Inserção de assinatura digital

TosteX

Powre Membre
Há alguma maneira de inserção automática de uma assinatura num PDF ou ficheiro de word?

Vão ser várias assinaturas e há necessidade de estas estarem protegidas por via de password. Como sugerem que faça para inserir cada assinatura? Um ficheiro de imagem (contendo cada assinatura digitalizada) pode ser protegido por password como?

Não sei se me fiz entender, mas a ideia é criar um sistema em que se possam inserir assinaturas numa circular interna, mas como necessidade de segurança na inserção destas.
 
Tens de explicar melhor o que queres.

Mas esquece já imagens das assinaturas digitalizadas per se. Pensa assim, tudo o que vês no ecrã pode ser capturado/copiado/editado. O que impede um user de capturar o ecrã e usar a assinatura noutro documento? Ou mesmo de imprimir/scanar e fazer outro documento?

Para isso precisas de assinaturas digitais. Lê isto. É uma descrição básica do processo. O problema é fazer nesting, ou seja, aplicar sigs em cima de sigs. Quer dizer, sim pode ser feito, num sentido, mas no sentido inverso para verificar as sigs, era um pandemónio, a menos que o formato suportasse precisamente isso. PDF talvez suporte isso, mas só vendo, e vendo como funciona acima de tudo.
 
TosteX disse:
Há alguma maneira de inserção automática de uma assinatura num PDF ou ficheiro de word?

Vão ser várias assinaturas e há necessidade de estas estarem protegidas por via de password. Como sugerem que faça para inserir cada assinatura? Um ficheiro de imagem (contendo cada assinatura digitalizada) pode ser protegido por password como?

Não sei se me fiz entender, mas a ideia é criar um sistema em que se possam inserir assinaturas numa circular interna, mas como necessidade de segurança na inserção destas.

Tanto os formatos PDF como Word têm funcionalidades de assinatura digital baseada em certificados digitais. Apenas necessitas de um certificado digital para cada assinante e a respectiva ferramenta de criação do documento trata do resto.
 
Back
Topo