1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Inicio em Photoshop

Discussão em 'Web Development' iniciada por pr0wn3r, 9 de Agosto de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 10130)

1. pr0wn3r

pr0wn3r Power Member

Boas,

Este topico pode parecer um pouco estúpido, mas gostava de ter aqui umas opiniões de pessoal que gosta de design gráfico e usa o Photoshop.

Eu nunca me dediquei muito ao photoshop, mas já fiz alguns tutorials vindos do Pixel2Life, numa maneira de aprender algumas coisas.
    Ainda tenho muitissimo a aprender, mas o que me atormenta, é que quando imagino fazer qualquer coisa, acabo sempre por ir "copiar" ao Pixel2Life.

Exemplo: Fiz o layout de um site, que não está 100% igual a um tutorial que vi no Pixel2Life, mas está semelhante.

O que eu gostava de saber é, quando estão numa de criar algum projecto novo, como é que o fazem?

Esboçam primeiro alguma coisa, vêm outros projectos para ter umas ideias, ou simplesmente pegam no Photoshop e inventam?

Eu a meu ver, o meu problema é um pouco de falta de creatividade...mas gostaria de ultrapassar, e saber qual a melhor forma de estruturar um projecto que vai ser feito.

Já agora, quando se iniciaram no Photoshop, como o fizeram? Simplesmente puseram-se a mexer, leram tutorials?

2. [N]

[N] Power Member

Quanto ao photoshop nao te posso dizer nada pois nao o uso. No entanto qt é para desenhar um site podes faze-lo no papel. podes desenhar os quadradinhos onde queres cada coisa. Ves na web outros templates, outros sites e pode ser que te inspire. o resto é criatividade. mas no inicio é sempre um bocado dificil mas vais ver que com o avançar do tempo vais lá ;)

3. Fuadass

Fuadass I'm cool cuz I Fold

eu sou webdesigner ha alguns anos ja tirei dois cursos webdesing e design grafico e nao e complicado se queres inspiracao ve revistas, objectos, formas, e claro sites nao imitando mas assimilando o que a outra pessoa criou e deixar que te inspire a tua forma :) mas como disseram em cima faz o storyboard faz o esboco em papel do estilo, onde e o menu, banner, conteudo, footer, se tem sidebar etc :)

o papel e excelente para o comeco porque e mais fluido do que fazer o esboco no photoshop ;) :) boa sorte

4. Freeza

Freeza Power Member

pah esboçar 1º sempre! se te poes a ver sites 1º cais sempre na cena de copiar. para os websites ve do que precisas, topicos secções como queres o menu etc. Depois se tiveres alguma duvida em como resolveres um certo problema passeia pela net a ver como outros resolveram o teu problema. Por exemplo, ha pouco tive um problema num menu, e nao sabia como o resolver, fui ver websites com menus do mmm genero e vi o código.

5. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

A minha opinião é começares com um layout o mais simples que conseguires. A partir daí vais vendo formas de tornar mais atractivo, e colocas menus e botões que o tornem funcional.

Depois de começares a ver como gostas de colocar as coisas, partes para outro nível, que é fazer um design que tenha os menus e botões a condizer embutidos no desenho geral.

Eu faço um pouco como o Freeza: ao navegar pela net, se vejo alguma coisa interessante, tomo nota do código para ver se o posso usar mais tarde. Ainda há pouco tempo surgiu a necessidade de colocar um menu que se mantivesse sempre visível mesmo usando o scroll, e fui a um site que tinha essa característica.

6. Bio Shadow

Bio Shadow Banido

Começo por navegar dezenas de sites relativos ao tema do site que vou criar como inspiração, depois dou início ao esboço do layout em papel e por fim escolho um esquema de cores (que não é tão simples como parece). Apenas no final é que faço os detalhes.

O mais importante é o site ser funcional e, dependendo do público alvo, mais ou menos atractivo.

