1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Inicio em watercooling

Discussão em 'Cooling' iniciada por VTS, 28 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 32; Visualizações: 3125)

1. VTS

VTS Power Member

Boas

Estou a pensar em adquirir o meu 1º sistema de watercooling o sistema e este

Bomba ***** aquastream
    Bloco revoltec xfreezer
    Radiador nexxxos 120
    Reservatorio acopolado a bomba
    Conectores speedfit

Que acham deste sistema e bom? Alguem me sabe dizer quais os cuidados que se deve ter com este tipo de sistema de quanto em quanto tempo e preciso fazer a manutenção e que tipo de configuração deve ter, estava a pensar em meter reservatorio>bomba>bloco cpu>radiador e novamente reservatorio se alguem me pude se dar umas dicas agradecia, ja agora como se sangra este tipo de sistema?

Abraço

Última edição: 28 de Fevereiro de 2008
  2. aeLED

aeLED Banido

Boas,

Estou tambem a iniciar em WC, mas uma coisa que reparei e acho que tens mal é a configuração, vou meter a minha em:

reservatorio>bomba>radiador>bloco e porque?

a agua passa pelo radiador, arrefece e vai logo pro bloco, nao para o reservatorio à espera que a bomba mande, iria perder temperatura...nao?

Cumpx

3. hgserv

hgserv Banido

neste caso como ele vai arrefecer só o CPU é indeferente a ordem dos componentes embora seja mais aconselhavel colocar o cpu a seguir ao radiador..... neste caso Bomba---radiador-----cpu-----reservatorio

Última edição: 28 de Fevereiro de 2008
  4. VTS

VTS Power Member

Mas porque que o radiador tem que ficar antes do cpu? Quando a bomba envia agua para o bloco do cpu vai agua fria e quando sai do bloco do cpu sai quente passa pelo radiador e sai novamente fria ate ao reservatorio ou a agua no reservatorio aquece?

Abraço

5. rav3n

rav3n Power Member

no reservatorio a agua pode é arrefecer
    dependendo do material ele pode dissipar algum calor

6. VTS

VTS Power Member

entao não estou a ver a logica de o radiador ficar antes do bloco, o reservatorio acho que é em acrilico ainda deve arrefecer um bocado

Abraço

7. _Rock_

_Rock_ I'm cool cuz I Fold

Posso te dizer que a posição do radiador num circuito tão pequeno é quase irrelevante, não vais notar diferença de temperaturas se meteres o radiador antes ou depois do bloco. ;)

Um abraço,

_Rock_

8. rav3n

rav3n Power Member

onde é que encaixo um bloco para vga neste esquema? a seguir ao cpu?

Última edição: 7 de Março de 2008
  9. VTS

VTS Power Member

bomba>bloco vga>bloco cpu>radiador>reservatorio>bomba

10. rav3n

rav3n Power Member

como a vga é mais quente que o processador deveria ficar a seguir, nao?

11. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Boas,

O radiador deveria ficar entre os dois blocos e preferencialmente ligado primeiro ao CPU, seguidamente ao radiador e depois á VGA. Os CPU's aquecem sempre menos do que as VGA's portanto tar a colocar a VGA antes tirava os beneficios todos do WC no CPU.

Cumps.

12. rav3n

rav3n Power Member

pois, é como eu estava a pensar
    para já devo ficar só com um de 360, mais tarde compro um de 120 para ficar antes da vga

13. rav3n

rav3n Power Member

amanha tenho tempo, devo montar o sistema, mas ainda tenho umas duvidas

andei a pesquisar e vi que há quem use backplate para montar o bloco do cpu(Apogee GT). uns dizem que que a board dobra ligeiramente, outros dizem que nao notam nada. Tenho uma retençao para 775 da TR, vale a pena usa-la?

as entradas/saidas no radiador e blocos sao indiferentes? nos manuais nao referem nada, uso como der mais jeito e favorecer o fluxo, ou sao fixas?

conectores pneumaticos: ja sei como se apertam na rosca(vi no manual do bloco da vga), mas nao sei como se deve apertar a parte que segura o tubo. aperto até vir que está bem fixo?

penso que seja tudo
    como é a minha 1ª montagem vou experimentar tudo fora da caixa, só depois é que instalo
    o feser nao é condutor, mas prefiro nao arriscar

14. jfbbms

jfbbms Power Member

ola

podes utilizar sim a backplate do 775 no bloco, no entanto, nao é preciso apertar a " toda a força " o apogee gt.

As entradas e saidas do radiador são indiferentes, é o que te der mais jeito
    No bloco de água , alguns tem indicação da entrada e saida o que é importante respeitar. Por norma coloco a entrada de água no de cima e saida em baixo.

Os pneumaticos, apertas com a mao os conectores até ao fim que possas.
    Podes usar chave se quiseres apertar mais , no entanto em acrilicos tens de ter cuidado para nao rachares as roscas.

De resto, Wc rocks :)

15. rav3n

rav3n Power Member

obrigado pela resposta rapida
    tive a confirmar e no manual do bloco do cpu diz que a ordem de ligaçao é indiferente, desde que respeite o fluxo

16. rav3n

rav3n Power Member

mais uma coisa
    vale a pena enxer completamente o reservatorio , ou é desperdicio?

supostamente uma maior coluna ajuda a bomba e permite uma maior pressao ou caudal de descarga
    ou devido às dimensoes do sistema bomba/reservatorio isso é desprezavel?

a bomba é uma laing 10W com um reservatorio de acrilico(o mais alto) acoplado em cima, por isso pergunto

se o reservatorio fosse separado nem punha a questao

Última edição: 18 de Março de 2008
  17. Tiramilho

Tiramilho Power Member

Vou agora adquirir vário material, incluindo a MB Asus Striker II Extreme. Vou tambem por WC, 1ª vez. Tenho algumas dúvidas:

1ª - Comprar caixa com LCS incluido ou comprar separadamente?

2ª - Qual a sequência usar? Northbidge - Cpu - Grafica ??? Ou outra?

Obrigado malta

18. jfbbms

jfbbms Power Member

comrpa caixa sem lcs , tens mais liberdade de escolha nos componentes alem de qeu caixa com lcs quase sempre são uma treta ( para quem inicia-se nao é mau mas quem quer uma coisa boa, deixa a desejar ).

Podes utilizar cpu, chipset , grafica por exemplo.

19. technon

technon Power Member

O ideal seria mesmo bomba > radiador1 > cpu > chipset > radiador2 > grafica > reservatorio

cumps

20. aeLED

aeLED Banido

Exacto, a sugestão do technon seria a melhor, é como vou fazer na minha, o cpu convem estar sempre sepadara da grafica,ou seja, cpu>radiador>grafica, pois o cpu aquece bastante durante algum tempo e depois entar a mandar essa mesma temp para a grafica que ainda vai aquecer muito mais nao é boa ideia, ideia é aquece>arrefece>aquece... já agora uma subduvida que tambem pod esclarecer o autor do topico, os radiadores black ice ou ice qq coisa, tem uma diferença assim muito grande a nivel de arrefecimento?

Cumprimentos

Partilhar esta Página