Instabilidade da rede Mesh

Boa tarde pessoal,

tenho o seguinte setup:

- Modem/Router da VDF SR3 Huawei OptiXstar HG82476-8N-10 (Plano 1Gbps)
- Sistema Mesh Deco XE75 (principal + 4 satélites) tudo ligado por cabo
- Switch TP-Link TL-SG108 + 3 x Switch TL-SG105

O esquema na casa é mais ou menos isto:

PF8oYGK.jpeg

Acontece que já fiz de tudo. Retirei todas as funcionalidades extra dos decos, liguei o decos satélites diretamente ao router, mudei nos decos do modo Router para o modo de Ponto de Acesso e mesmo assim tenho problemas de estabilidade de internet.

Tenho cerca de 60 dispositivos ligados na rede e os problemas são:

- Latência muito alta, isto é, o telemóvel recebe as notificações com 3-5 minutos de atraso;

- Vários Shellys a desconectarem-se constantemente pela instabilidade das ligações, mas somente os de segunda, terceira e quarta geração, inclusive um Shelly Pro 2 ligado por cabo ethernet. Pela aplicação da Shelly muitas vezes não funciona mas se for pelo Home Assistant (ligado por cabo à rede), eles ligam consistentemente de imediato.

Fiz um upgrade recentemente de um sistema Deco X10 para este sistema na esperança de ter melhorias de resposta mas o problema mantem-se.

A nível de DNS já experimentei o da Google mas mesmo assim tenho tudo na mesma.

Os Switchs serão os mais adequados?

O que mais eu posso fazer?

Última edição:
Isso parece-me mais problemas com o modem/router e/ou ISP do que o teu setup em casa, apesar de que switchs ligados a switchs às vezes dá complicações... mas tenho quase 100% certeza que não tens nenhum loop ai.
Quando dizes que até ligado por cabo e tens problemas com a cloud e com o HA tens sempre acesso aos dispositivos, para mim quer dizer que a rede interna está a funcionar bem.
Consegues de alguma maneira fazer ping ao router da vodafone, ao XE75 principal e a um site ao mesmo tempo com por exemplo o Home Assistant ou computador, para ver de onde poderá vir o problema?

Nao creio que seja problemas de rede .

Telemóvel é android ? Como fazes o teste?

Notificações lentas: isso é mais telemóvel que outra coisa. Tens sempre internet?

Shelly: eu uso muito a aplicação da Shelly em android e muita vezes tenho que forçar o fechar a APP porque está tudo offline. Fecho a APP (fecho forçado) e volta tudo a dar.

Se tiveres algum computador fixo no outro extremo, tenta fazer um ping constante ao principal a ver se a rede está estável.

Já fiz os testes pelos secos e tenho pings de 20-25ms. Se fizer teste na raiz do router tenho pings baixíssimos como é óbvio. Já tentei pelo DMZ, colocar algumas portas abertas no router e mesmo assim nada. Noto que o sintoma é do sentido activo-ócio-activo-ócio e por aí fora. No momento em que está activo os Shellys funcionam mas depois vai perdendo a ligação e ficam descontrolados. Passado um tempo voltam a estar activos para reagirem no momento e depois voltam ao mesmo neste ciclo vicioso. Com isto noto que o telemóvel tem momentos que tem atrasos enormes na receção de mensagens e vídeochamadas.

Já não sei mais o que fazer. Não sei se será dos switchs, dos decos ou mesmo da incompatibilidade do router com os decos. Noto que isto ficou quando ultrapassei a barreira dos 50 dispositivos ligados. Tenho actualmente cerca de 60 dispositivos ligados em rede.

Sim o Wi-Fi do Router/Modem da Vodafone está desligado.

Fiz inclusive algo que pode parecer ridículo mas coloquei na sequencia dos números do switch a ligações primárias sempre no 1 e parece-me que melhorou um pouco mas os sintomas mantêm-se.

Já ando nisto há quase há um mês e ainda tenho quase um ano de fidelização para mudar de operadora caso o problema seja do Router/Modem.

Se calhar já são clientes a mais para o router ... mas não te consigo dar a certeza.
Também tinha algumas dezenas de IOTs e alguns drops, mas o meu router era um ASUS com bem mais de 10 anos. Decidi que estava na altura de reformar o router e fui para Ubiquiti à coisa de 1 ano e neste momento com ainda mais IOTs e câmaras 4k está um mimo. Mas lá está, vim de um router bastante antigo.

