1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalação de placa gráfica ATI no Ubuntu

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por vjoe, 29 de Abril de 2006. (Respostas: 17; Visualizações: 1773)

1. vjoe

vjoe Power Member

Boas,

Há uns tempos andei a ver se instalava a minha placa gráfica (ATI 9600 XT) no Ubuntu para assim facilitar uma possível migração Windows XP -> Ubuntu Linux. No entanto, nunca tive sucesso até que desisti. Tentei vários wikis e nem mesmo no fórum oficial do Ubuntu consegui resolver o meu problema.

Sendo o Techzone um fórum com tantos utilizadores, gostaria de saber se há aqui alguém que tenha instalado a sua placa ATI com sucesso e como. :)

Obrigado por qualquer ajuda :wink:

2. hellaxe

hellaxe Power Member

Mais informações ajudavam: modelo, versão ubuntu,etc
    Fizeste tudo certinho o que está nos guias do forum oficial?

Edit: já vi o modelo.

3. CR_

CR_ Power Member

4. reiz

reiz Power Member

o ubuntu tem mel ou que?? ja migravam para o pai!!!! debian!!!! migra que nao te arrependes e facilmente poes a rular os drivers da ati!!! debian rules

5. vjoe

vjoe Power Member

Com esses consigo jogar bem?

Nem é tarde nem é cedo :P
    O que me prende ao Ubuntu é já estar familiarizado com ele, os cds à borla e a grande comunidade e apoios que tem. Conheço pouco do Debian :\

6. Tuaregue

Tuaregue Power Member

não tem mel, mas tem um configurador mais fácil (dentro do possível) que o debian, e a versão stable do ubuntu tem mais software novo que a versão stable do debian. Antes de usar o Ubuntu usava Debian unstable e testing em alguns pacotes.

7. reiz

reiz Power Member

lol se kerem facilidade vao para o caixa magica, mandriva ou kurumin..lol quanto à comunidad e pacotes estao totalment enganados... ja por algum coisa é k debian é o pai do ubuntu e muitas mais distros.. pod é ser mais facil pa kem ainda nao percebe muito de gnu/linux!!! eu ja usei ubuntu e nao vejo nada de interessant nele apenas o caso de ser um debian-based pois gosto muito de debian tudo k ha para ubuntu ha para debian mas nem tudo k ha pa debian ha para ubuntu.. ubuntu é bom pa kem nao ker ter muito trabalho e nao quer pesquisar a fundo.. mas pronto tudo isto nao passam de opinioes e filosofias

abraco reiz

8. vjoe

vjoe Power Member

Eu basicamente só quero uma distribuição onde possa instalar a minha placa gráfica. Se possível, o mais parecido com o Ubuntu (em português, simples e prática)

9. reiz

reiz Power Member

pods faze-lo em todas ou quase todas as distros, cada uma com o seu grau de dificulad

10. vjoe

vjoe Power Member

Sim mas eu quero a que for mais fácil :P

11. sike

sike I'm cool cuz I Fold

Com o link que te dei só precisas de correr 3 comandos :)

12. vjoe

vjoe Power Member

13. Tuaregue

Tuaregue Power Member

tens de concordar que o debian stable tem pacotes com versões mais antigas, e não tão fresh quanto o ubuntu, se queremos no debian pacotes com versões mais recentes ai temos de usar o repositório unstable e o testing. Prova disto é ver que o Gnome no ubuntu é sempre a ultima versão ou quase sempre a ultima versão, enquanto que no debian...

14. CR_

CR_ Power Member

a mim placa e uma 9200... e ati não tem drivers decentes. Para jogar como em windows tenho de baixar um bocado a resolução.

A tua se for a que eu penso da para jogar bem...

EDIT: aconselho compilares o kernel... nota-se bastante na performance do pc (e.x.: firefox demora menos de metade fo tempo a abrir) tens aqui um link com how to para 5.10 http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=157560

Última edição: 1 de Maio de 2006
  15. Tuaregue

Tuaregue Power Member

Qual é a versão que usavas dos package do kernel? 386 ou a 686?

16. reiz

reiz Power Member

nao uso gnome....uso ion3.. isso é mt facil usas debian testing (etch) k vez...

17. CR_

CR_ Power Member

saquei so o que tava no how-to :X

mas no /sysinfo dá-me

os[Linux 2.6.16-ck3 i686]

EDIT: era de noite e tal.... tu escolhes ao compilar o kernel o processador eu tens... eu escolhi P4 (o meu)

Última edição: 2 de Maio de 2006
  18. Tuaregue

Tuaregue Power Member

Sim eu sei que escolhes o processador(ainda sou do tempo que os packages só vinham para 386, e por isso tive de compilar mts vezes o kernel, e levar com o kernel panik), mas como disses-te que notas-te diferença. É que eu só notei diferença quando passei de i386 para i686 (package), quando compilei não notei diferença entre o package e o kernel compilado.

Mas tú não está a usar um kernel normal, tas a usar o kernel com patch do Con Kolivas, assim já notas alumas diferença.

Partilhar esta Página