1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Início de projecto de Home Cinema - escolha de receiver A/V

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por vacalouca, 21 de Julho de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 3086)

1. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Boas,

já tendo comprado uma tv decente (Panasonic 37PX80) vejo-me agora com vontade de trocar o meu velhinho sistema de Home Cinema Teac PowerMax 2000 (pronto, secalhar chamar-lhe home-cinema é exagero :D).

Já tenho umas ideias do que quero, e do valor que pretendo gastar no final (o projecto vai ser faseado ao longo de largos meses para se ajustar aos meus rendimentos de trabalhador-estudante).

Se colunas tenho quase a certeza que vão ser da Wharfedale, série Diamond (duas 9.2 ou 9.1 como canais frontais, duas 9.0 ou 9.SR como canais traseiros, uma 9.CC para canal central e um SW 150 para subwoofer são de momento a minha escolha), quanto ao receiver deparo-me com um dilema: será que vale a pena investir num receiver como o Onkyo 606 (388€ mais portes na *****), compatível com os mais recentes formatos de som presentes nos Blu-Ray, ou será preferível apostar num receiver mais antigo como o Harman-Kardon AVR 145 por 208€ mais portes (até porque não tenho intenção de aderir ao Blu-Ray tão cedo, os dvds chegam-me em qualidade e preço e rips HD têm sempre som em DTS ou DD5.1),e daqui a uns 2 anos trocá-lo por um receiver mais actual, sem muitos dos bugs que advêm de tecnologias novas, como alguns dos receivers com HDMI parecem ter de momento...Também na altura já não serei trabalhador-estudante e já poderei ir para vôos mais altos sem peso de consciência como teria se estivesse a trocar o Onkyo :002:

Devo efectuar a 1ª compra daqui a umas semanas e neste momento tenho estas duas escolhas:

Ou o Onkyo 606 por cerca de 400€ já com portes e esperaria mais uns tempos até começar a comprar colunas, ou então um Harman Kardon AVR 145 mais umas colunas Wharfedale Diamond 9.2/9.1 pelos mesmos 400€. Era da maneira que começava logo a revisitar a minha colecção de CDs :)

Estou mais inclinado para o Harman Kardon, já que como referi ainda vai demorar muito até aderir ao Blu-Ray, e para DVDs e rips HD no Popcorn o Harman chega e sobra :D Desconfio também que seja melhor em termos de audição stereo que o Onkyo, já que um defeito que costumam apontar ao Onkyo é a sua pouca "musicalidade".

Que fariam nesta situação?

Última edição: 21 de Julho de 2008
  2. Draik

Draik Power Member

Boas
    E quando poderes adquirir o BD o que fazes ao Harman? deitas fora e gastas € por 2x
    o 606 é um bom Av não só para HD mas tambem em stereo e em digital por isso já vais tirar total proveito dele, isto é a minha opinião, pois já fiz alguns erros como os teus e depois arrependi-me, mais vale começar agora com a Av e daqui a uns meses as colunas e teres uma coisa de orgulho do que estares á espera de poderes trocar, daqui a uns tempos aparecem por ai uns BD chineses ao preço da chuva e depois não tens Av de geito! em relaçaõ as colunas fazes uma boa compra com as diamond

3. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Bolas era mesmo isso que eu não queria ouvir :D

Ainda por cima o Onkyo não cabe na prateleira do móvel da TV, o que implica que vou ter de convencer a miúda a ter o "mamarracho" do Onkyo à mostra. Se já estou a ter dificuldade a convencer em relação às colunas, isto não vem ajudar a causa...

Tenho de medir o Onkyo sem os pés, mas desconfio que mesmo assim continua a passar os 15cms de altura.

Depois de ler o post sobre o 606 no avforums deu para ver que os maiores defeitos dele não me incomodam particularmente, nomeadamente a pobre qualidade de upscale e o facto de aquecer bastante.

1-0 para o Onkyo é como está agora :D

Quem opina mais?

4. Draik

Draik Power Member

olha que quem tem o 606 não se tem queixado do upscalle? em relação ao aquecimento não é assim tão grave e tão problemático, em relação ao tamanho, olha que eu (opinião pessoal) até o prefiro em cima do movel(apesar de no meu caso não ser possivel fazer o que te recomendo)

no meu caso o aquecimento talvez até seja maior!!

