skaterajfst
Membro
Boa tarde pessoal,
tenho o seguinte setup:
- Modem/Router da VDF SR3 Huawei OptiXstar HG82476-8N-10 (Plano 1Gbps)
- Sistema Mesh Deco XE75 (principal + 4 satélites) tudo ligado por cabo
- Switch TP-Link TL-SG108 + 3 x Switch TL-SG105
O esquema na casa é mais ou menos isto:
Acontece que já fiz de tudo. Retirei todas as funcionalidades extra dos decos, liguei o decos satélites diretamente ao router, mudei nos decos do modo Router para o modo de Ponto de Acesso e mesmo assim tenho problemas de estabilidade de internet.
Tenho cerca de 60 dispositivos ligados na rede e os problemas são:
- Latência muito alta, isto é, o telemóvel recebe as notificações com 3-5 minutos de atraso;
- Vários Shellys a desconectarem-se constantemente pela instabilidade das ligações, mas somente os de segunda, terceira e quarta geração, inclusive um Shelly Pro 2 ligado por cabo ethernet. Pela aplicação da Shelly muitas vezes não funciona mas se for pelo Home Assistant (ligado por cabo à rede), eles ligam consistentemente de imediato.
Fiz um upgrade recentemente de um sistema Deco X10 para este sistema na esperança de ter melhorias de resposta mas o problema mantem-se.
A nível de DNS já experimentei o da Google mas mesmo assim tenho tudo na mesma.
Os Switchs serão os mais adequados?
O que mais eu posso fazer?
tenho o seguinte setup:
- Modem/Router da VDF SR3 Huawei OptiXstar HG82476-8N-10 (Plano 1Gbps)
- Sistema Mesh Deco XE75 (principal + 4 satélites) tudo ligado por cabo
- Switch TP-Link TL-SG108 + 3 x Switch TL-SG105
O esquema na casa é mais ou menos isto:

Acontece que já fiz de tudo. Retirei todas as funcionalidades extra dos decos, liguei o decos satélites diretamente ao router, mudei nos decos do modo Router para o modo de Ponto de Acesso e mesmo assim tenho problemas de estabilidade de internet.
Tenho cerca de 60 dispositivos ligados na rede e os problemas são:
- Latência muito alta, isto é, o telemóvel recebe as notificações com 3-5 minutos de atraso;
- Vários Shellys a desconectarem-se constantemente pela instabilidade das ligações, mas somente os de segunda, terceira e quarta geração, inclusive um Shelly Pro 2 ligado por cabo ethernet. Pela aplicação da Shelly muitas vezes não funciona mas se for pelo Home Assistant (ligado por cabo à rede), eles ligam consistentemente de imediato.
Fiz um upgrade recentemente de um sistema Deco X10 para este sistema na esperança de ter melhorias de resposta mas o problema mantem-se.
A nível de DNS já experimentei o da Google mas mesmo assim tenho tudo na mesma.
Os Switchs serão os mais adequados?
O que mais eu posso fazer?
Última edição: