Início Desenvolvimento WEB

aorelhas

Membro
Boa tarde malta,

Estou prestes a iniciar-me no desenvolvimento WEB como freelancer, no entanto 'não sei' como arrancar. Ou seja, tenho os clientes, quero começar e sei que tenho que adquirir alojamentos/dominios etc, no entanto, não sei como efectuar o desenvolvimento.. Se tudo à mão, se existe uma plataforma mais simples para o desenvolvimento do web site.
Se alguém me puder dar umas luzes de como funciona este assunto, desde o ponto que temos um cliente a como arrancamos no desenvolvimento, o que precisamos comprar em termos de alojamentos/dominios, como desenvolvemos, se tudo à mão ou em alguma plataforma.
 
Boas, para ser um web developer será necessário saber linguagens de programação além de HTML, CSS e uma linguagem SQL. Como linguagem de programação tens imensas como PHP, C#, javascript e por aí fora.
Sem pelo me os HTML, CSS e Javascript dificilmente entras neste momento... Praticamente impossível.
Podes usar sites como o Wix que é só drag&drop, mas isso será para coisas simples... Páginas estáticas e bastante básicas. Não irás conseguir satisfazer os clientes e mais tarde ou mais cedo irás perceber que não estás a fazer nada de jeito. Por outro tens CMSs que te permitem agilizar o desenvolvento, diria em 90%, mas terás sempre que dar um toque de programação.
Eu aconselhava te a aprofundar um pouco... Pesquisar mais, vê vídeos no YouTube e por exemplo uma dessas escolas online (udemy) por exemplo.
 
No caso das linguagens, eu conheço-as e já desenvolvi como quase todas das que falaste em cima. A minha duvida aqui seria mesmo quando inicio o desenvolvimento se iria ser tudo à mão (como tenho feito) ou se através desses CMSs (que vou estudar e analisar) tornava o trabalho mais simples mesmo dando um toque de programação.
No caso de ter um projeto e arrancar com ele agora, seria necessário que investimento ? Domínio, alojamento ?
No domínio, será um geral para todos os projectos que tenha, ou um por projeto ?
 
No caso das linguagens, eu conheço-as e já desenvolvi como quase todas das que falaste em cima. A minha duvida aqui seria mesmo quando inicio o desenvolvimento se iria ser tudo à mão (como tenho feito) ou se através desses CMSs (que vou estudar e analisar) tornava o trabalho mais simples mesmo dando um toque de programação.
No caso de ter um projeto e arrancar com ele agora, seria necessário que investimento ? Domínio, alojamento ?
No domínio, será um geral para todos os projectos que tenha, ou um por projeto ?

Não precisas sequer de investimento... Por norma faço tudo offline, mostro ao cliente e só público (domínio e alojamento) após o projeto estar concluído... Mas isso vai depender da forma como queres funcionar. Eu por exemplo só público depois do pagamento a 100%, o que me facilita as contas... Quando vou publicar já tenho o dinheiro do meu lado e portanto se o cliente não pagar só pedir o tempo no desenvolvimento mas ainda não usei dinheiro a adquirir nada.
Por norma tenho criado domínios e servidores para cada cliente... Mas podes optar por um servidor, fazeres "a divisão" à tua maneira e adquires apenas os dominios.
 
Procura por um CMS nas linguagens/tecnologias que estás habituado e onde vais estar mais confortável para alterar/manter

Tens alojamentos com imagens dos CMS que consegues meter a funcionar com meia dúzia de cliques.

Eu tenho uma conta free tier do AWS o Azure também dá.

Mas já usei outros onde instalava o Joomla com meia duzia de clicks (há muitos anos atrás nem sei se existem)
Mesmo num desses se pagares custam menos de 10€ por mês.
 
Usar um CMS (ou plataforma mais fácil como pediste) deixa de ser desenvolvimento web (porque não vais desenvolver nada, já foi tudo desenvolvido). Tu tens que decidir realmente o que queres. Se é pegar e usar coisas já feitas ou então se é criares tu próprio de raiz.

