Instabilidade porquê?...

Asper

Membro
Estou a fazer overclocking neste sistema:
Antec TX640B com fonte 450W (incluída)
Asus P5LD2
Pentium D 930 & Thermaltake Big Typhoon
Asus EN7600 GS Silent
Corsair TWIN2X1024-5400C4

Por enquanto estou interessado na estabilidade do processador. Inicialmente a temp indicada para a board era de 45ºc, mas instalei uma ventoinha de 80mm para arrefecer a placa gráfica que pelos vistos também apanha o northbridge pq agora a temp indicada é de 33-35ºc. Em todos os testes que fiz a temperatura do processador não ultrapassa os 50 e poucos graus, a 100%.

Consigo por o processador a 3,5GHz sem problemas sem alterar a voltagem (+- 1,27V). Mas a 3,6MHz já puxei a voltagem até 1,4V mas continuo com instabilidade. O computador reinicia ao fim de um bocado a correr o BOINC e tb com o Guild Wars, que tem uma utilização de processador baixa, menos de 30%.

O que é que está aqui a limitar? As minhas melhores hipóteses são:
- A board não está a ser bem arrefecida
- A fonte não consegue garantir voltagens elevadas com consistência.

Será que alguém tem alguma ideia/sugestão para ista situação?
 
Tenho o RightMark Memory Analyser e tb tenho um memtest que vem com o Ubuntu e corre no arranque (em vez do sistema operativo). Estes servem? Ou onde se saca esse memtest que o GhostMaster referiu?

A memória esteve inicialmente com as defs auto da board, que eram basicamente ~667 MHz, 1,70V (segundo o Asus Probe) e uns tempos muito relaxados tipo 5-6-5-16. Havia crashes como agora.
Depois apliquei o resultado de uma análise que li e pus a ~800MHz, 2,1V e 4-4-4-12. Já está assim há 24hrs a correr o Seti, com jogos por cima, etc e ainda não houve crashes - a 3,5GHz.

Bom, as fontes da Antec, mesmo OEM são boas... podem é não ter potência suficiente. Quanto é que acham que preciso?

Também é preciso dizer que as configs que li com velocidades maiores eram com boards com o chipset 955X e não com o 945 que a minha board tem.
 
Eu penso que é falta de voltagem para funcionarem como DDR2-667.

Acho que o mínimo seriam 1.8V, daí a instabilidade.

Se não houver instabilidade com 1.8V, acredito que a 667MHz consigas puxar para 4-4-4-12 ;)
 
Eu penso que é falta de voltagem para funcionarem como DDR2-667.

Acho que o mínimo seriam 1.8V, daí a instabilidade.

Se não houver instabilidade com 1.8V, acredito que a 667MHz consigas puxar para 4-4-4-12 ;)

Se leres melhor o meu último post, está lá que neste momento a memória está a 2,1V, 800MHz e 4-4-4-12 e tenho instabilidade acima dos 3,5GHz. Já está assim há quase 36hrs seguidas sem crashes.

Para o teu post, a minha pergunta é: Se a memória está estável com estas definições (overclocked), se eu aumentar o FSB (a velocidade do processador) posso ganhar estabilidade baixando as specs da memória para valores stock e pondo a voltagem por ex. em 1,9V?

(pelo que li a voltgagem recomendada pela Corsair é de 1,9V)
 
A memória esteve inicialmente com as defs auto da board, que eram basicamente ~667 MHz, 1,70V (segundo o Asus Probe) e uns tempos muito relaxados tipo 5-6-5-16. Havia crashes como agora.

Daí eu ter respondido:

Eu penso que é falta de voltagem para funcionarem como DDR2-667.

Acho que o mínimo seriam 1.8V, daí a instabilidade.

Se não houver instabilidade com 1.8V, acredito que a 667MHz consigas puxar para 4-4-4-12 ;)

Já agora, não devem ser as definições automáticas da MBoard, mas sim os tempos por SPD das memórias.



Para o teu post, a minha pergunta é: Se a memória está estável com estas definições (overclocked), se eu aumentar o FSB (a velocidade do processador) posso ganhar estabilidade baixando as specs da memória para valores stock e pondo a voltagem por ex. em 1,9V?

Isso é tentativa e erro (ou não) ... Eu não posso adivinhar se as memórias vão ou não ficar estáveis à frequência X com a voltagem Y e timings Z.

A voltagem é a mesma coisa. Metes um valor e testas a estabilidade.

Se está instável, sobes a voltagem e verificas a estabilidade, tendo em conta o valor máximo de voltagem.

etc :)
 
Back
Topo