Inicio de OC - Escolha de RAM

Mister_R

Power Member
Pretendo fazer OC ao meu sistema.
Neste momento tenho:

Mainboard : Asus P5K SE
Chipset : Intel P31/P35
Processor : Intel Pentium E2200 @ 2200 MHz
Video Card : Nvidia Corp NVIDIA GeForce 8600 GT
Operating System : Microsoft Windows XP Professional 5.01.2600 Service Pack 3

Mainboard Chipset : Intel P31/P35

Processor : Intel Pentium E2200
Frequency : 2200 MHz - (current : 1203.68 MHz)
Number of Core : 2
Support : Socket 775 LGA
Cache L1 : 2 x 64 KB
Cache L2 : 1024 KB
Voltage VID : 1.213 V
FPU Coprocessor : Present
General Information :
Real Frequency : 1203.59 MHz
Multiplier : 6x
Low/High Multiplier : 6x / 11x
Multiplier Locked : Yes
Marketing Frequency : 2200 MHz

Front Side Bus Information :
Bus Speed : 200.6 MHz
FSB Frequency : 802.4 MHz (QDR)

O meu primeiro passo é comprar RAM. Mas, aqui tenho uma dúvida, Que RAM comprar? Devo comprar RAM a 800 ou 1066 Mhz?

Quando faço OC ao CPU vou aumentar o multiplicador ou o FSB? Se aumento o multiplicador posso comprar RAM a 800, não é? Se aumentar o FSB devo comprar a RAM a 1066, ou posso comprar a 800 e depois fazer OC à RAM conforme faço ao CPU?

Considerem que posso comprar umas OCZ 2G 800, ou umas Kingston 2G HiperX 1066. São as duas do mesmo preço.
 
OK mas a minha questão basica é: a RAM, no meu caso deve ser 800 ou 1066?
Arranjo as team elite ou kingston a 30€ e as hiperx ou ocz a 40€. estou mais inclinado para as de 40€ porque ja teem dissipador de calor, logo assumo se consigam melhores reultados.
Mas enfim, com este CPU clockado é melhor 800 ou 1066?
 
com rams a 1066 n tens necessidade de as overclokar quando subires o fsb pois elas ja estao preparadas oficialmente para maior velocidade que as 6400 ;)
 
OK mas a minha questão basica é: a RAM, no meu caso deve ser 800 ou 1066?
Arranjo as team elite ou kingston a 30€ e as hiperx ou ocz a 40€. estou mais inclinado para as de 40€ porque ja teem dissipador de calor, logo assumo se consigam melhores reultados.
Mas enfim, com este CPU clockado é melhor 800 ou 1066?

A vantagem das 1066 é não te limitarem o OC a 1:1 até 533MHz de FSB.

Os chips que as memórias têm e o seu comportamento é muito mais relevante que dissipadores ;) Claro que a 2.5V, por exemplo, convém claramente que eles existam. Agora a 1.8~2.0, já não são tão importantes.

Penso que em DDR2 a Kingston não tenha memórias com 'grandes' chips. Já em DDR1 lá iam calhando umas coisas 'boas'. Já as OCZ, tenho visto neste fórum bons resultados (OCZ Reaper/Flexx, acho que são estes os modelos).
 
OK as Geil até podem ser as melhores, mas ... tambem são mais caros, pelo menos nas lojas que eu vi.
Para alem disso, segundo o ttboy, se eu comprar uma RAM a 1066, já não necessito de as clockar.

Posso assim concluir que o melhor é comprar a RAM a 1066 mais barata que encontrar?
 
OK as Geil até podem ser as melhores, mas ... tambem são mais caros, pelo menos nas lojas que eu vi.
Para alem disso, segundo o ttboy, se eu comprar uma RAM a 1066, já não necessito de as clockar.

Posso assim concluir que o melhor é comprar a RAM a 1066 mais barata que encontrar?

As minhas ocz reaper 9200 custaram 62 euros, penso que podes ir até aí e ficas mt bem servido
 
Mais umas questões.
Desculpem, lá a insistência mas não percebo muito disto. E gosto de perceber estas coisas
Assim sendo cá vai:


  • As OCZ Reaper são a melhores RAM que posso comprar a 1066?
  • Consigo-as clocar a 1333?

O meu CPU tem um Bus Speed de 200.6 MHz (QDR) e a FSB Frequency de 802.4 MHz (QDR).
A minha board tem FSB de até 1333MHz.


  • Assim o máximo que vou conseguir é nesta board, e no limite, clocar o Bus a 1333 com um FSB de 5332. Ou clocar o bus a 333,25 com um FSB de 1333?


  • Para ter um sistema equilibrado, com este processador, basta-me ter umas RAM’s com o BUS de 200 (DDR) e o FSB de 400? Ou tenho de ter umas RAM com BUS de 401.12 e FSB de 802.4? OU seja o que é que tem de ser igual ao CPU? O BUS ou o FSB?
 