5. Draik

Draik Power Member

Boas em relação á central põen antes a 9CS é a que tenho escutado e tenho gostado bastante

6. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Estive a ver melhor e nenhum dos dois receivers cabe na prateleira, logo esse argumento para o Harman foi-se :P

Como central não posso pôr nem a CS nem a CM devido à sua altura. Obrigar-me-iam a colocar o plasma na parede e é algo que não quero. A CC foi mesmo escolhida pelo seu tamanho.

De qualquer forma é provavelmente a última a ser comprada, de modo que até lá pode ou não haver alterações. Tal como as traseiras é das emnos importantes, logo não em importo de cortar um pouco aí. Quanto às frontais vi hoje as 9.4 (basicamente iguais às 9.2 mas de chão) e não as achei tão volumosas como pensava. Serão provavelmente a minha escolha (evito comprar suportes ou ter de pendurá-las na parede).

Quanto ao upscale já vi users a queixarem-se disso e reviewrs também, de modo que parece ser um dado adquirido. No entanto não é algo que me faça falta (o meu leitor de DVD já faz um upscale jeitoso) portanto basta pôr em "pass-through".,

Cumps e obrigaod pelo input.

7. jts

jts Power Member

Mas o upscale é por causa do Faroudja ou é inerente ao 606 em particular? É que por acaso até estou interessado num receptor com Faroudja, que não o Onkyo.

8. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Bom ontem fiz um pouco de confusão com os termos. As maiores queixas são mesmo com o upconvert, ou seja, passar de sinal analógico para digital. Do upscale não ouvi grandes queixas, mas também não é algo que vá usar muito.

Cumps

9. gryle

gryle Power Member

A central é muito importante para cinema, pois é de lá que vêm as vozes.
    A seguir ás frontais deve ser a coluna mais importante.

10. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Também não há muitas mais colunas num sistema 5.1 :P

De qualquer forma a 9.CC mesmo sendo a coluna central mais modesta da gama tem muito boa reputação, logo não será por aí que o sistema perderá qualidade. De qualquer forma será provavelmente das últimas a ser comprada portanto até lá poderão haver alterações (ou não :D)

Cumps

11. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Bom isto levou um twist em termos de amplificador a escolher. Basicamente qualquer amp com mais de +-13cm de altura ficou excluído, o que reduziu bastante as opções. Como não quero um conjunto amp pequeno + colunas do género que se vendem nos hipermercados a solução foi esta: Cambridge Audio -> Bons, bonitos e pequenos :D

Estou indeciso entre o modelo de entrada 340R e o modelo intermédio 540R

Basicamente a diferença entre ambos relaciona-se sobretudo com a potência (o facto de um ser 6.1 para mim não é relevante).

Quanto a preços o mais barato que encontro o 340R é na ***** (360€ com portes) e o 540R é na Maquimsom a 530€. Alguém que já tenha ouvido ambos considera a diferença substancial de valor justificada?

Escusado será dizer que em Inglaterra se arranjam ambos a quase metade do preço, mas a loja que os vende não envia para fora do Reino Unido >(

Só umas notas já que provavelmente isto irá ser referido:

- Apesar de terem potências declaradas algo modestas, qualquer um deles é por exemplo bem mais potente que um Onkyo 605 (julgo que o amp do 606 é igual) apesar da potência declarada dos Onkyo ser superior. Isto foi verificado em testes pela www.homecinemachoice.com

- Estou consciente que não recebem áudio por HDMI, logo não descodificam nenhum codec de som HD. Isso não é relevante para mim já que ao terem entradas analógicas de som separadas permitem receber o som em LPCM após ser descodificado por um leitor BR. A PS3 não permite isto por exemplo, mas sinceramente estou-me bem lixando já que quando quiser entrar na onda dos BR (daqui a bastante tempo diga-se) vou comprar um leitor dedicado. Também nessa altura já terá saído um novo amp da Cambridge com os últimos codecs (fala-se num 740R) e é uma boa desculpa para o comprar :D

Cumps e desculpem o testamento

12. dniepre

dniepre Power Member

@ Draik

podes dizer-me sff, quais são as medidas do Onkyo 606 (altura, largura e profundidade? THX!

13. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Segundo o site deles, o 606 tem as medidas: WxHxD -> 435 x 174.3 x 374.7mm

14. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

O do Draik não é um 606, é um 805.

15. Fric

Fric Power Member

Viva,

Ja fizeste audições? Comparaste as wharfedale com kef e b&w?

Sinceramente nao gostei mt do som das wharfedale, parecia-me ter pouca definição, principalmente quando comparadas com as b&w serie 6, que no meu entender são das melhores colunas por esta ordem de valores.

16. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Não, não ouvi as B&W nem as Kef, mas não concordo que se insiram na mesma ordem de valores (atingem facilmente o dobro dos valores das Diamond). O pouco que ouvi das Diamond gostei (9.0 e 9.CS), mas concordo que não são das que apresentam mais definição. Provavelmente por terem um som mais "quente" perdem alguma (nos meus ouvidos pouca mas também não sou demasiado exigente) definição para outras colunas que em compensação acabam por me soar demasiado agressivas, à falta de melhor termo.

Já tenho as 9.2, cabos supra 2.5mm e estou à espera que chegue o 340R para começar a montar tudo :D

Cumps

17. Moliko

Moliko Power Member

As Diamond são mto boas para o preço que custam... mas não há milagres. É como o hardware de PC... não andamos a comparar material de gamas completamente diferentes.

PS: se já ouviste/comparaste as Wharfedale (diamond 9) deverás ter reparado que são colunas com um grave forte só que pecam em agudos e sobretudo em médios. As Kef (iQ5 que são as que têm preço mais parecido) têm melhores agudos e médios mas os graves não enchem uma sala. Eu depois de muito ouvir optei por umas Monitor Audio BR5, bastante equilibrada, o bass não é bruto mas sente-se bem. Quando estava a testar as MA tive a hipotese de alternar o som com umas Diamond9 e só posso dizer que a diferença era +/- como quando nos limpam a cera dos ouvidos... até havia sons que surgiram nas MA que pura e simplesmente não eram audiveis com as Wharf.... fiquei logo decidido lol :)

Se puderes ouve, ouve, ouve, ouve mtas colunas (de preferência com o AMP que escolheres ou com outro de preferência da mesma marca), antes de te atirares de cabeça. É que este material em 2ª mão desvaloriza mto mais que um apartamento na Damaia nos dias de hoje :)

18. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Moliko, concordo com tudo o que dizes, mas convém deixar aqui um dado:

Diamond 9.2 (par) - 165€

Kef IQ5 - (par) - 564.30€ (foram as que referiste, embora sejam de chão, mas as Diamond equivalentes custariam menos uns 200/250€)

Kef IQ1 (par) - 276.70€ (estas já são mais equivalente em termos de preço mas têm um woofer mais pequeno)

Kef iQ3 (Par) - 375.86€ (estas serão as equivalentes provavelmente)

As Monitor Audio também estão em promoção na Maquimsom, mas continuam a ser bem mais caras que as Diamond.

Posto isto, muito estranho seria se quer as Kef ou as MA não fossem superiores. Agora pelo preço a que se arranjam as Diamond parecem-me um compromisso muito satisfatório entre preço e qualidade, ainda para mais sendo este o meu 1º sistema AV.

Cumps

19. Fric

Fric Power Member

Senti exactamente o mesmo com as B&W, com as kef parecia martelos na cabeça... aqueles agudos demasiado presentes e agressivos...

Tal como referi, acho q para escolher colunas... tal como tv's... o melhor mesmo e' testar lado a lado pq so ai e' q se percebem as reais diferenças...

20. Moliko

Moliko Power Member

Sem dúvida que o price tag das Wharf é atractivo.... infelizmente as nossas carteiras não são elásticas :( eu para ir para as MA tive de fasear o projecto... neste momento só tenho o AMP e as colunas frontais.... e só lá para Setembro é que conseguirei montar o resto do sistema.

PS: Estive no site da Maquimsom e a "promoção" na MA é de rir.... as minhas BR5 no Belmiro na Amadora custaram bem menos (475€). Se te estiveres a regular por essa loja contacta o Belmiro que ainda és capaz de arranjar melhores preços. :)

Última edição: 29 de Julho de 2008

Partilhar esta Página