1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Instalação de SO em portatil comprado sem SO

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por J_M, 3 de Março de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 1352)

1. J_M

J_M Power Member

Boas, comprei o meu primeiro portatil recentemente (compal hel80) na *****. Nas especificações diz que vem sem sistema operativo. Eu possuo o cd em casa mas a minha duvida era a seguinte:
    como vem o portatil sem SO? Que devo fazer para lhe colocar em casa o SO? basta colo9car o cd do windows que ele instala automaticamente? ou pelo facto de vir sem nada preciso de fazer algo mais? instalar drivers e o resto será facil depois de ter SO no portatil...

2. skandal

skandal Power Member

Basta colocares o CD e seguires as "instruções" para instalar o SO. não precisas de mais nada.

3. J_M

J_M Power Member

Obrigado pela ajuda

4. Romani48

Romani48 Power Member

A não ser que o disco seja SATA, ai podes precisar dos drivers.. (procura no forum se tiveres algum problema deste tipo)

cumps

5. J_M

J_M Power Member

O disco é:
    -Disco rígido 120GB S-ATA

REcebendo o portatil que tenho q fazer antes de colocar o cd do SO? preciso das tais drivers?

6. bseixas

bseixas Power Member

Instala o OS e dp instala os drivers que vêm no CD do Compal HEL80 fornecido com o portátil, ficará tudo a bombar... ;)

7. Romani48

Romani48 Power Member

Pois mas alguns discos SATA e todos em RAID precisam de ser instalados drivers para o Windows (em ambiente texto na instalação) detectar o Disco.. tenta se tiveres problemas, o melhor é mesmo criares um cd com o nlite e os drivers SATA lá incluidos

8. J_M

J_M Power Member

Não percebo nada disso, espero nao encontrar problemas. Tenho uma duvida, se eu ligar o portatil como ele vem ( sem SO ) o que me vai aparecer?

9. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

nada :x2::lol:

10. fsschmitt

fsschmitt Power Member

deve te aparecer a BIOS ...
    Ligas o pc, inseres o cd, renicias o pc se demorares muito, e ele te vai abrir uma instalação .... e dps eh so instalares e seguires os passos.

Se o menu de instalação nao abrir logo , vais a BIOS (F1 ou F2 ou delete, depende de PC pra PC)
    e no sector : Boot metes para ele fazer boot apartir do leitor de CD

cumps

11. J_M

J_M Power Member

entao em principio é só isso....mas, como já disseram, o disco é SATA e posso ter problemas. Que problemas serão? nao instala o windows pq nao detecta o disco? Que devo fazer nesse caso?

12. uterrorista

uterrorista Suspenso

se for semelhante ao meu desktop com um sata...
    é assim:
    arrancas com o CD do windows:
    *começa a carregar os drivers automaticamente (ecrã azul)
    vais olhando para o fundo do ecrã...
    a dada altura deve aparecer uma coisa do tipo: prima tecla 'x' para instalar drivers para Sata.
    pressionas a 'tecla x', e a instalação continua a carregar os drivers até que dada altura te pede o cd/disquete com os drivers para o disco sata. inseres o cd... vais seguindo as instruções... colocas o cd do windows novamente... e continuas a instalação normal.

deve ser só isto.

13. J_M

J_M Power Member

Entao o CD com as drivers para o disco SATA vêm com o portatil ou terei que fazer o download? Obrigado por toda a ajuda até agora.

14. luikki

luikki Power Member

não disseste se o portátil trazia ou não cd´s de drivers...
    uma coisa é vir sem os...
    outra é vir sem drivers ....
    para instalar o os segue as instruções que o uterrorista deu...

15. J_M

J_M Power Member

A verdade é q o portatil chega esta semana, antes de sexta feira, e eu decidi vir aqui tirar as duvidas todas antes de começar a tratar de tudo quando ele chegar. Em principio deve vir com um cd com drivers, presumo q venham as drivers SATA no cd...

16. Mitch

Mitch Banido

pode até nem precisar de nada.
    até hoje só montei um pc com drive sata, e não foram necessários drivers nenhuns para o disco duro, usando um XP sem service packs (ou seja, algo antigo).

17. crowheart

crowheart Power Member

E comprei o mesmo computador e não é preciso nada disso, basta correr o cd de instalação do SO e depois instalar os drivers que veem com o computador, atenção a placa se som que é preciso uma ginástica do caraças...

18. J_M

J_M Power Member

Qual o problema com a placa de som? não vêm os drivers com o computador?

19. bseixas

bseixas Power Member

É o q se chama pôr a carroça à frente dos bois... :p

Já passei por esse processo ao instalar 3 OS no Compal Hel80 e n tive problemas nenhuns com drivers SATA... ;)

E sim o portátil vem com o CD drivers, e para uns + recentes, é só ir buscá-los a www.compal.com, inclusivé drivers recentes para o Vista q n vêm no CD de drivers... :)

20. J_M

J_M Power Member

Não gosto de começar uma coisa e ter que parar e procurar ajuda a meio. Quero pegar no portatil, nos cds, e saber o que tenho a fazer, e como resolver algum problema caso me apareça algum. Para a proxima que tenha que fazer algo igual já estou preparado, é assim que se aprende.

Partilhar esta Página