Fibra Óptica Injecção de sinal na rede coaxial

Biker_

Power Member
Pessoal,

Do que tenho visto nas instalações de fibra, quando a instalação na casa não tem armário de telecomunicações e o ONT é instalado por exemplo na sala, o cabo coaxial que sai do ONT é ligado à rede coaxial atrás da tomada de TV, assim meio "à sapateiro", com o espelho da tomada no ar e tal.

Não existe nenhuma tomada que permita ligar o coaxial do ONT na frente da tomada? Isto é, o cabo da rede coaxial que está nas tubagens e que vai levar o sinal liga normalmente atrás da tomada, o ONT liga numa ficha à frente da tomada e existe outra ficha que pode logo alimentar a TV com sinal analógico.

Isto existe?

É que do que tenho visto em várias casas, a instalação da fibra nunca fica muito "limpinha" por causa destas questões de injectar o sinal na rede coaxial...
 
Pessoal,

Do que tenho visto nas instalações de fibra, quando a instalação na casa não tem armário de telecomunicações e o ONT é instalado por exemplo na sala, o cabo coaxial que sai do ONT é ligado à rede coaxial atrás da tomada de TV, assim meio "à sapateiro", com o espelho da tomada no ar e tal.

Não existe nenhuma tomada que permita ligar o coaxial do ONT na frente da tomada? Isto é, o cabo da rede coaxial que está nas tubagens e que vai levar o sinal liga normalmente atrás da tomada, o ONT liga numa ficha à frente da tomada e existe outra ficha que pode logo alimentar a TV com sinal analógico.

Isto existe?

É que do que tenho visto em várias casas, a instalação da fibra nunca fica muito "limpinha" por causa destas questões de injectar o sinal na rede coaxial...

Tomada de fibra óptica » conecta um cabo de FO para o ONT.
Do ONT sai um cabo coaxial para injectar na rede coaxial.

Não consegui entender a totalidade da questão, a injecção do sinal têm de ocorrer em sede própria se me entendes, o circuito coaxial há-de ter um deriverador (no mínimo um ponto de entrada), poderá é ser fora de casa, em caso de apartamentos mais antigos e aí sim, tens de injectar o sinal numa das tomadas dentro do espaço visivel, com o ONT junto.
 
Não existe nenhuma tomada que permita ligar o coaxial do ONT na frente da tomada?

Tomada não existe, porque como disse o @Illusion4u a tomada de TV é um dispositivo de saída (sou sincero e acredito que também possa ser de entrada, pois na NOS o HUB está ligado a uma tomada de TV e esta funciona como "ponto de rede", por isso tem de permitir envio de sinal nos 2 sentidos, mas acredito também que nem todas as tomadas tenham essa possibilidade).

No entanto podes "embelezar" a instalação se substituires a tomada de TV por uma Roseta que não é mais do que um espelho+placa com entrada para um cabo (era usada antigamente nas "peras" que permitiam acender a iluminação apartir da cama por exemplo).

Ve um exemplo aqui da EFAPEL
 
As tomadas de TV também funcionam como entrada. Penso no entanto que são capaz de perder mais qualidade do que seria expectável face ao tipo ou qualidade do conector.

Mas como é algo tão recorrente nas instalações da operadoras por cabo, podiam já ter feito uma tomada com input frontal.

Pelos vistos não... :S
 
As tomadas de TV também funcionam como entrada. Penso no entanto que são capaz de perder mais qualidade do que seria expectável face ao tipo ou qualidade do conector.

Mas como é algo tão recorrente nas instalações da operadoras por cabo, podiam já ter feito uma tomada com input frontal.

Pelos vistos não... :S

Mas que input frontal, isso é que ainda não percebi. Os cabos coaxiais são, como bem disseste input/output, como um cabo ethernet RJ45 por exemplo. Há tomadas de rede, de rede + FO, e tu querias era FO + coaxial era isso?
 
Mas que input frontal, isso é que ainda não percebi. Os cabos coaxiais são, como bem disseste input/output, como um cabo ethernet RJ45 por exemplo. Há tomadas de rede, de rede + FO, e tu querias era FO + coaxial era isso?
Não é bem essa tomada. O que ele pretendia era mas é uma tomada de RF+RJ45+FO (eu sei que existe) mas em que o RF fosse de entrada e sem perda de sinal, era optimo para ter a instalação toda arrumadinha.
 
As tomadas normais têm apenas 1 conector coaxial ("output").

Tal como expliquei no primeiro post, o que eu pretendia era uma tomada com 1 "input" de coaxial e 1 "output" de coaxial.

O coaxial que sai do ONT ligava ao conector "input" da tomada e depois podias ligar a TV à mesma tomada a partir do conector "output".

O que se faz para simular isto é ligar o cabo que sai do ONT à parte de trás da tomada, o que na minha opinião fica feio e tens de partir um bocadinho da parede ou espelho da tomada para passar o cabo sem que a tomada fique muito no ar. Se isto fosse ligado pela frente, além de uma instalação mais limpinha podias facilmente ligar/desligar os cabos.

