instalaçao de Suse 9.1

CorreiaRS

Power Member
bem, finalmente resolvei pensar em aventuras e enfiei na drive o Cd que tinha arrumado la em casa .... a minha duvida é:

eu tenho o XP Pro SP1 instalado na drive C:
posso instalar o Suse a partir do cd (para a drive D:), ou a instalaçao vai-me assumir a drive C: e dar cabo do windows?

é que apareceram pra lá umas coisa que me assustaram
untitled3ry.jpg


fala em particionamentos e tudo mais .... fiquei assustado
 
O melhor que tens a fazer é criar um espaço vazio no disco, ou seja com o Partition Magic ou outro software semelhante reduzes o espaço do disco D, ficando a parte que quiseres sem nada.
Após esta operação, instalas o Suse mas na parte do disco livre. Creio que ele pergunta isso no processo de instalação. Atenção ao tipo do file system, eu coloquei no meu ext2 e ext3 e não o que ele põe por defeito. Pelo que li são os mais fiáveis, mas os experts daqui podem dar melhores informações acerca disso.
Depois é só instalar e esperar +- 20 minutos.
Good Luck.

PS: não te esqueças de fazer backups das tuas coisas do Win.
 
Esta versão em conreto nunca instalei, mas tipicamente precisas de ter espaço livre no disco para a instalação criar partições ou crias até antes da instalação 2 partições : uma para o SO (ext2,ext3,etc) e outra do tipo linux swap (pequena) ...
Tens é de ter cuidado com os programas particionadores que vêm na instalação do Linux, facilmente fazes m€erd@ se não estás atento :-D .

Depois de tudo instalado tens de configurar o boot , normalmente uso o Lilo, que basicamente defines quais as partições que tens bootable (windows e linux ).

E é isso basicamente :)
 
acho que vou mesmo voltar a ligar o disco de 4Gb que está pra la encostado, instalar o Win98 ou assim, e meter o Suse, pra testar ...
é mais seguro assim :D

ou até, voltar a ligar o PII mesmo ... está-me a parecer muita complicaçao e risco a mais pra me sujeitar a uma nova instalaçao de WinXP forçada ;)
 
Última edição:
CorreiaRS disse:
acho que vou mesmo voltar a ligar o disco de 4Gb que está pra la encostado, instalar o Win98 ou assim, e meter o Suse, pra testar ...
é mais seguro assim :D

ou até, voltar a ligar o PII mesmo ... está-me a parecer muita complicaçao e risco a mais pra me sujeitar a uma nova instalaçao de WinXP forçada ;)

Então mete o disco de 4gb e instala lá o Suse.
Assim não tens problema.
 
bem .... apos ler mais uns posts aqui no forum, já aprendi mais umas coisas ...

...virtual pc's e afins ... vamos lá a ver no que dá ;)

PS: ...pensei que essa coisa do Dual Boot era feita automaticamente (sozinha) :007:
 
A "coisa do dual boot" é feita automaticamente, sim.

O que não é feito é a questão do particionamento ou utilização do disco. Isto porque o instalador não sabe quais são as tuas intenções. Tanto podes querer destruir todo o conteúdo do disco, como podes querer aproveitar espaço livre, como pode querer diminuir partições existentes, para criar espaço livre para o Linux.

Entretanto, já existe o DVD (iso) do Suse 9.2. Se fosse a ti, fazia o download e tentava com esse, sempre é mais recente e completo. São é 2 Gigas e tal. Já instalei o Suse 9.2 num portátil e correu tudo muito bem. É uma distro muito professional e arrumadinha. A nivel de capacidades, por defeito, para configurar um PC com mais de uma placa de rede, foi o melhor até agora. Pode-se definir "routeamentos" permanentes com os utilitários de configuração. Noutras distros não é assim e ainda tenho de investigar como se faz isso. Se alguém souber... ;)

Uma coisa que estou a concluir é que o kernel 2.6.8 é algo fracote/"bugado". Tinha vários problemas (som, placa PCI IDE com drives DVD e CD adicionais) no Mandrake 10.1, que foram imediatamente resolvidos quando lhe coloquei o kernel 2.6.10. Por isso verifica que kernel tem esse Suse, pode ser melhor o que te disse.

Nota: sou pouco mais de um n00b nestas coisas do Linux, por isso, as minhas recomendações devem ser vistas sobre esse prisma. ;)
 
Back
Topo