1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalação de SO em Asus P5Q Deluxe

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por jclacerda, 14 de Novembro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1365)

1. jclacerda

jclacerda Power Member

Boas a todos
    Acabei de montar um pc para um amigo que com a board Asus P5Q Deluxe.
    (Quad Core 9550, Asus P5Q Deluxe, Fonte Cooler Master 700w modular, Disco 500gb. 4gb Ram)
    Até aqui tudo bem quando me vou dedicar á instalação do SO.
    Já instalei uma data de SO anteriormente não consigo perceber o que se passa com este :)
    Os drives ópticos dele são IDE mas estão visíveis e foram detectados na BIOS.
    Seleccionei na BIOS o Boot Device Priority o único drive que tem DVD.
    Até aqui tudo bem...
    Arranca, passa o Express Gate, Faz a detecção ( Marvell qualquer coisa) das drives IDE e ali fica.
    Um ecrã preto com um tracinho a piscar no canto superior esquerdo.:007:
    Há alguma opção que tenhamos de seleccionar ou desactivar/activar na Bios para o pc fazer o arranque normalmente pelo DVD? ou pleas drives IDE? Ou tem de ser uma drive optica SATA?

Agradeço desde já a ajuda

Última edição: 14 de Novembro de 2008
  2. Ralf23

Ralf23 Power Member

Epá tem graça que acabei de montar agora um Q6600 numa P5Q Pro e tive um problema semelhante. Mas já está resolvido.
    Não percebi bem o que fiz, mas depois de reiniciar várias vezes, trocar módulos de memória, ligar sem ter drives ligadas e de fazer reset à BIOS isto começou a dar.
    Gostava de saber como, mas ao menos já funca.

3. Tuca

Tuca Power Member

ja experimentas-te com outros cd's de SO ?!

tens as drives configuradas com master/slave?
    atribui o arranque a outra drive optica e experimenta instalar novamente

4. jclacerda

jclacerda Power Member

Tem as drives correctas.
    E já experimentei outros So.
    Vou tentar fazer reset à Bios....

5. jclacerda

jclacerda Power Member

Pergunta de noob?
    Como se faz reset a bios nesta board?
    Tiras-se a pilha?
    nao descubro o jumper...

6. rav3n

rav3n Power Member

nao deves seleccionar o "IDE" ou "DVD" no boot device; tem de ser mesmo "nome da drive"

tb tens de ter o controlador IDE activo, mas pelo que dizes acima já está
    e desliga tudo o que nao uses, como x-press gate, x-pert drive e onboard devices, nao vá ser disso

7. jclacerda

jclacerda Power Member

O drive seleccionado tem o mesmo nome IDE: Sony etc etc
    Ja desliguei as cenas que não preciso mas continua tudo na mesma...
    Passa o logótipo Lifestyle e dps reconhece os drives IDE e depois nada...
    Empanca num ecra preto com o tracinho a piscar...
    Isto é um desespero...
    Ter aqui a máquina pronta e não conseguir por isto em condições.
    Ela reconhece tudo mas quando chega A parte de arrancar o DVD nem dá sinal...
    O leitor dá sinal de vida um bocadito mas depois desliga luz e ficamos por aí...

Será com uma drive óptica SATA isto não acontecia?

8. Syncmaster

Syncmaster Power Member

Ando para comprar um PC novo, com uma motherboard ASUS P5Q, e tenho andado a ver a compatibilidade desta board com o Ubuntu 8.04/8.10.

De qualquer forma, houve malta que teve problemas a instalar o ubuntu e resolveu através de:
    - Mudança da ligação do disco SATA para a porta 1 ou principal(?)
    - Mudança na BIOS para os dispositivos SATA não aparecerem como IDE, mas como AHCI Ou algo semelhante.

Ficam as dicas... Tenta outras portas SATA ou mudar o comportamento do disco na BIOS.

9. searaider

searaider Power Member

Viva, realmente não sei o que se passa ai, eu tenho essa board, estou com o o vista e o xp instalados e não tive problema nenhum, poderá ser problema do dvd, cd?

10. Tuca

Tuca Power Member

eu ja tive casos (em outras boards) que aconteceu semelhante e experimentei outra drive optica (IDE na mesma) e resolveu o problema
    por isso é que eu te disse em cima para atribuires o arranque a outra drive

11. Funtux

Funtux Power Member

qual é o SO que tás a instalar?? será o vista 64bit?

12. jclacerda

jclacerda Power Member

- Mudança na BIOS para os dispositivos SATA não aparecerem como IDE, mas como AHCI Ou algo semelhante - esta situação deixou-me intrigado por não saber exactamente como fazer isto.
    Basicamente por IDE só estão a ser reconhecidos os dois dirves ( 1 de cd e outro de DVD), de resto o disco (500gb) está identificado como SATA. Não compreendo a alteração que tem de ser feita. Help?

De facto pode ser problema da drive optica mas elas estavam a funcionar perfeitamente no outro pc. Mesmo assim amanha vou trocar o cabo de ligação e a drive por um meu e ver o resultado.

Já foi feito isso mas o problema persistiu. So ha uma drive de DVD e outra de CD então tentei instalar um Vista por DVD e um XP por cd....as drives são diferentes (forma atribuídas no arranque) mas o problema persiste

DE facto é o Vista 64 mas o problema foi o mesmo quando tentei instalar o XP

13. jclacerda

jclacerda Power Member

Ok.
    Desisto.
    Eu penso que a Board está mesmo com defeito.
    O meu amigo vai levar o pc para o departamento de informatica dele e eles que se rsesolvam.

Obrigado pelas sugestões e ajuda.

14. Funtux

Funtux Power Member

Vê se não é pouca voltagem nas memorias.
    Ja tive problemas com a board porque com 4Gb ela precisar de mais volts. Normalmente ela funciona a 1.8v. Vai à BIOS e altera para 2.00volts (max 2.20v).

Já reparei tb que muitos se deparam com o mm problema tendo trocado boards para nada. Graças ao Rustybalz não precisei gastar mais $.

Experimenta por mais voltagem nas memorias. Mal não vai fazer (desde que não passes dos 2,20volts)

15. jclacerda

jclacerda Power Member

Por acaso tentei fazer isso também...
    Na minha pesquisa por solução encontrei esse tópico mas o probelam manteve-se.

O técnico de informático da empresa do meu amigo vai-se entreter à procura de solução.
    Vou tentar saber qual era o problema e postar aqui resultados.

Obrigado a todos

16. jclacerda

jclacerda Power Member

Ok.
    Eu devo andar a ficar velho

O problema era única e exclusivamente o cabo IDE das drives ópticas estava ao contrário...Acho que me vou dedicar à pesca.
    Já funciona tudo bem...

Problema resolvido.
    Obrigado pelas sugestões e ajuda demonstrada

Partilhar esta Página