Eu iniciei-me no Photoshop com tutorials mas pouco tempo depois comecei a não seguir à risca os tutorials, o importante é experimentar as ferramentas, seguir um tutorial à risca é só mesmo aconselhável no início, depois de já teres alguma experiência larga os tutorials e começa a experimentar ;)

7. paperless

paperless Power Member

Eu ja uso photoshop ha 1 ou 2 anos e os tutoriais na minha opiniao sao importantes para tentares perceber num lado truques de quem fez o tutorial e mais importante ainda (porque os truques vais tu desenvolvendo tambem a medida que vas andando no photoshop) perceberes para que é que serve isto e aquilo.

Eu quando faço um layout, fico a pensar..e tipo sai-me sempre alguma coisa, vou vendo outros sites para ter ideias de como posso fazer isto ou aquilo de forma mais eficiente, pa..é como tudo alguem inventou a roda os outros acharam que era uma excelente ideia e para bem da humanidade implementaram-na nas mais variadas coisas..

Eu nem sempre faço esboço, faço esboço principalmente para logotipos mas para site raramente.

Última edição: 9 de Agosto de 2006
  8. pr0wn3r

pr0wn3r Power Member

Bons depoimentos...obrigado.

Já agora, que tipo de tutorials usaram no inicio?
    Leram algum PDF, ou fizeram tipo, examplos que encontram na net (ex.: Pixel2Life )?

Eu não procuro fazer nada especifico de momento.

Simplesmente, pela razão de que em principio pretendo seguir Design na Faculdade, gostava de ir já com algumas boas noções deste género de coisas, e alguma prática, para não ser o n00b da turma :P

Quanto aos sites, eu código não sei quase nada, só mesmo em Designer ( uso o Designer View ou lá como se chama do Dreamweaver ).

Mas também gostava de começar a ler umas coisas sobre programação HTML, PHP, etc...

9. paperless

paperless Power Member

Segue o tutorial que quiseres, ve se achas algo interessante que gostarias de saber fazer e segues o tutorial só isso.

10. parkpre

parkpre Power Member

Como já disseram: A melhor forma de começar é mesmo no papel. Mas n percas tempo com pormenores. Limita-te a definir alguns campos base: menu, logotipo, area para conteúdos, banners, etc.
    Tenta também listar as funcionalidades do site no papel. Isso vai ajudar-te a orientar o teu grafismo e assim não tens surpresas desagradáveis do tipo "eh pá, falta colocar mais items no menu e não tenho espaço"
    Vê também muitos sites, templates, whatever. Mas sê original. Não copies. Mas podes ser aproveitar algo do que vês (esquema de cores, um pormenor no estilo de botões, etc)
    Comprar um livro ou dois também ajuda.
    Quanto ao desenho do site em si, cada um escolhe o seu método. Mas para mim é mais facil desenhar tudo num programa vectorial (Freehand, illustrator,...), depois passo para o Fireworks para pormenores no grafismos, desenho de botões, etc. Por acaso o Photoshop é mais para retoque fotográfico e não para criar de raiz os sites.

11. Bio Shadow

Bio Shadow Banido

12. shello

shello Moderador
    Staff Member

Eu tambem ao fazer pseudo-webdesign (porque eu não faço nada de jeito :P) uso photoshop. Usar esboço, so quando não tou com ideias, e ponho-me a fazer uns riscos...

[offt]Bio, esses designs realmente abusam... Tu rullas \o/ [/offt]

13. pr0wn3r

pr0wn3r Power Member

Podem definir vectores?

14. parkpre

parkpre Power Member

15. shello

shello Moderador
    Staff Member

Fonte: Wikipedia.

A ideia é que é uma imagem onde tudo é definido matematicamente. A grande vantagem é poder proceder-se ao resize da imagem e nunca se perder a definição desta, ao contrario das imagens bitmap, onde se perde a definição ao serem ampliadas.
    vectorial é muito usado em logotipos e afins.

Cumps

Partilhar esta Página