Inquérito

Delta

Suspenso
Na página da tvcabo, vem um inquérito sobre o Mega 8 :

- o que achamos da campanha
- se ponderamos fazer o upgrade

Eu dei notas baixas porque :

Que me interessa a mim ter 8Mbps, 16 Mbps...1000Mbps de banda larga, se os tráfegos e os uploads são a bosta que são ?

Mega 4 e Speed Pro+ (standard) são os produtos melhores, o resto não presta
 
Na parte em que temos que dizer a razão por causa do voto (a 2ª pergunta), respondi assim:

----
Está mal escrito/dito. Não são 8mega, mas sim 8 MEGAS. Tudo o que é mais que 1, diz-se no plural.

1 kilo, 2 kilos
2 grama, 2 gramas
1 mega, 2 megas

E assim sucessivamente.

----

São uns burros do crl... Nem escrever sabem...
 
El_UnO disse:
...do que um sapo aos saltos ou meia-duzia de bimbos num restaurante onde so servem bifes e a massa tem que ir a outro lado :D

Esse anúncio acho que é da OniDuo, e até tem piada!
Mas o da velhinha está de morte!
 
El_UnO disse:
Delta, 8Gb de limite mais 384 de upload nao chegam?


Achas bem os limites que tem de tráfego ?

4GB e tal tenho eu de tráfego Nacional, este mês já vou em perto de 2GB. Internacional ainda tenho pouco, porque estou a filtrar tudo e não saco nada em sites estrangeiros fora o estritamente necessário...já me queimei nos outros meses.

Ora se gasto 4GB Nacionais, sobram-me outros 4 para internacional, que é o que exactamente tenho com o Mega 4 ou Speed pro+

Eu não mudo por causa disso, 8GB é estupidamente baixo, vão chular ao cara*!#"$

Se tivesse 16GB...era outra história, falava-se destes valores de fontes ditas "bem informadas"...mas não se verificaram
 
Última edição:
Está mal escrito/dito. Não são 8mega, mas sim 8 MEGAS. Tudo o que é mais que 1, diz-se no plural.

Por acaso tu és que estás errado, as unidades não têm plural, diz-se no dia-a-dia o plural, mas está mal.
Ensinaram-me isso na primeira aula da faculdade.
Pex:

2000 do metro (certo)
2000 metro (certo)
2000 metros (errado)

2 megabit (certo)
2 megabits (errado)

Desculpem o off-topic
 
Então ensinaram-te mal.

A mim e a 10 milhões de portugueses ensinaram que tudo o que é mais que uma unidade, escreve-se sempre no plural.
 
Mas isto aplica-se a unidades de medida, não sei como é caso com pessoas, mas penso que aí o plural usa-se.

Chegaram-me a desconar em exames por usar plural na unidades.
Mas o físicos tb são malucos. :009:
 
Epá eu sempre fui ensinado a escrever tudo acima de uma unidade no plural...

E estudei até há 2 anos atrás, e ainda foram 16 anos de estudos, por isso não estou muito desactualizado!
 
A minha resposta

1º- É 8megas, não mega8... Se quizesem chamar mega8, estariamos a localizar o facto numa dimensão de upload ou download, por outras palavras mega8 seria o correspondente ao 8ºmega de cada inicio de factura (tanto upl como dwld) e nesse aspecto o vosso serviço é vergonhoso.

2º- Não percebo porque metem um anuncio com o Obikwelu se a única coisa em que a Netcabo é rápida é em dar problemas e aumentar preços, e a reparar nisso até bem devagar lá chegamos.

3- Acho que deviam apostar um pouco mais nos gestores, visto que a vossa politica de cobrar pa upgrade de servico é no minimo engraçada.

4- Deviam saber também que existem outros browsers além do internet explorer, dos quais passo a citar alguns:
(Opera, Firefox, Netscape...)
Existe também o World Wide Web Consortium (http://www.w3.org/) que vos poderá ajudar a criar páginas compativeis com os browsers supracitados.

4- Acho que deveriam ter mais atenção aos vosso contadores de tráfego, devem estár a ficar viciados em erro...

5- Gastem menos dinheiro em questinários e apliquem-se mais em serviços justos em relação ao preço, perante os vossos clientes
 
Delta eu tb tenho 4Gb inter, uso a net todos os dias sem grandes restriçoes, vejo muitos sites e foruns estrangeiros, de vez em quando saco uns traillers de jogos/filmes, jogo online e e raro ultrapassar os limites :)

Dai achar que 8Gb nao e assim mto mau, mas podia ser mais face a velocidade de 8mbits...

O que eu acho mal neste momento na netcabo e os preços, podiam criar uns tarifarios intermedios de 128/256/512 a preços mais acessiveis e com limites minimamente razoaveis...
 
CA3iR0 disse:
Então ensinaram-te mal.