Mais umas questões.
Desculpem, lá a insistência mas não percebo muito disto. E gosto de perceber estas coisas
Assim sendo cá vai:


  • As OCZ Reaper são a melhores RAM que posso comprar a 1066?
  • Consigo-as clocar a 1333?
As OCZ que te indiquei (PC9200) são a 1150mhz (1150x8=9200) e não 1066. Não te garanto que façam 1333mhz, mas é provável que o façam, mas com alguma instabilidade...

O meu CPU tem um Bus Speed de 200.6 MHz (QDR) e a FSB Frequency de 802.4 MHz (QDR).
A minha board tem FSB de até 1333MHz.


  • Assim o máximo que vou conseguir é nesta board, e no limite, clocar o Bus a 1333 com um FSB de 5332. Ou clocar o bus a 333,25 com um FSB de 1333?
O facto de a tua board suportar 1333mhz de FSB significa que está preparada para ter a especificação da Intel para cpus cujo FSB seja 1333mhz. Não há nem FSB nem BUS de 5333mhz, apenas há BUS 333mhz, FSB 1333mhz (QDR, ou Quad Data Rate).
  • Para ter um sistema equilibrado, com este processador, basta-me ter umas RAM’s com o BUS de 200 (DDR) e o FSB de 400? Ou tenho de ter umas RAM com BUS de 401.12 e FSB de 802.4? OU seja o que é que tem de ser igual ao CPU? O BUS ou o FSB?

Para CPUs com FSB 800mhz, quaisquer memórias DDR2 dão.
 
as ocz reaper pc9200 fazem 1400mhz pelos reviews k vi das meorias, ate agora devem ser as melhores memorias relacao kalidade preco k andam ai. so de notar k fazem os 700 com 5-5-5-8:wow:
 
Viva,
Fiz aqui um upgrade.
Comprei um processador E8600 que tem um FSB de 1333 e um bus de 333.
Mas continuo sem entender muito bem a relação entre a RAM e o CPU.
Que memorias devo comprar para aqui? Devem ser umas que têm FSB de 1333? Ou podem ser umas com FSB de 800?
Já agora, aproveito, qual deve ser a relação entre as RAM e o CPU?
 
Viva,
Fiz aqui um upgrade.
Comprei um processador E8600 que tem um FSB de 1333 e um bus de 333.
Mas continuo sem entender muito bem a relação entre a RAM e o CPU.
Que memorias devo comprar para aqui? Devem ser umas que têm FSB de 1333? Ou podem ser umas com FSB de 800?
Já agora, aproveito, qual deve ser a relação entre as RAM e o CPU?

Que confusão vai nessa cabeça!!!
Tal como disse o lohka_86
FSB (Front Side Bus) só existe nos processadores (CPU's)...

Nas Memórias só existem as latências (CL) e as frequências de leitura/escrita em Mhz...

Começando pela última pergunta, a relação ente as memórias e o CPU deveria ser 1:1...

Como o CPU tem um Bus de 333 as memorias por defeito vaou funcionar a 667MHz, depois terás de fazer OC até subirem em 1:1... Por isso duvido que em 1:1 consigas ter as OCZ Reaper com as velocidades dela de origem!
 
Que confusão vai nessa cabeça!!!
Não é confusão é mesmo desconhecimentos. Por isso agradeço toda a ajuda!
Tal como disse o lohka_86
FSB (Front Side Bus) só existe nos processadores (CPU's)...

Nas Memórias só existem as latências (CL) e as frequências de leitura/escrita em Mhz...
OK já percebi. Já agora para que servem as latencias?[/quote]

Como o CPU tem um Bus de 333 as memorias por defeito vaou funcionar a 667MHz, depois terás de fazer OC até subirem em 1:1... Por isso duvido que em 1:1 consigas ter as OCZ Reaper com as velocidades dela de origem!
Então vamos ver se eu percebi.
as frequências de leitura/escrita em Mhz da RAM devem ser iguais a metade do FSB do CPU? ou ao dobro do BUS.
Com eu tenho um Bus de 333 umas memórias de 800 são suficientes. Correcto?
Ainda posso clockar o BUS até 400 sem ter de clockar a RAM. Correcto?

Se estas ideias estiverem correctas significa que já estou a perceber um pouco disto!
 
Não é confusão é mesmo desconhecimentos. Por isso agradeço toda a ajuda!

OK já percebi. Já agora para que servem as latencias?

Então vamos ver se eu percebi.
as frequências de leitura/escrita em Mhz da RAM devem ser iguais a metade do FSB do CPU? ou ao dobro do BUS.
Com eu tenho um Bus de 333 umas memórias de 800 são suficientes. Correcto?
Ainda posso clockar o BUS até 400 sem ter de clockar a RAM. Correcto?

Se estas ideias estiverem correctas significa que já estou a perceber um pouco disto!

As memórias trabaham ao dobro da velocidade do Bus do PC... Como o Bus é de 333 as memórias funcionam a 667 (como são DDR2 faz-se assim: 2x333~667)...

Se subires o Bus até 400 e tiveres as memórias linkadas a 1:1 elas ficam a 400x2=800...

Se subires por exemplo o bus para 500 fica 500x2=1000... e por aí fora... Depois depende dos divisores que lhes colocares!
 
Back
Topo