1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas Instalação de equipamentos em rede!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Mesozoico, 19 de Março de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 683)

1. Olá a todos,

Trabalho numa empresa de panificação equipada com 6 terminais de ponto de venda (POS).

Recentemente, decidiu-se instalar internet na empresa de forma a colocar em rede todo o sistema de atendimento ao publico juntamente com os 3 PC´s da administração da empresa.

Contactei algumas empresas de informática por email (umas responderam outras não)... Todavia aquelas que responderam vieram complicar tudo! Começaram a falar em comunicações por acesso remoto, terminal service, HUB/switch...

Como estes vendedores tentam sempre vender mais do que aquilo que lhe é pedido, e de forma a estar minimamente informado sobre o que será necessário para o meu caso, gostaria de saber se algum de vós me poderá ajudar a tomar a melhor decisão...

A empresa é relativamente pequena, cerca de 20 funcionarios, e basicamente pretendemos instalar internet para enviar informações entre terminais de venda, permitindo o armazenando da informação (por exemplo dados relativos às vendas) num unico local. Eventualmente precisaremos de nevagar na internet para contactar fornecedores ou fazer uma ou outra pesquisa (mas serão casos pontuais).

Se me puderem dar algumas dicas agradecia!

Boa noite.

2. amjpereira

amjpereira Folding Member

Tem varias hipóteses, comprar 2 ou mais routers "residenciais" e interliga-los entre si, sejam wireless ou não, ou utilizar um switch de 24 portas por exemplo.

São as formas mais simples.

Contudo senão estou em erro e posso estar, se utilizar um switch necessita de um servidor DHCP ou então de IP's fixos em todas as maquinas.

Esta ultima parte não sei porque nunca montei uma "grande" rede usando switches.

Cumprimentos

3. miraportuga

miraportuga Power Member

Grande ou pequena, se vai interligar 2 redes (internet e intranet) tem de ter sempre um router pelo menos.
    Eu diria para adquirirem uma(ou mais) maquinas para navegar na internet(pesquisar , fornecedores e tal) e separarem as redes, POS numa, maquina para pesquisar na internet outra, e Administração+Servidor central(onde os dados seriam guardados) noutra. Digo assim por razoes de segurança.... quanto ao equipamento seria necessário 3 routers e um switch que funcionasse com Vlan's.
    Como é óbvio é só uma sugestão....

Cumps

4. Kain

Kain Power Member

3 routers porque?

Sim a separação por vlans seria o ideal mas muitas vezes é um bocado overkill.

Pode n ser a solução mais ideal mas com um router e um switch já fazem a festa mas tem de ter em consideração a área a abranger.

podem fazer de duas maneiras:

1º Compram um router minimamente decente (estilo Draytek 2820) e um switch. Ligam o router a net e o switch liga ao router. Ficam com acesso a net, rede em todos os postos e mais umas quantas funcionalidades que de momento podem não fazer falta mas de futuro nunca se sabe.

2º Compram já um bom router e um switch que suporte vlans e configuram uma topologia router on a stick.
    As vlans( ou virtual lan) permitem segmentar a rede. Por exemplo num switch de 24 portas podemos dizer que as 10 primeiras estão na vlan1 e as restantes na vlan2. Com isto apesar de estar tudo ligado ao mesmo equipamento, são tratadas como redes diferentes e não comunicam entre si. Depois entra o router on a stick ( que é um nome uma beca parvo eu sei mas é mesmo esse o termo), que fica a ligar a internet e a servir de ligação entre as duas vlans.

Profissionalmente a segunda opção é muito mais correcta mas também é a mais cara.
    Caso queiram algo simples ( que acontece em 90% dos casos com as PME) a primeira opção é a mais vantajosa.

5. miraportuga

miraportuga Power Member

No final de tudo acabas por me dar razão quanto ao uso de vlans :P

Quanto aos 3 routers, não me lembrei que podia fazer o serviço só com um.... é o que dá ter uma porrada deles em casa :lol:

Cumps

6. Kain

Kain Power Member

Sim mas isso nunca pus em causa. So disse que era um bocado overkill, no entanto não deixa de ser a solução idílica.

7. kazuza

kazuza Power Member

Visto que tem mais que 4 postos de trabalho, já compensa um servidor....

Esse servidor teria a seu cargo todas as tarefas de gestão de trafego e controlo de acessos sem necessidades de vlans e o camandro ...

KISS

Partilhar esta Página