Inicio em watercooling

VTS

Power Member
Boas

Estou a pensar em adquirir o meu 1º sistema de watercooling o sistema e este

Bomba ***** aquastream
Bloco revoltec xfreezer
Radiador nexxxos 120
Reservatorio acopolado a bomba
Conectores speedfit

Que acham deste sistema e bom? Alguem me sabe dizer quais os cuidados que se deve ter com este tipo de sistema de quanto em quanto tempo e preciso fazer a manutenção e que tipo de configuração deve ter, estava a pensar em meter reservatorio>bomba>bloco cpu>radiador e novamente reservatorio se alguem me pude se dar umas dicas agradecia, ja agora como se sangra este tipo de sistema?

Abraço
 
Última edição:
Boas,

Estou tambem a iniciar em WC, mas uma coisa que reparei e acho que tens mal é a configuração, vou meter a minha em:

reservatorio>bomba>radiador>bloco e porque?

a agua passa pelo radiador, arrefece e vai logo pro bloco, nao para o reservatorio à espera que a bomba mande, iria perder temperatura...nao?

Cumpx
 
neste caso como ele vai arrefecer só o CPU é indeferente a ordem dos componentes embora seja mais aconselhavel colocar o cpu a seguir ao radiador..... neste caso Bomba---radiador-----cpu-----reservatorio
 
Última edição:
Mas porque que o radiador tem que ficar antes do cpu? Quando a bomba envia agua para o bloco do cpu vai agua fria e quando sai do bloco do cpu sai quente passa pelo radiador e sai novamente fria ate ao reservatorio ou a agua no reservatorio aquece?

Abraço
 
entao não estou a ver a logica de o radiador ficar antes do bloco, o reservatorio acho que é em acrilico ainda deve arrefecer um bocado

Abraço
 
entao não estou a ver a logica de o radiador ficar antes do bloco, o reservatorio acho que é em acrilico ainda deve arrefecer um bocado

Abraço
Posso te dizer que a posição do radiador num circuito tão pequeno é quase irrelevante, não vais notar diferença de temperaturas se meteres o radiador antes ou depois do bloco. ;)

Um abraço,

_Rock_
 
neste caso como ele vai arrefecer só o CPU é indeferente a ordem dos componentes embora seja mais aconselhavel colocar o cpu a seguir ao radiador..... neste caso Bomba---radiador-----cpu-----reservatorio

onde é que encaixo um bloco para vga neste esquema? a seguir ao cpu?
 
Última edição:
Boas,

O radiador deveria ficar entre os dois blocos e preferencialmente ligado primeiro ao CPU, seguidamente ao radiador e depois á VGA. Os CPU's aquecem sempre menos do que as VGA's portanto tar a colocar a VGA antes tirava os beneficios todos do WC no CPU.

Cumps.
 
pois, é como eu estava a pensar
para já devo ficar só com um de 360, mais tarde compro um de 120 para ficar antes da vga
 
amanha tenho tempo, devo montar o sistema, mas ainda tenho umas duvidas

andei a pesquisar e vi que há quem use backplate para montar o bloco do cpu(Apogee GT). uns dizem que que a board dobra ligeiramente, outros dizem que nao notam nada. Tenho uma retençao para 775 da TR, vale a pena usa-la?

as entradas/saidas no radiador e blocos sao indiferentes? nos manuais nao referem nada, uso como der mais jeito e favorecer o fluxo, ou sao fixas?

conectores pneumaticos: ja sei como se apertam na rosca(vi no manual do bloco da vga), mas nao sei como se deve apertar a parte que segura o tubo. aperto até vir que está bem fixo?

penso que seja tudo
como é a minha 1ª montagem vou experimentar tudo fora da caixa, só depois é que instalo
o feser nao é condutor, mas prefiro nao arriscar
 
amanha tenho tempo, devo montar o sistema, mas ainda tenho umas duvidas

andei a pesquisar e vi que há quem use backplate para montar o bloco do cpu(Apogee GT). uns dizem que que a board dobra ligeiramente, outros dizem que nao notam nada. Tenho uma retençao para 775 da TR, vale a pena usa-la?

as entradas/saidas no radiador e blocos sao indiferentes? nos manuais nao referem nada, uso como der mais jeito e favorecer o fluxo, ou sao fixas?

conectores pneumaticos: ja sei como se apertam na rosca(vi no manual do bloco da vga), mas nao sei como se deve apertar a parte que segura o tubo. aperto até vir que está bem fixo?

penso que seja tudo
como é a minha 1ª montagem vou experimentar tudo fora da caixa, só depois é que instalo
o feser nao é condutor, mas prefiro nao arriscar
ola

podes utilizar sim a backplate do 775 no bloco, no entanto, nao é preciso apertar a " toda a força " o apogee gt.

As entradas e saidas do radiador são indiferentes, é o que te der mais jeito
No bloco de água , alguns tem indicação da entrada e saida o que é importante respeitar. Por norma coloco a entrada de água no de cima e saida em baixo.

Os pneumaticos, apertas com a mao os conectores até ao fim que possas.
Podes usar chave se quiseres apertar mais , no entanto em acrilicos tens de ter cuidado para nao rachares as roscas.

De resto, Wc rocks :)
 
obrigado pela resposta rapida
tive a confirmar e no manual do bloco do cpu diz que a ordem de ligaçao é indiferente, desde que respeite o fluxo
 
mais uma coisa
vale a pena enxer completamente o reservatorio , ou é desperdicio?

supostamente uma maior coluna ajuda a bomba e permite uma maior pressao ou caudal de descarga
ou devido às dimensoes do sistema bomba/reservatorio isso é desprezavel?

a bomba é uma laing 10W com um reservatorio de acrilico(o mais alto) acoplado em cima, por isso pergunto

se o reservatorio fosse separado nem punha a questao
 
Última edição:
Vou agora adquirir vário material, incluindo a MB Asus Striker II Extreme. Vou tambem por WC, 1ª vez. Tenho algumas dúvidas:

1ª - Comprar caixa com LCS incluido ou comprar separadamente?

2ª - Qual a sequência usar? Northbidge - Cpu - Grafica ??? Ou outra?

Obrigado malta
 
comrpa caixa sem lcs , tens mais liberdade de escolha nos componentes alem de qeu caixa com lcs quase sempre são uma treta ( para quem inicia-se nao é mau mas quem quer uma coisa boa, deixa a desejar ).

Podes utilizar cpu, chipset , grafica por exemplo.
 
Exacto, a sugestão do technon seria a melhor, é como vou fazer na minha, o cpu convem estar sempre sepadara da grafica,ou seja, cpu>radiador>grafica, pois o cpu aquece bastante durante algum tempo e depois entar a mandar essa mesma temp para a grafica que ainda vai aquecer muito mais nao é boa ideia, ideia é aquece>arrefece>aquece... já agora uma subduvida que tambem pod esclarecer o autor do topico, os radiadores black ice ou ice qq coisa, tem uma diferença assim muito grande a nivel de arrefecimento?

Cumprimentos
 
Back
Topo