Instalação de Raid-1

rush3r

Power Member
Tenho um computador a funcionar com o Windows Xp Pro num disco IDE de 160 Gb e gostaria de montar um sistema RAID-1 no mesmo com um disco sata de 200Gb.
Penso que não existe problema com os discos, ficando a funcionar o mais lento e com menos capacidade pelo o que tenho andado a ler.
Agora gostaria de saber como posso proceder à instalação propriamente dita do Raid-1. É preciso formatar o disco e voltar a instalar o windows e escolhendo F6 para a instalação dos drivers de Raid ou existe outra maneira ?
 
vamos ver se eu entendi.. queres fazer um raid 1 com um disco IDE e com um disco SATA???? nunca tal vi, um sistema RAID recomenda-se que os discos tenham o mesmo sistema. (sata, 8 mb de cache, o mesmo tamanho.. etc.. ) so assim um sistema raid e fiavel
 
ler o manual da motherboard

Se ainda soubesse onde ele anda... até o fazia :lol:

Quanto aos discos terem o mesmo sistema... não há problema, eu arranjo 2 discos IDE ou 2 discos Sata o problema não está aí e pelo o que li a diferença de tamanho não é problema.
Agora os procedimentos para realmente instalar esta brincadeira é que não consegui perceber bem, já alguém meteu algo do género a trabalhar? ( para o efeito é igual para quase qualquer tipo de RAID)
 
Na minha opinião, o melhor seria sempre discos iguais...

Qual é a board?

Pelo o que diz o everest é uma MSI 661FM2-v ( ou FH -não tou bem a perceber a minha letra) e pelo o que li no site da mesma, pelo o chipset parece-me que suporta RAID 0 e 1.

Podes me só explicar porque é melhor com discos iguais ou não ? uma questão de fiabilidade ?
 
Imagina, o raid funciona mais ou menos assim:

raid0: tens 2 discos, ele ora escreve num, ora no outro, quando chegas ao fim do 1º disco vais também chegar ao fim do segundo disco, todo o espaço que ficar extra, vai fazer com que o pc se baralhe

raid1: tens 2 discos onde o conteudo do primeiro vai ser copiado automaticamente para o segundo. Se tens um disco de 80 em 1º e 160 em segundo, ele só vai copiar 80gb para o segundo, desaproveitando os restantes, se tiveres o 160 em 1º, não consegues fazer nada de jeito porque só tens 80 para receber a cópia...
 
Imagina, o raid funciona mais ou menos assim:

raid0: tens 2 discos, ele ora escreve num, ora no outro, quando chegas ao fim do 1º disco vais também chegar ao fim do segundo disco, todo o espaço que ficar extra, vai fazer com que o pc se baralhe

raid1: tens 2 discos onde o conteudo do primeiro vai ser copiado automaticamente para o segundo. Se tens um disco de 80 em 1º e 160 em segundo, ele só vai copiar 80gb para o segundo, desaproveitando os restantes, se tiveres o 160 em 1º, não consegues fazer nada de jeito porque só tens 80 para receber a cópia...

Sim isso eu tinha percebido, mas o desperdício do espaço restante não é problema dado que são de 160Gb e 200Gb e a informação que preciso guardar com redundância é só por volta dos 60 Gb.

Gostaria era que alguém me podesse explicar como é que realmente meto os discos em raid :S

A ideia que tenho é que tenho de re-instalar o windows premindo o F6 e inserindo uma disquete com os controladores RAID da board. Agora não sei se é apenas isto ou se é preciso fazer mais alguma coisa...

Já agora aproveito para perguntar se não é possível fazer RAID em software e se é fiável ou nao.
 
Vais ao site do fabricante da board, seleccionas o teu modelo, fazes download do manual.
Lá deve vir tudo explicado (normalmente assim é ...)
 
Não. Estive a verificar e ambos os discos são SATA um de 160gb e outro de 200Gb mas não me interessa a perda dos 40 Gb de diferença.
Consegui também encontrar o manual da board e tive lá a ver as instruções para meter em Raid-1 mas ainda fiquei na dúvida se preciso de re-instalar o windows ou não.
Pelo o que percebi o windows tem de ser instalado com os controladores SCSI (?) e tive a ver no gestor de dispositivos e está lá... portanto presumo que não preciso de re-instalar mas vou experimentar esta noite ou amanhã, sabem-me esclarecer sobre isto ?
 
é realmente aflitivo a falta de informação sobre este tema... sobre o que são cada tipo de RAID que é informação básica encontra-se em cada canto... informações de como realmente concretizar a coisa é que é mentira... tenho as instruções de como é que crio o vector em raid 1 através do manual da board, depois já li que tenho de instalar os controladores RAID na instalação do windows... mas eu fui ver ao sistema e realmente estão lá os controladores de SCSI portanto seria simplesmente meter isto em vector RAID-1 ... gostava era de realmente ter a certeza que é assim, dado que está muita coisa em jogo, já que no windows em questão já está configurada uma série de configurações que demoram vários dias a serem repostas... ninguém já esteve nesta situação que me possa dar umas dicas ?
 
Back
Topo