Inigma :-) - Drives que evaporam

ninja_corp

Power Member
Boas Camaradas,

Uso 6 discos rigidos, dos quais:

1 - Quantumm SCSII de 19gb (com a respectiva controladora PCI)
4 - Wester Digital, Segate, Maxtor de 500gb cada (Sata onboard e controladora Promise sata PCI)
1 - Maxtor IDE 80Gb

Sempre funcionaram juntos, sem problemas... agora, assim do nada, desapareceu o disco IDE assim como um dos gravadores de DVD que tenho (IDE), contudo o disco e o DVD estão em fitas separadas (ja experimentei na mesma fita com master e slave).

Será de referir o modelo da board asus p4b5, e o meu segundo gravador de DVD é um Plextor SATA, que ja sei que é problemático... por exemplo não funciona ligado á controladora sata da promise. Contudo... mesmo desligando essa drive, o problema presite!

Ao gerir as minhas drives no windows as drives que faltam nem são mencionadas, pois poderiam estar desactivadas. A bios sempre foi a mesma e não houve alterações, mesmo assim verifiquei e vi que estava tudo como dantes.

è um prolema manhoso, e como ja ando a pensar nisto ha muito e como diz o ditado: "na informatica, quanto mais te aplicas... mais complicas", decidi pedir a vossa opinião.

Se desejarem mais alguma info, basta pedir!

Um abarço e obrigado!
 
"enigma"

tb aposto na fonte não ter potência para alimentar isso tudo ...

q fonte é ? marca, modelo, W?

linha dos 12V+ qts Amp?
 
Liga no controlador IDE o disco IDE e o DVDR IDE à vez em master, num e noutro port. Se não der nada, 90% de hipoteses de o controlador ter ido para o céu da microinformática...

Ou então está desactivado na BIOS, acontece ocasionalmente...
 
ja verifiquei na bios... esta ligado o modo duplo... o modo que ambas as controladoras aconselham!
mas tenho aqui outra opção que n me lembrei... uma forma de saber se o controlador da board se foi... posso ligar ás entradas ide das controladoras sata... e ai vejo logo o que esta a bater mal! :-)

Tb ha a remota hipotese de o disco e a drive dvd terem ido com o caraças... mas fogeeee. grande coincidência! no mesmo arranque lixo duas drives!
 
Back
Topo