1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

instalaçao de Suse 9.1

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por CorreiaRS, 22 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 7; Visualizações: 1114)

1. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

bem, finalmente resolvei pensar em aventuras e enfiei na drive o Cd que tinha arrumado la em casa .... a minha duvida é:

eu tenho o XP Pro SP1 instalado na drive C:
    posso instalar o Suse a partir do cd (para a drive D:), ou a instalaçao vai-me assumir a drive C: e dar cabo do windows?

é que apareceram pra lá umas coisa que me assustaram

fala em particionamentos e tudo mais .... fiquei assustado

2. hellaxe

hellaxe Power Member

O melhor que tens a fazer é criar um espaço vazio no disco, ou seja com o Partition Magic ou outro software semelhante reduzes o espaço do disco D, ficando a parte que quiseres sem nada.
    Após esta operação, instalas o Suse mas na parte do disco livre. Creio que ele pergunta isso no processo de instalação. Atenção ao tipo do file system, eu coloquei no meu ext2 e ext3 e não o que ele põe por defeito. Pelo que li são os mais fiáveis, mas os experts daqui podem dar melhores informações acerca disso.
    Depois é só instalar e esperar +- 20 minutos.
    Good Luck.

PS: não te esqueças de fazer backups das tuas coisas do Win.

3. bakano69

bakano69 Power Member

Esta versão em conreto nunca instalei, mas tipicamente precisas de ter espaço livre no disco para a instalação criar partições ou crias até antes da instalação 2 partições : uma para o SO (ext2,ext3,etc) e outra do tipo linux swap (pequena) ...
    Tens é de ter cuidado com os programas particionadores que vêm na instalação do Linux, facilmente fazes m€erd@ se não estás atento :-D .

Depois de tudo instalado tens de configurar o boot , normalmente uso o Lilo, que basicamente defines quais as partições que tens bootable (windows e linux ).

E é isso basicamente :)

4. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

acho que vou mesmo voltar a ligar o disco de 4Gb que está pra la encostado, instalar o Win98 ou assim, e meter o Suse, pra testar ...
    é mais seguro assim :D

ou até, voltar a ligar o PII mesmo ... está-me a parecer muita complicaçao e risco a mais pra me sujeitar a uma nova instalaçao de WinXP forçada ;)

Última edição: 22 de Fevereiro de 2005
  5. hellaxe

hellaxe Power Member

Então mete o disco de 4gb e instala lá o Suse.
    Assim não tens problema.

6. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

bem .... apos ler mais uns posts aqui no forum, já aprendi mais umas coisas ...

...virtual pc's e afins ... vamos lá a ver no que dá ;)

PS: ...pensei que essa coisa do Dual Boot era feita automaticamente (sozinha) :007:

7. johnzap

johnzap Power Member

A "coisa do dual boot" é feita automaticamente, sim.

O que não é feito é a questão do particionamento ou utilização do disco. Isto porque o instalador não sabe quais são as tuas intenções. Tanto podes querer destruir todo o conteúdo do disco, como podes querer aproveitar espaço livre, como pode querer diminuir partições existentes, para criar espaço livre para o Linux.

Entretanto, já existe o DVD (iso) do Suse 9.2. Se fosse a ti, fazia o download e tentava com esse, sempre é mais recente e completo. São é 2 Gigas e tal. Já instalei o Suse 9.2 num portátil e correu tudo muito bem. É uma distro muito professional e arrumadinha. A nivel de capacidades, por defeito, para configurar um PC com mais de uma placa de rede, foi o melhor até agora. Pode-se definir "routeamentos" permanentes com os utilitários de configuração. Noutras distros não é assim e ainda tenho de investigar como se faz isso. Se alguém souber... ;)

Uma coisa que estou a concluir é que o kernel 2.6.8 é algo fracote/"bugado". Tinha vários problemas (som, placa PCI IDE com drives DVD e CD adicionais) no Mandrake 10.1, que foram imediatamente resolvidos quando lhe coloquei o kernel 2.6.10. Por isso verifica que kernel tem esse Suse, pode ser melhor o que te disse.

Nota: sou pouco mais de um n00b nestas coisas do Linux, por isso, as minhas recomendações devem ser vistas sobre esse prisma. ;)

8. CorreiaRS

CorreiaRS Power Member

johnzap .... 9.2 em DVD , já tou a tratar do assunto ;) tks

Partilhar esta Página