A mim e a 10 milhões de portugueses ensinaram que tudo o que é mais que uma unidade, escreve-se sempre no plural.

Não ensinaram não, porque a mim ensinaram exactamente a mesma coisa. Nos cursos com forte componente de física explicam logo isso no primeiro semestre. Não existe plural das unidades SI, isto na linguagem formal/científica claro.

Em relação ao inquérito também decidi dar relevo aos limites rídiculos e às velocidades de upload sofríveis.
 
Ciberdúvidas disse:
Plural das unidades de medida, outra vez

Pergunta/Resposta

Tenho dúvidas sobre a vossa informação, pois segundo o meu conhecimento será sempre masculino e no singular.
Quer no SI, quer na CGS, quer segundo a nomenclatura IUPAC, estão claramente definidas as regras acima descritas.
Em toda a área farmacêutica e físico-química se utilizam estas regras.
Para maior elucidação, estas regras são válidas quer para grama, Newton, litro, etc., etc.

Luís Cordeiro
Portugal

Podemos considerar a representação das grandezas quer simbolicamente, quer por extenso; ou, ainda, duma forma híbrida.
1. Quando representadas simbolicamente, o valor da grandeza é obrigatoriamente expresso em algarismos, e o símbolo que representa a unidade não tem plural, nem ponto (ex.: 1 g / 2 g; 1N / 2 N; 1 l / 2 l)
2. Quando representadas por extenso, na língua portuguesa, a unidade concorda com o valor da grandeza (ex.: um grama / dois gramas; um Newton/ dois Newtons; um litro / dois litros). Escrever, por exemplo: «dois grama, dois litro» contraria as regras elementares da gramática e a prática corrente da linguagem oral. Não o recomendo. Aliás, a cópia da norma SI que tenho em meu poder também não.
3. Na representação híbrida, podemos ter dois casos:
3.1. Valor por extenso e unidade representada simbolicamente (ex.: «dois g, dois N, dois l»). Mas esta prática é taxativamente condenada.
3.2. Valor em algarismos, unidade por extenso (ex.: 2 gramas, 2 Newtons, 2 litros). A norma recomenda só as soluções 1 e 2; mas penso que quando se pretende exprimir claramente o valor da grandeza, em algarismos, e representar sem ambiguidades/ambigüidades a unidade, esta prática é admissível na literatura (ex.: `um tempo de 987 anos´). Então, a unidade deve concordar com o valor da grandeza, de acordo com 2. No entanto, parafraseando Heraclito, não há regras imutáveis: tudo muda. As próprias normas internacionais ISO prevêem a sua revisão periódica num prazo curto, para atender à evolução dos conhecimentos. Quando se trata de troca de informações internacionais, em que possa haver povos para os quais a representação do plural não se forme acrescentando s, aceito perfeitamente que se aplique a regra 1 (neste caso da representação híbrida), em que a unidade por extenso traduza o nome do símbolo (ex.: 2 Newton, 24 Watt, 100 Euro).
Cf. Plural de estrangeirismos, unidades e de siglas.
Ao seu dispor.
D´ Silvas Filho

Fonte
 
"Escrever, por exemplo: «dois grama, dois litro» contraria as regras elementares da gramática e a prática corrente da linguagem oral. Não o recomendo. Aliás, a cópia da norma SI que tenho em meu poder também não."

All said!

:D
 
Desculpem lá , mas vamos lá a ver se nos entendemos.

Estão a fazer a pergunta do ponto de vista do português ou do físico?

É que do físico/matemático não há dúvida nenhuma: as unidades não têm plural.

Diz-se dois Joule , 1 milhão de Newton etc. Se quiserem pegar no anúncio da netcabo , peguem pelo MEGA sim , mas pelo facto de MEGA não designar absolutamente nada , não é uma unidade é apenas uma ordem de grandeza. O correcto seria 8Megabit.

Agora que venham buscar um exempo dum gajinho qualquer nascido no séc. 20 e vem contrariar não sei quantas centenas de anos(lá está deveria ser centenas de ano :D) de conhecimento fisico/matemático , ainda por cima do sapo!

Ah e dizer que aprenderam isso na faculdade é um pouco vergonhoso , pelo menos quem teve física de 12º ano.

Agora se vocês falam do ponto de vista de português , é também obvio que usaremos o 's' no fim para o plural , mas isso é um problema da nossa lingua em se adaptar a estrangeirismos/palavras científicas.

Moral da história/resumindo e concluindo , para estarem sempre certos:
-Vão ter teste de português/história/Introdução ao desenvolvimento da amizade em cresces e lares da segurança social:
Escrever "metros"
-Teste fisico-matemático:
Escrever "metro"

Fazem o que eu sempre fiz e dão-se sempre bem em qualquer situação :D
 
Back
Topo