Agora respondendo à tua questão, dependendo do tipo de clientes que tenhas podes-te especializar em algumas áreas distintas, nomeadamente front end ou back end.
Pelo que me apercebi o teu cliente quer tudo, portanto uma ideia geral seria tu criares o teu próprio CMS com módulos e templates e assim a base para todos os clientes estava feita. Só tinhas que fazer um template para cada cliente e depois módulos consoante a necessidade deles.

Se efetivamente não queres desenvolver, Wordpress para cima com um template fixe e está pronto.

Aprender a programar requer tempo. Não é nada que se possa aprender de um dia para o outro.
 
Usar um CMS (ou plataforma mais fácil como pediste) deixa de ser desenvolvimento web (porque não vais desenvolver nada, já foi tudo desenvolvido). Tu tens que decidir realmente o que queres. Se é pegar e usar coisas já feitas ou então se é criares tu próprio de raiz.

Esta afirmação não corresponde de todo à realidade.
Muitos CMS (principalmente os menos "comerciais") facilitam a programação através de APIs.
Existem módulos básicos para html, formulários e listas, etc, mas permitem uma personalização bastante avançada.
Outras apps para estes CMSs permitem a total criação de módulos com ASP.net ou c# (por exemplo), utilizando front ends para as entidades na base de dados se necessário.

Um CMS não é obrigatoriamente um conjunto de módulos pré fabricados.
 
Talvez não me tenha expressado da melhor forma @eXistenZe .

Em todos (ou praticamente) todos os CMS, podes adicionar o que quiseres, seja por módulos, API ou hard coded.
No entanto e por norma quem usa um CMS pré feito é porque já contem (ou estão disponíveis através de plugins/módulos) as funcionalidades que precisas. Não faz sentido reinventar a roda.

Obviamente é sempre uma possibilidade usar um CMS e programar as funcionalidades extra.

O meu comentário foi mais do sentido do que o OP disse. Dizendo que não sabe como fazer (incluindo programar), não creio ser fácil para ele criar módulos/plugins/templates para um CMS seja wordpress ou outro qualquer, logo, pode usar um CMS sem desenvolver nada.
 
É exatamente para quem não domina a programação que os CMSs podem ajudar (e muito).
Imagina criar todas as regras de segurança (login, acessos personalizados, etc) do nada. Seria um pesadelo.
As questões de SEO também não são fáceis de gerir.
Gestão eficaz de bases de dados muito menos.
Um CMS pode fazer isso por ti e deixa-te apenas a tarefa de programares a app em si.

Tens aqui dois exemplos em que praticamente todas as páginas foram desenvolvidas com o meu código:
https://ccenf.pt/
https://investigar.pt/

É tudo muito básico, sim, mas foi feito por um não programador (sou enfermeiro a tempo inteiro).
Um CMS permite ir progredindo do básico e não tem limite.
 
Ora bem, sendo um profissional da área (full-stack developer) diria que deves começar por uma coisa muito simples e básica...

Coloca-te na pele desse cliente e faz o seguinte exercício:
- Devo contratar o serviço de desenvolvimento a uma pessoa que não sabe por onde o começar?



Acho sinceramente que estás a começar a casa pelo telhado. Ter clientes, felizmente nesta área, é relativamente fácil conseguir.
O que demora tempo é sem dúvida a experiência na área e é precisamente esse que deve ser o teu foco.

Começa um projeto para ti, vai batendo com a cabeça, resolvendo problemas e tenta chegar a um bom resultado final com isso. Algo que um cliente final comprasse.

Só desta forma adquires experiência, com calma e ao teu ritmo. Teres a pressão de ter um cliente que está a pagar para que lhe desenvolvas um projeto (normalmente para ontem), não te facilita em nada a aprendizagem, e, o mais certo é vires a ter problemas com entregas e disponibilização do projeto. Sendo que isso, tem sempre um impacto negativo numa carreira de freelancer.
 
Back
Topo