Mas como disse não sei se serão clientes a mais para o router da operadora. Disseste que tinhas sempre acesso dentro da rede (via Home Assistant) aos shelly, isso continua a ser verdade ou não ?
Esse router/modem da vodafone tem modo bridge ? É que mesmo colocando o teu router da TP-link em modo router, vais ter duplo NAT e talvez continues a ter esses problemas se for um problema externo à tua rede. Acho estranho um aparelho como o XE75 não aguentar-se com o que tens em casa, é relativamente recente e parece ser bastante competente.

O ping pelos Decos são para o exterior ou para algum dispositivo que tenhas dentro da rede? Dentro da rede não pode ser assim tão alto, principalmente se for a um dispositivo ligado por cabo.
Pelo deco tenta fazer ping ao router da operadora várias vezes, a um dispositivo por Wi-Fi, a um com cabo de rede e ao Google e/ou site da vodafone.

A Vodafone não permite modo bridge, infelizmente.

Os Shellys pelo Home Assistant funcionam sem problemas a nível interno com reação praticamente imediata. Tenho o servidor ligado por cabo de rede a um switch e este liga diretamente ao Deco principal.

Agora pela aplicação da Shelly que uso bastante, principalmente remotamente para abrir portões quando entro e saio de casa, funciona muito mal, aos soluços. Considerando a fase inicial que responde bem pela aplicação, vão perdendo a ligação até ficarem offline mas durante essa transição não consigo interagir com eles a nível externo, ou seja, pela aplicação oficial. Pelo HA consigo sempre a qualquer momento desde que esteja ligado à rede do mesmo.

Resumindamente:
Bem -> sem reação -> offiline -> bem -> sem reação -> offline.

Estes sintomas passam-se também a nível do telemóvel. Quando tenho o telemóvel em repouso recebo notificações com 3-5 minutos de atraso. Deduzo que seja afetado pelos mesmos sintomas e recebo as notificações na fase em que está bem e depois na fase que a rede não está reactiva deixo de receber notificações. Passado esses minutos volto a receber todas as notificações que estavam pendentes na fase em que a rede esteve sem reação.

Faz-me crer parecer que a rede entra em esforço para me fornecer os dados a nível constante.

Se for com dispositivos que necessitam de dados em modo constante, como por exemplo streaming ou a TV box não tenho esses problemas.

Recentemente comprei um Shelly Pro 2 na tentativa de reverter o quadro quando ligado por cabo e mesmo assim este fica com os mesmos sintomas dos Shellys ligados por Wi-Fi.

Pensei que fosse do modo router mas neste momento já tenho em modo AP há cerca de uma semana e meia e continuo com os mesmos problemas, apesar de estarem supostamente todos on-line na aplicação dos Decos.

Os pings de 20-25ms são para o exterior mas reparei que mesmo fazendo o teste de um site na aplicação raíz do router demora em média 17ms o que para este parece-me um pouco elevado.

De notar que se fizer um ping continuo por exemplo pelo MS-DOS tenho pings que chegam a 200-300ms quando entro na fase “sem reação”.

Isso parece-me ser problema do ISP, isso é modem/router deles ou mesmo da ligação.
Tens que lhes dizer que a tua internet não está a funcionar como deve de ser e relata o que acontece com os pings que fazes e que perdes ligação a dispositivos em tua casa que estão ligados a uma cloud e por ai fora.

Claro que não estou a 100% confiante no que estou a dizer, mas pelo que relatas, não estou a ver outras hipóteses.

Viva.

Testa com o winmtr ( tem site oficial).
Fazes um traceroute para vários servidores ( fórum, cloudflare, sapo, cloud da shelly, etc ).

Para despistar e ver onde poderá estar o "engasgo".

Faz uns testes com pouca carga ( desliga TD da rede, fica só com o router do operador ligado), e só com o portátil, e de seguida com a rede ao completo.

Última edição:
Continuo a achar que deverias olhar para o teu sistema de home assistant. E esforçar mais aí.

Como te digo, aqui a APP da Shelly também tem falhas. Tenho que reiniciar a APP (felizmente uso pouco).
Experimenta ligar o Shelly também ao Google Home ou equivalente em IOS. O Smart things também me dá problemas do género.

Um ping de 300 não é suficiente para a ligação cair, IMO.

Tenta também, na loucura, abrir uma porta do router direto a um device dos Shelly (alguns tem painel web) e quando a APP estiver offline tenta abrir lá. Vais ver que o dispositivo está online. Não deixes aberto depois, faz só o teste.

Após ter falado com com o suporte técnico da Vodafone o problema parece-me ter ficado resolvido.
Não sei o que fizeram mas remotamente resolveram a situação.

Back