Instalação de Ubuntu

Haxord

Power Member
Boas,
Nunca utilizei linux e queria utilizar o ubuntu em dual boot com o windows. Apesar de estar farto de que as coisas não funcionem muito bem no windows, ainda preciso dele.

A minha questão é durante a instalação, para escolher qual a partição onde instalar.
Tenho visto videos e continuo um bocadinho confuso/não saber bem o que estou a fazer, portanto:
- 1. crio a partição de x gigas no disk device no windows onde quero instalar o linux.
- 2. quando chego a parte de instalação, escolho o "something else" right? pelo que vi o "install ubuntu alongside with windows ... " faz tudo automaticamente (cria as partições etc) e não deixa escolher onde instalar o linux.

É isto? Agora que partições devo criar depois e com quanto espaço, em % percentagem?

Tenho um Asus k450j, hdd e 8 de ram.
Obrigado :)
 
Certo podes fazer assim , criar a partição ja no windows, depois no something else (como tu disseste) escolhes a partição que criaste e metes como mountpoint / (root). Depois, para a particao de boot metes a que ja existe do windows ( /dev/sda1 , um exemplo nao leves a letra ) e como mountpoint /boot ou /boot/efi

Assumi que o teu sistema é UEFI !

Qualquer duvida pergunta é sempre bom ver alguem interessado neste mundo !
 
Pelos videos que vi, eles criam a partição no windows e depois quando estão na instalação fazem:
- x para o mountpoint / (root) (grande parte do espaço)
- y para /swap (acho que não preciso porque não tenho sdd e a ram é whatever)
- muda o "device for boot loarder installation" para /... windows boot manager

É isto basicamente que me disseste, não é?
Assim meio por alto, o que é que estou a fazer basicamente?

Qual destas partições é que os documentos que faço download, filmes series, etc, ficam guardados?
Aquela que supostamente vou sempre ver e mexer.

Agradeço imenso :) Sempre bom aprender e poder tirar duvidas.
 
Pelos videos que vi, eles criam a partição no windows e depois quando estão na instalação fazem:
- x para o mountpoint / (root) (grande parte do espaço)
- y para /swap (acho que não preciso porque não tenho sdd e a ram é whatever)
- muda o "device for boot loarder installation" para /... windows boot manager

É isto basicamente que me disseste, não é?
Assim meio por alto, o que é que estou a fazer basicamente?

Qual destas partições é que os documentos que faço download, filmes series, etc, ficam guardados?
Aquela que supostamente vou sempre ver e mexer.

Agradeço imenso :) Sempre bom aprender e poder tirar duvidas.

Ups nao me citaste, nao recebi notifcação por email :)

Sim , nao sei se ja fizeste a instalação , mas nao cries partição para swap , cria so a root .

Basicamente aqui , estas a criar onde vais por o sistema operativo ( / ) , e depois a dizer para meter o bootloader no Windows Boot Manager , ou seja os ficheiros para arrancares o sistema operativo,

Tencionas mover entre a partição do Windows e Linux ? Se sim temos que fazer um repartição dos discos de maneira diferente ...
Caso contrario os teus downloads serão na partição /
 
Ups nao me citaste, nao recebi notifcação por email :)

Sim , nao sei se ja fizeste a instalação , mas nao cries partição para swap , cria so a root .


Tencionas mover entre a partição do Windows e Linux ? Se sim temos que fazer um repartição dos discos de maneira diferente ...
Caso contrario os teus downloads serão na partição /
Ainda não instalei, ando a pesquisar e a ver se o faço já ou se espero algum tempo, porque continuo a estar dependente do windows (preciso de usar o matlab).
E a minha razão por querer usar linux é porque tenho ficado sem ligação wi-fi (não reconhece e quando vou ao gestor de dispositivos, está oculto e diz que está desligado), não sei se é windows mas iria instalar para ver se mudava.

De certa forma iria andar a mudar de um para o outro, por outro lado o linux seria o meu principal e so iria ao windows quando precisasse de usar linux ou algo do windows.

Tens algum site ou video que mostre isto? Eu já vi videos, mas como estaria a fazer algo que não percebo minimamente o que estou a fazer e porquê, fico logo na dúvida se devo confiar.

Agradeço imenso a ajuda :)
 
Ainda não instalei, ando a pesquisar e a ver se o faço já ou se espero algum tempo, porque continuo a estar dependente do windows (preciso de usar o matlab).
E a minha razão por querer usar linux é porque tenho ficado sem ligação wi-fi (não reconhece e quando vou ao gestor de dispositivos, está oculto e diz que está desligado), não sei se é windows mas iria instalar para ver se mudava.

De certa forma iria andar a mudar de um para o outro, por outro lado o linux seria o meu principal e so iria ao windows quando precisasse de usar linux ou algo do windows.

Tens algum site ou video que mostre isto? Eu já vi videos, mas como estaria a fazer algo que não percebo minimamente o que estou a fazer e porquê, fico logo na dúvida se devo confiar.

Agradeço imenso a ajuda :)
Tens MATLAB disponível para Linux, julgo que a licença pode ser a mesma que usas no Windows mas tenta confirmar com o apoio da MathWorks.
 
Ainda não instalei, ando a pesquisar e a ver se o faço já ou se espero algum tempo, porque continuo a estar dependente do windows (preciso de usar o matlab).

A licença de MATLAB é válida em Windows, Linux ou macOS.

Já experimentei em linux (elementaryOS). Para ficar a funcionar bem tive de aplicar uns tweaks:

sudo apt-get install matlab-support

E mudar as permissões de umas pastas.
 
Tens MATLAB disponível para Linux, julgo que a licença pode ser a mesma que usas no Windows mas tenta confirmar com o apoio da MathWorks.
A licença de MATLAB é válida em Windows, Linux ou macOS.

Já experimentei em linux (elementaryOS). Para ficar a funcionar bem tive de aplicar uns tweaks:



E mudar as permissões de umas pastas.
Ah okk! Não tinha a certeza!
Eu não tenho oficial XD É sacado. O oficial que teria com a universidade não vem com toolboxs.
Obrigado :)
 
Tens que verificar se precisas dessas toolbox , se a licença que a tua universidade te da não as oferece não sei ate que ponto as necessitas
 
Back
Topo