clix geralmente tem pings superiores que o resto dos ISP's
Simplesmente porque a clix utiliza Interleaved ao invés de Fast, como o fazem outros ISPs.
Não vale a pena agora explicar o que é isto aqui (
google é nosso amigo) mas obriga a um "esforço" adicional nos equipamentos ligados, o que provoca um atraso de entre 5 a 10 ms.
Ou seja, se num determinado servidor tiveres 15ms de ping em Fast, em Interleaved terás entre 20/25ms.
Sinceramente, este acréscimo de ping NÃO AFECTA EM NADA a tua jogabilidade!
Bem, tal como disse, isso do "chega perfeitamente" é relativo... De vez em quando jogo alguns jogos online, e estar com uma sniper a tentar fazer headshot a um player a 500 metros de distância não é fácil (especialmente porque os jogadores não estão quietos) e nota-se bastante bem a diferença entre jogo Online e numa LAN. Se formos agora para Net Móvel, pior ainda.
Cumps
Não é relativo, 60 ms sem loss nem choke não notas, ponto final. Se afirmas o contrário não sabes do que falas.
Jogo todo o tipo do jogos on-line desde os 33k até agora, e sei o que digo.
Desculpa mas nao concordo , acho que teres 60ms e 10ms nao tem nada haver , qualquer jogo corre muito mais fluido com 10ms de ping e acertas melhor, ping seja eles quais forem, quando menor melhor em qualquer jogo, principalmente nos FPS.
Concordo com o Azevedo.
Teres 60ms ou 10ms, se não acertas o headshot é porque te falta skill
Se me disseres que normalmente associado ao ping alto (60ms é alto?!?!) está packet loss e instabilidade, aí a conversa é outra. Agora teres 60ms sem nada mais a prejudicar, tomara muitos com 15ms em nets fanhosas (temos muitos exemplos dessas "net's") terem isso e até mais desde que fosse uma linha limpinha.
E tal como o Azevedo, eu também sei do que falo. Já jogo online FPS's desde o velhinho quakeworld (1996), que comecei com um modem 28,8k e pings à volta dos 230ms em servers nacionais. Mais tarde com o protocolo universitário consegui uma linha rdis de dois canais com 128kbps (grande avanço!! comparem com as velocidade hoje...). Com a RDIS conseguia pings de 50ms (falo sempre em servers nacionais, na altura telepac), mas conhecia pessoal com rdis q tinha cerca de 30ms.
Digo-vos, o quakeworld é um jogo que não tem algoritmos preditivos tão avançados como os jogos actuais, o que quer dizer que o ping influenciava
de facto! Quando lagavas, lagavas
a sério!
E, mesmo assim, na altura eu não deixava de shaftar e snipar os meus colegas que tinham os tais 30ms, aquilo era instantâneo. ALIÁS, na altura era impensável alguem se queixar de ter 20ms e o amigo ter 15ms (como hoje em dia com as redes da "nova geração").
Agora respondendo à questão do Guna, é simples: vai para o ISP que te dê melhores condições de velocidade/serviços e ao melhor preço, mas ADSL ou Fibra (não aconselho Netcabos/Zons pelo traffic shaping agressivo). E, acima de tudo, não faças do ping um factor decisivo na escolha, não te preocupes com o ping.
Just my 2 cents...