Instalação de Ubuntu num SSD externo para usar num Surface Pro 3 - problemas no boot

perdigas91

Power Member
Boa tarde pessoal,

Eu tenho um Surface Pro 3 e dava-me um imenso jeito fazer dual boot com Ubuntu, mas meu Surface tem um SSD de 128 GB e portanto tive que recorrer a um SSD externo.

Segundo vários fóruns, quando instalado numa unidade externa há problemas em o Ubuntu arrancar, ou seja, não arranca (não é bootable). O que eu fiz foi instalar o Ubuntu no SSD externo a partir de uma máquina virtual. Assim não havia "contaminação" de ficheiros relacionados com o boot no meu SSD com Windows (que fazia com que depois se tivesse de reparar o Windows). Depois era "arranjar" a partição EFI, de maneira a que o SSD externo com o Ubuntu fizesse boot. Fiz isto tudo a partir deste tutorial bastante simples:

http://ankov.blogspot.pt/2016/06/ubuntu-uefi.html

que por sua vez é uma simplificação deste:

https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2309963

O meu problema é que faço isso tudo, meto para iniciar com USB na UEFI mas dá-me este erro:

- Secure Boot Violation-
Invalid signature detected. Check Secure Boot Policy in Setup.

Já experimentei não mexer na partição EFI e o resultado é o mesmo. O que eu depreendo deste erro é que o SSD externo é bootable mas não está na base de dados da Microsoft de SOs 'trustworthy'. Isto é estranho pois o Ubuntu encontra-se nessa base de dados, eu não devia estar a ter este problema.

Se desligar o Secure Boot aparece a dizer qualquer coisa do bitlocker e depois aparece-me umas caixinhas com fundo azul para eu decidir se quero desligar o PC, inserir uma pen USB de recuperação, etc. O Ubuntu não faz boot à mesma.

Alguém tem uma explicação para isto? Tenho usado VirtualBox para dar a volta mas é demasiado lento.
 
porquê um disco externo, o teu surface tem ranhura para um cartão SD, compras um cartão SD de 64gb ou 128gb, e repetes o procedimento e já deves conseguir meter o linux no cartão SD como se fosse um HDD interno e com dual boot...

na bios é mesmo só desactivar o secure boot e o fastboot e seguir os procedimentos nos tutoriais e vídeos...
 
Back
Topo