Percebeste agora?
 
Não é isso.

Eu não preciso de uma tomada com fibra, nem com RJ45. O RF dessa tomada é um RF normalíssimo, apropriado apenas para "output".

Se funciona como "input"? Sim, como qualquer tomada RF. Mas perde muita qualidade.

O que eu pretendia era uma tomada de passagem, mas com a ligação à frente em vez de por trás. E isso, pelo vistos, daquilo que tenho procurado e visto ninguém conhecer, não existe...
 
As tomadas normais têm apenas 1 conector coaxial ("output").

Tal como expliquei no primeiro post, o que eu pretendia era uma tomada com 1 "input" de coaxial e 1 "output" de coaxial.

O coaxial que sai do ONT ligava ao conector "input" da tomada e depois podias ligar a TV à mesma tomada a partir do conector "output".

O que se faz para simular isto é ligar o cabo que sai do ONT à parte de trás da tomada, o que na minha opinião fica feio e tens de partir um bocadinho da parede ou espelho da tomada para passar o cabo sem que a tomada fique muito no ar. Se isto fosse ligado pela frente, além de uma instalação mais limpinha podias facilmente ligar/desligar os cabos.

Percebeste agora?

Tal como explicaste agora, mas parece só ter sido eu a não ter entendido. Sim, aqui com a MEO Fibra também houve esse "trabalho" em casa, sem eu nunca ter furado paredes, têm de colocar nos contratos de arrendamento, a tipologia de operadores que se aceita, porque a casa não é nossa, não se pergunta nada lol

Mas na tomada que coloquei, como têm satelite + RF já dá para fazer o retorno (desde que haja espaço), a tal simulação sem ter de fazer esse buraco. Agora é rara a instalação que tenha espaço para fazer o retorno, o coaxial é um cabo grosso, mesmo os mais finos é complicado fazer a dobra...

Encontrei isto mas não entendi o esquema:
http://portuguese.*****.com/product...de-parede-tv-tomada-rw003-4ts--534186966.html
 
Mas na tomada que coloquei, como têm satelite + RF já dá para fazer o retorno (desde que haja espaço), a tal simulação sem ter de fazer esse buraco. Agora é rara a instalação que tenha espaço para fazer o retorno, o coaxial é um cabo grosso, mesmo os mais finos é complicado fazer a dobra...

Encontrei isto mas não entendi o esquema:
http://portuguese.*****.com/product...de-parede-tv-tomada-rw003-4ts--534186966.html
Esse conector SAT funciona noutra gama de frequências, não dá...
 
Depende de onde tiver a box ligada. Se tiver a box na sala não, se tiver a box no escritório, posso necessitar de ligar a TV da sala ao conector RF.

Se prescindir do RF, essa Roseta até é nice, desconhecia tal coisa. ;)

Obrigado pela dica.
 
Sempre à disposição. Eu tambem gosto de tudo muito direitinho, por isso se quiseres uma ajuda eu vou-te dizendo como fiz la em casa. Criei as infra-estruturas todas antes de eles la irem fazer a instalação.
 
Bom dia.

Não entendo muito de redes mas vou tentar explicar a minha situação. Tenho uma moradia com caixa ati, e instalei Fibra da NOS há uma semana. Colocaram um "Descodificador" de sinal fibra na caixa ATI (que só tem uma saída para cabo de rede que vai ligar à entrada na ATI que dá ligação à tomada de rede da sala), a Box e o Router estão na sala de estar.

Ora, desta forma, não consigo ter sinal internet na rede por cabo coaxial que tenho pela casa. Para que raio me serve uma caixa ATI?!

Como posso expandir o sinal internet na rede coaxial? Tenho que ligar um cabo numa das saidas do router até a caixa ATI para switch, e daí fazer ligação para cada divisão da casa?


Antecipadamente, muito obrigado pela resposta.
 
Uma caixa ATI serve para o que tiver sido desenvolvida, e o usual é servir para distribuir sinal RF/CATV. Se a tua casa não tem tomadas de rede nas restantes divisões podes optar por powerlines.

Só poderias fazer como pretendias se o serviço NOS fosse HFC na tua zona que usa a tecnologia Docsis por cabo coaxial para distribuir todos os sinais.

Nota: Existe equipamentos na net que "prometem" fazer o que pretendes, mas nunca vi a se optar por essa solução, nunca vi marcas de renome a comercializar esse tipo de produto pelo que não vou recomendar isso.
 
A minha casa tem tomadas de rede em quase todas as divisões. A questão é como coloco o sinal que vem do router para lá... O serviço NOS é FTTH. A forma que eu disse é correta,é possível fazer dessa forma?
 
Eu entendi que era FTTH, se as tomadas de rede tiverem ligadas a um switch na caixa ATI é só ligares aí, senão tens de ver qual o esquema das mesmas para encontrar o ponto em que possas injectar o sinal.

Como dizes não é possível injectar por coaxial sinal de rede (excepto a chinocada que já encontrei na net mas que nada sei como funciona)
 
Back
Topo