1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

InputBox com password

Discussão em 'Programação' iniciada por RPortela, 1 de Outubro de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 2164)

1. RPortela

RPortela Power Member

boas, eu estou a utilizar uma inputBox no vb para inserir uma password, e queria que apareçe-se os "*" dos caracteres inseridos na inputbox.

eu sei que este foi um assunto já referido no forum, mas nao foi explicado como fazer isso, apenas por isso é que voltei a levantar esta questao.

se alguem me souber ajudar agradeço desde já:)

2. shello

shello Moderador
    Staff Member

Se bem me lembto, existe uma propriedade especifica nas textboxes para meteres o tipo de caracter que queres que substitua o original.

Procura lá por Password, ou qualquer coisa do género :\

3. john

john Power Member

<input type="password">

4. RPortela

RPortela Power Member

nas textbox e na propriedade paswordchar...eu estou a falar de Inputbox...

jonh...onde coloco esse codigo??

ja agora..caso nao tenham reparado, estou a falar de visual basic 6..

brigado pela ajudem...

5. john

john Power Member

Ah, estás a desenvolver uma aplicação stand alone em VB6. Eu pensava que era uma página web, o que eu disse é um elemento html.

Nunca mexi em VB, por não ser object oriented, odeio aquilo. O VB.net já é outra conversa.

Porcura no goole que isso deve aparecer logo.

6. shello

shello Moderador
    Staff Member

Sh*t, enganei-me, sorry :\

Segundo a referencia VB6 da InputBox, não há modo de fazer isso (pelo menso que me tenha apercebido).
    Se queres memso fazer uma inputbox com password field, parece que vais ter que criar um form especialmente para isso :\

Cumps

7. Kimico

Kimico [email protected] Member

letra a letra

pk n guardas letra a letra numa variavel, e substituis por "*"? Já n programo em vb á mt tempo

8. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

No VB não tens hipótese de capturar keystrokes sem ser por subclassing (algo que neste caso desaconselho veemente).
    Acho melhor não usares uma Inputbox, mas sim um Form novo.
    Presumo que seja para pedir autenticação ao utilizador, certo? É que numa inputbox, é impossível (=difícil) alterares os caracteres. Simplesmente não tens controlo sobre o que lá é escrito, antes de o user clicar em OK.

Resumo, não uses InputBox; refá-la. Numa TextBox tens o PasswordChar, que faz o que queres ;)

@ John, "Nunca mexi em VB, por não ser object oriented"... o VB não é object-oriented? Explica-me lá isso :confused:.....

Espero ter ajudado ;)

Cumps [[[[[[[]]]]]]]
    angelofwisdom

9. john

john Power Member

Boas,
    fico supreendido como sendo tu um programador de Vb6 nunca tenhas reparado nisso.

O VB6, ao contrário do VB.net, não é uma linguagem "verdadeiramente" object oriented, e a razão é porque não suporta herança relativa à implementação. O VB6 apenas permite herança da interface, que são só assinaturas de métodos. Como podes ver, isto pode ser caótico em muitas situações.
    Podes dar a volta à coisa através de umas técnicas, nomeadamente o uso de agregação ou delegação.

No VB6 falta muita coisa que dá jeito, o pessoal começou a gostar dele porque é muito user friendly. O vb.net foi pensado de raiz, é muito diferente do vb6 praticamente em tudo. A class library do .net é partilhado por todas as linguagens da framework, incluido o vb.

Mas o VB6 é mesmo assim, é feitio e não defeito, por isso já apareceu um melhor.

10. RPortela

RPortela Power Member

boas, em primeiro lugar desculpem por nao ter vindo aqui responder aos comentarios que me deixaram, mas tive 2 trabalhos para fazer para hoje, e alem disso o projecto para o qual precisava da inputbox ficou um pouco tremido devido a uns contratempos, agora já está decidido e vou continuar com este projecto, embora tenha algumas alterações.
    em relação ao caso da input box "com password character" decidi que o melhor mesmo é criar um novo formulario, porque alem de me dar para resolver esse problema da password ainda permite deixa-lo com um aspecto melhor do que uma inputbox.

aparte: sem me querer meter em confusões, o visual basic 6 foi-me ensinado como uma linguagem orientada a objectos, denominada de POO (programação orientada a objectos), e provavel que alguns programadores gostem mais do VB.net, mas tambem conheço alguns que dizem que embora o vb.net esteja muito bom, nao permite algumas configurações que o vb6 permite, quanto a min vou continuar com o vb6 porque e o que sei melhor, e nao vou arriscar uma PAT (prova de aptidao tecnica) numa linguaguem da qual nao tenho um conheçimento muito aprofundado (vb.net).

obrigado pela vossa ajuda :)

fiquem bem

11. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

@ john: Eu nunca precisei de nada de muito avançado do Visual Basic :P portanto não me fales em heranças (... Inheritances?). Não sei nem o que são nem para que servem...

Estou a pensar mudar para .NET, mas falta-me 1) tempo e 2) vontade....

edit - @ porrtela: Também eu aprendi VB como OOP (Object-Oriented Programing :P), mas eu aprendi sozinho, e sempre que eu via algo relacionado com o VB, consideravam-no sempre OOP; daí eu ter achado estranho quando o john disse que não o é...
    E um novo form é mesmo a escolha certa, na minha opinião. Até porque se um dia te dá para quereres por skins no programa, não ficas com uma InputBox a lixar-te o esquema (de cores, entenda-se :P ).

Não esquecer que um programa em .NET precisa duma framework para ser executado, enquando que em legacy VB basta-lhe o DLL runtime (que eu saiba...)

Cumps [[[[[[[]]]]]]]
    angelofwisdom

p.s.: @ john - Black Sabbath e Metallica \m/ (se bem que prefiro o Kirk Hammet ao James Hetfield :P)

Última edição: 4 de Outubro de 2006
  12. john

john Power Member

Boas, esta discussão é muito antiga, por isso referi no meu post anterior que o VB6 não é "verdadeiramente" object oriented, se te disseram que era é errado, pelas razões que referi anteriormente, não ter herança relativa à implementação vai contra todas as regras de POO.

Se vais fazer uma PAT e dominas vb6 então não mudes! Tb não percebi qd dizes que o vb6 permite algumas configurações que o .net não permite.

Eu pelo que tenho visto nas empresas, vb6 não é praticamente usado... agora é mais java (j2ee, j2se e j2me) e .net, c# e por ai.

Tens razão no que dizes, são as Inheritances... e vai lendo umas cenas da plataforma .net que não faz mal nenhum... :)

Só não tens razão numa coisa.... o Hetfield é que é o mestre!! :wah:

13. RPortela

RPortela Power Member

boas,

eu proprio estou a pensar mudar para a plataforma .net, eu sei que o vb 6 ja praticamente nao e usado em empresas, mas foi o que me ensinaram e é o que sei melhor, e por isso e o que vo utilizar para a PAT e para o projecto tecnologico, ja estou a aprender C++, mas ainda tou muito "verde" nisso e por isso vou usar uma plataforma que ja me sinto a vontade e que domino relativamente bem;

em relação as configurações que eu falava do vb.net, foi-me dito por um stor meu, que no vb.net algumas configurações sao possiveis de fazer, mas atraves de outros "metodos" que nao a utilização de codigo puro; que o vb.net e melhor que o vb6..penso que todos temos a certeza disso, mas tambem nao ha tempo para isso agora, quando estiver de ferias logo tento migrar para o .net..agora nao tenhu tempo :lol:

fiquem bem, e uma vez mais obrigado pelos vossos esclarecimentos :)

Partilhar esta Página