1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalação de Windows XP sem CD-Rom

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Marsupillami, 19 de Novembro de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 4902)

1. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Boas!

Alguem me sabe dizer uma forma de instalar o Windows XP (em CD), num portátil IBM T21, que de momento não possui o ultrabay com cd-rom? Tenho um CD-Rom externo USB, inserido numa caixa Freecom Classic, no entanto não é reconhecido pela BIOS, pelo que um boot directo de cd me parece estar fora de questão. Conhecem alguma alternativa?

Obrigado

Última edição: 19 de Novembro de 2005
  2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Verifica se não tem uma opção de arranque ***** coisa "Network"... Não sei como funciona mas presuponho que seja instalação de algo apartir de outro PC :)

3. Marsupillami

Pois, já andei à volta disso, tem a opção Network Boot, no entanto presumo que para isso seja necessária uma imagem ou algo do genero para efectuar o boot, e deve funcionar numa base servidor/cliente, penso eu. Acho que para este caso deve ser possível fazer aquele tipo de instalação "unattended", através de rede, como geralmente os profissionais de IT fazem em redes, não?

Obrigado swimmer.

4. SwimmerBoy

Tens maneira de copiar o conteudo do CD para o disco?

ou então

5. blastarr

blastarr Power Member

Isso é instalação a partir do disco, mas não é unattended, pelo que a utilidade é limitada.

Ele precisa é do network automated install, para o qual é preciso criar um "answer file", entre outras coisas.
    Este método é muito usado pelos grandes fabricantes, pois como um modelo de PC é fabricado em grande série, o hardware para cada um é idêntico e basta um procedimento controlado por uma pessoa num local central para controlar as instalações em rede simultâneas (só com um cd) em muitas máquinas, sem ser preciso ter de lidar com imagens de software individuais.

De referir que o Windows Vista tem um procedimento muito mais sofisticado (imagens de instalação à medida), que pôde ser visto (pun not intended ;)) na alpha 4074 (estará de volta na Beta 2 em Janeiro, segundo li).
    Instalar um SO de vários GB num disco vulgar de 7200rpm num Athlon XP com 512MB de RAM... em 7 minutos, por exemplo, mas isso são outras conversas :D

Anyway, o que precisas está aqui:

http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/winxppro/deploy/depovg/depxpi.mspx

mas é a segunda parte que interessa mais para o teu caso:
    http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/winxppro/deploy/depovg/depxpii.mspx

6. SwimmerBoy

Isto interessa-me bastante....podes explicar?

7. blastarr

blastarr Power Member

http://www.microsoft.com/technet/windowsvista/deploy/depenhnc.mspx

pequeno quote com um "apanhado" do essencial:

É um artigo muito completo e que explica as grandes potencialidades deste novo método em detalhe, recomendo.

Em vez de instalar ficheiro a ficheiro como até aqui, instala "imagens" de todo o sistema de uma só vez, e o melhor de tudo é que essas imagens são modulares.
    Significa isto que, com um único ficheiro de imagem podemos ter várias imagens diferentes entre si, variando nos módulos a instalar.
    É um bocado complexo de entender por palavras, mas muito simples de verificar na práctica.

8. Marsupillami

blastarr, eu apenas citei o "unattended", pois é possível fazê-lo através de rede. Tendo em conta que só vai ser para instalar num computador, dispenso bem uma instalação "unattended". O que eu precisava era uma espécie de network install, onde tenho o meu pc como servidor (com o cd na drive ou uma imagem no disco), e o portatil a instalar o windows. Desta forma não necessitaria da drive de cd´s.

Eu de momento tenho o windows XP instalado neste portatil, talvez a ideia de passar para o disco seja o ideal. Crio uma partição, meto la o directorio i386, depois com uma disquete de arranque arraco para essa partição FAT e instalo a partir daí. No fim faço merge das duas partições e fica como novo. À partida deverá resultar, n?

Thankx swimmer e blastarr.

9. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

exacto..eu já o fiz e ficou a 100%.;)

10. BraBo

BraBo Banido

O Network Boot da bios é para o computador arrancar (caso esteja desligado) ao receber um sinal de actividade qualquer na rede. Existe essa opção para energia também (quando é para estar sempre ligado e por vezes falha a electricidade).

Abraço.

11. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

brabo, network boot (mto resumidamente) é para arrancar através da rede, por exemplo para instalar um sistema operativo atraves da rede (sem cd).

o ke te referes (e fizeste confusao) é com o WOL (Wake On Lan), isso sim é ke é para (cintando-te): "o computador arrancar (caso esteja desligado) ao receber um sinal de actividade qualquer na rede". Esse "sinal de actividade qualaquer" é um pacote "mágico" que fazer o computador arrancar... mas isso tá explicado noutra thread. ;)

12. BraBo

BraBo Banido

Não sabia que era assim que funcionava. Pensei que era apenas um sinal de actividade que fizesse com que o PC arrancasse e não um pacote "mágico"... Mas tens razão, fiz confusão.

Abraço.

13. BraBo

BraBo Banido

Já estive a ver o que o WOL é. Defacto, não sabia (pois nunca tinha utilizado) que era preciso um MC-WOL MAC-ADDRESS /a IP para que o computador "acordasse". Pensei que era muito na optica do "Power Resume", ou seja, há sinal, então "toca a levantar"...

Como disse anteriormente, confusão minha.

14. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Para copiar o conteúdo do cdrom para um directório i386 em outra partição que não a partição c:\, arrancas o portátil com um livecd (Linux) e depois copias. Depois fazes uma disquete de arranque, vai a esse directório e arrancas a instalação do SO por aí.
    Ou podes tentar usar o Hirens Boot Cd que tem várias ferramentas, que deve haver alguma que dê para copiar o que pretendes. Isso se carregar os drivers das portas usb.

15. Marsupillami

Obrigado pessoal. Efectivamente já tinha feito através de um método semelhante ao do Feiticeiro.

Partilhar esta Página