Fibra Óptica Injecção de sinal na rede coaxial

O "Descodificor de fibra" só tem uma saida RJ45 que tem, obrigatoriamente, ligar ao router. O que tenho que fazer e ligar um cabo de rede do router até a caixa ATI e aí colocar um switch e fazer distribuição, está correto?


De qualquer forma, acho que quem devia arraanjar solução eram as operadoras, visto que quem constroi casa vê-se obrigado a ter um projeto de distribuição de rede pela casa, e não faz sentido não podê-la usar e ter que arranjar soluções de improviso...
 
O "Descodificor de fibra" só tem uma saida RJ45 que tem, obrigatoriamente, ligar ao router. O que tenho que fazer e ligar um cabo de rede do router até a caixa ATI e aí colocar um switch e fazer distribuição, está correto?


De qualquer forma, acho que quem devia arraanjar solução eram as operadoras, visto que quem constroi casa vê-se obrigado a ter um projeto de distribuição de rede pela casa, e não faz sentido não podê-la usar e ter que arranjar soluções de improviso...

Exacto sim (pois parece que não se consegue ter conectividade sem ser o Hub a fazer a ligação, há um user que me ficou de me confirmar essa situação). Já agora o descodificador chama-se ONT, que significa Terminal de Rede Óptico
 
Vou então pedir ao electricista que me passe um cabo de rede do router até a caixa ATi, ligo ao switch e faço as ligações a cada tomada. Muito obrigado pelos esclarecimentos.
 
Mas as operadoras fornecem um router wifi, e estando dentro da caixa ATi perde muito na difusão da rede.
 
Última edição:
Mas as operadoras fornecem um router wifi, e estando dentro da caixa ATi perde muito na difusão da rede.

Agora fazes conforme desejares, basicamente tens de te lembrar que independentemente de onde colocares o router, tens de fazer chegar um cabo de rede à sala (preferencialmente directo do Hub (router) por causa das Apps que interagem com a box) caso contrário a componente interactiva da Iris não funciona, tudo o resto é facultativo.
 
Tudo resolvido. Passei um cabo do router até a caixa ATI, coloquei um switch e distribuí o sinal pelas divisões da casa. Obrigado pela ajuda, cumprimentos.
 
Vou roubar isto e tentar explicar a minha situação.

Tenho serviço Nos por coaxial.
Box na sala ligada a uma tomada coaxial.
Esta tomada está numa parede falsa, cerca de um metro à frente da parede estrutural da casa onde andam as infraestrutras. está ligada por uma extensão entre uma parede e outra.
Não tenho forma de chegar à tomada original, a tal que está na parede estrutural.
só tenho tv na sala, mas tenho outras saidas de coaxial (quarto, escritorio, etc).
Não tenho nenhuma caixa de telecomunicações dentro do apartamento, só a caixa comum no hall.

gostava de mudar para MEO fibra. é possivel e como?
 
Vou roubar isto e tentar explicar a minha situação.

Tenho serviço Nos por coaxial.
Box na sala ligada a uma tomada coaxial.
Esta tomada está numa parede falsa, cerca de um metro à frente da parede estrutural da casa onde andam as infraestrutras. está ligada por uma extensão entre uma parede e outra.
Não tenho forma de chegar à tomada original, a tal que está na parede estrutural.
só tenho tv na sala, mas tenho outras saidas de coaxial (quarto, escritorio, etc).
Não tenho nenhuma caixa de telecomunicações dentro do apartamento, só a caixa comum no hall.

gostava de mudar para MEO fibra. é possivel e como?

Sim, fazes como eu fiz, usas a tubagem coaxial para passar o cabo de rede e caso tenha diametro podes continuar a ter o cabo coaxial (a MEO têm cabos mais finos para estas situações). Por aqui resultou bem.

O ONT e Router ficariam no hall neste caso.
 
obrigado pela ajuda. deixa ver se percebi.

posso passar a fibra até ao escritorio pela tubagem e colocar lá o router e o ONT. depois de injectado o sinal na rede coaxial posso, na sala, ligar a box à saída coaxial e ver todos os canais? é isso?
 
obrigado pela ajuda. deixa ver se percebi.

posso passar a fibra até ao escritorio pela tubagem e colocar lá o router e o ONT. depois de injectado o sinal na rede coaxial posso, na sala, ligar a box à saída coaxial e ver todos os canais? é isso?

Não, na MEO a box usa um cabo de rede.
Se tiver passagem do escritório para a sala, é só tirar o cabo coaxial actual e substituir pelo cabo de rede (ou manter ambos caso dê como te tinha dito)
 
eu não tenho caixa de telecomunicações. tenho uma tomada de telefone no hall e depois tomadas de coaxial na cozinha, na sala (inacessivel) nos quartos e escritório.
 
em casa não tenho nada. No hall do predio, nos armários comuns tenho esta caixa distribuidora:


que por sua vez liga a uma caixa de telecomunicações também num armario comum, mas que está fechada à chave.

Eu pensei que falasses em hall mas em tua casa.
Assim sendo, o que tens é uma rede continua, por exemplo:

-Hall do prédio -> teu apartamento > cozinha > sala > quarto A > quarto B ....

Neste caso não dá para usar as tubagens para a passagem da fibra, terá de ser pelos rodapés.
 
Boa tarde! Nao percebo nada de redes ost ati e etcs mas preciso de ajuda.
Tenho um computador no quarto e o meu router na sala que se encontra na outra ponta da casa e so consigo internet ligando um repartidor a meio da casa mas ainda assim a internet é muito lenta e eu queria "ligar" o meu router a parede atraves dum cabo e poder ligar depois um cabo da parede ao computador no quarto e ter a internet praticamente igual a que sai do router. Mas precisava que alguem me ajudasse e explicasse muito bem como!
Eu tenho NOS ja agora.

Desde ja muito obrigado!
 
Back
Topo