1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Inspeção Software Ilegal

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Ice-Zero, 22 de Junho de 2007. (Respostas: 28; Visualizações: 2614)

1. Ice-Zero

Ice-Zero Power Member

Se entrar uma cambada de inspectores na emrpesa onde trabalham, para procurar software ilegal, se vocês alem do computador da empresa tiverem com vocÊs um portatil pessoal (vosso), os inspectores podem tocar no portatil?

O portatil q tenho não utilizo para o trabalho está apenas dentro da mochila aqui ao lado.

E se for um disco usb portatil que esteja a ser utilizado? Mesmo sendo meu podem exigir que mostre o conteúdo?

Alguem com algumas "luzes" de direito poderá iluminar-me?

Obrigado a todos

2. REEF^

REEF^ Power Member

penso que não..

3. Sniper

Sniper Power Member

penso que eles so podem fazer a inspecção no que pertence á empresa , pois o teu portatil é propriadade tua

eu tive uma vez uma surpresa desses tipos quando tava a trabalhar numa loja de informatica e tinha comigo um backup de um programa de som e eles viram o cd e perguntaram-me se era meu eu disse que sim e eles apenas me disseram para guardar o cd pois podia prejudicar a loja e não me fizeram nada por isso penso que não haja problema.

Última edição: 22 de Junho de 2007
  4. taradoperdido

taradoperdido Power Member

axo que teriam que ter um mandato para poderem mexer no teu....

5. Sniper

Sniper Power Member

exacto , e para conseguir esse mandato tinham de ter muito boas provas, como por exemplo venda de software pirata.

6. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Não te esqueças é que tens de fazer prova de que é teu.. caso contrário é considerado que é da firma.

1 abraço.

7. Marco André

Marco André Power Member

A firma é que tem de ter tudo detalhadinho e la na empresa.

8. Ice-Zero

Ice-Zero Power Member

Será que sou obrigado a andar com as facturas?
    Se eles dizem que é da firma, porque não são eles obrigados antes a provar que é da firma?
    Se é da firma, tem de estar inventariado. Ou existir provas...
    Não será antes assim?

9. Ricasete

Ricasete Power Member

Por mais injusto e ridículo que pareça não é assim. Tens de fazer prova que o material é teu. Uma vez que está nas instalações da empresa eles podem fiscalizar à vontade.
    Depende igualmente do "inspector". Se ele estiver num mau dia pode simplesmente chamar um agente da autoridade e és obrigado a permitir que inspeccione o teu portátil à vontade...

É o país que temos...

10. oscarolim

oscarolim Power Member

Podes sempre proteger por senhas e / ou software que esconde as partições o material mais sensível ;)

11. Ice-Zero

Ice-Zero Power Member

mas por estar dentro da empresa não quer dizer q seja da empresa... uma coisa é eles terem autorização pra procurarem em material da empresa outra coisa é propriedade privada... o meu portatil e equipamento. Eu se estacionar o meu carro dentro da empresa e la dentro estiver um portatil vao obrigar-m a abrir o carro? É um bocado ridiculo.

12. Drekas

Drekas [email protected] Member

e os pc dos clientes? falando duma loja de informática... eles podem ver o conteudo?

13. chyzck

chyzck [email protected] Member

Com um mandato de busca, podem :P:P

14. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Não troquemos os se´s.. se estás na tua bancada de trabalho.. se tens o teu pc portátil ao lado, é normal que seja considerado como sendo da firma... de qualquer das maneiras.. sim, és obrigado a ter as facturas sempre guardadas em local seguro (não és obrigado a ter que andar com elas atrás), pois em qualquer suspeita q exista, por mais banal q seja tens de fazer prova de que o material é teu, como não tens de momento contigo as facturas o material pode ser apreendido até fazeres prova legitima de que o material é teu (através das facturas). Para qualquer duvida que surga a alguém, especifico que o material só pode ser apreendido por autoridades!

Qto ao teu exemplo de estar no carro, é lógico que não vão considerar da firma, embora, se existir suspeitas (queixas/denuncias) de que andas com software pirata possas ser fiscalizado.. mas deixeimo-nos de filmes.

1 abraço

P.S. - O ppl desconhece muitas das realidades e dúvida que certas coisas possam acontecer, mas a verdade é que qualquer pessoa tem de fazer prova de que qq coisa é sua (claro que ninguém vai andar com as facturas atrás como eu já referi), mas por exemplo, sais de casa para o trabalho e levas o teu portátil do trabalho ctg no carro, levas o da tua esposa que ela te pediu para no caminho lhe deixares no trabalho e ainda levas o de um amigo que estava avariado e pediu-te para arranjares... és mandado parar numa operação STOP, julgas que não podes ser suspeito de andar com material roubado? Vê lá que há horas atrás até tinha sido assaltada uma loja de informática... Resumindo, material apreendido até fazeres prova de que o material é teu (ou do referido dono) e como este exemplo há resmas.

Última edição: 22 de Junho de 2007
  15. TosteX

TosteX Powre Membre

Os portáteis pessoais nas faculdade também foram inspeccionados e não havia mandato para isso...

16. steelballzz

steelballzz Folding Member

truecrypt

e assunto arrumado

cumps

17. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Certamente existe maneira de contornar essa encriptação. E estou certo também que a PJ ou qualquer outra autoridade tem os meios e as vontades para o fazerem caso necessário.
    Mas não deixa de ser uma boa aplicação. Mesmo para segurar os nossos dados contra eventuais más vontades em caso de hijacking ou whatelse.

Já testei, dá algum trabalho, mas vale a pena ;)

18. steelballzz

19. steelballzz

só para acabr off topic

não precisa de ter atalho nenhum

tens o executavel numa pen e corres sempre dai.......não ha vestigios

sorry

edit.....fugiu o tópico....lol

20. tripeiro

tripeiro 1st Folding then Sex

OI? quando? onde? estou a apanhar do ar:S