...<

Depois em termos de evolução... Cá em PT chega-se a um ponto que para evoluir no salário, só mesmo alterando o rumo da carreira indo para cargos de gestão (gestão de projecto, equipas, gestão de clientes... por aí fora). São raros os casos de pessoas que passam uma vida a programar (mesmo que seja isso que adorem fazer).

Concordo. Evolução profissional a programar só indo para fora do país.
Acho que é uma coisa cultural.

Isso de entrar no mundo MS ou SAP e depois não sair faz-me um pouco de confusão, estou a tirar engenharia informática, parece estranho entrar em algo tão específico como MS ou SAP e ficar nisso para sempre. Tinha uma ideia mais geral das carreiras.
E fora do país? Há alguma grande diferença entre a evolução de carreira num e noutro?
 
Não acho que seja confuso. Eu no secundário dei C, C++, VB, PHP e SQL. No CET dei voltei a dar C, C++, SQL e dei C#. A nível profissional o meu primeiro emprego exigiu C# e SQL, habituei-me de tal forma a C# e SQL, que quando mudei de trabalho voltei para a mesma tecnologia. Atualmente na faculdade, comecei com C e C#... Pelos vistos o que acontece é que o mercado educacional está comprado pela MS de forma às instituições ensinarem o que eles querem.
Não vejo problema em entrares no mundo MS, ou SAP, ou Java, ou o que for. Se te sentes confortável e gostas de programar naquela linguagem, é o que se quer. Eu trabalho a nível de backend, mas tenho muito interesse a nível de front end e mobile, então o que faço nos tempos livres é aprender isso... Posso usar MS no trabalho, mas pessoalmente uso outras tecnologias. ;)
 
Back
Topo