Instalação de XP - AJUDA

paraver

Power Member
Boas.

Necessito da vossa valiosa colaboração.

Quando estou a instalar o XP Pro (pt) em disco novo (sem qualquer SO) aparece como opção pré-definida FAT32. Eu pretendia que ficasse em NTFS. Como posso fazer isso? Terei que formatar o disco?

Reparei que após a instalação (em FAT32) o disco de 120 GB era reconhecido com apenas 114GB. Um segundo disco de 120, totalemnte vazia também apresentava esse valor. O que se passa? Como se "perdem" 6 GB em cada disco (o meu anterior disco é de 8...)?


Outra questão: tenho um processador Intel 2.6 fsb800. Já verifiquei através da BIOS e pelos recursos do sistema que esse é de facto um 2.6. Como posso verificar que tem FSB 800 HT?

Agradeço toda a ajuda, pois encontro-me perdido :eek: O Windows98 era muito mais simples...

Aqueles que poderem auxiliar-me a ultrapassar isso, o meu MUITO OBRIGADO! :D :cool: :D


PS - para o modem ELSA Microlink, são necessários novos drivers para funcionar em XP? É que na disquete vai até ao NT 4.0...
 
Última edição:
Originally posted by paraver
Boas.

Necessito da vossa valiosa colaboração.

Quando estou a instalar o XP Pro (pt) em disco novo (sem qualquer SO) aparece como opção pré-definida FAT32. Eu pretendia que ficasse em NTFS. Como posso fazer isso? Terei que formatar o disco?

Reparei que após a instalação (em FAT32) o disco de 120 GB era reconhecido com apenas 114GB. Um segundo disco de 120, totalemnte vazia também apresentava esse valor. O que se passa? Como se "perdem" 6 GB em cada disco (o meu anterior disco é de 8...)?


Outra questão: tenho um processador Intel 2.6 fsb800. Já verifiquei através da BIOS e pelos recursos do sistema que esse é de facto um 2.6. Como posso verificar que tem FSB 800 HT?

Agradeço toda a ajuda, pois encontro-me perdido :eek: O Windows98 era muito mais simples...

Aqueles que poderem auxiliar-me a ultrapassar isso, o meu MUITO OBRIGADO! :D :cool: :D


PS - para o modem ELSA Microlink, são necessários novos drivers para funcionar em XP? É que na disquete vai até ao NT 4.0...

Só te posso ajudar kuanto ao CPU. Vai à BIOS e vê se tem o FSB a 133 ou a 200. Se tiver a 133 é um com bus533 e sem HT, se tiver 200 tem o bus a 800 e tem HT.
 
Originally posted by paraver
Boas.

Necessito da vossa valiosa colaboração.

Quando estou a instalar o XP Pro (pt) em disco novo (sem qualquer SO) aparece como opção pré-definida FAT32. Eu pretendia que ficasse em NTFS. Como posso fazer isso? Terei que formatar o disco?

A opção predefinida é FAT32, no meio e 4 opções, certo?

NTFS Quick Format
NTFS
FAT32 QuickFormat e
FAT32?

Se assim for, muda para NTFS QuiclFormat e já está :)

De qualquer das formas, podes instalar o SO em FAT32 e depois covnerter para NTFS, o que é um processo irreversível. Eu acho preferível instalares de raiz em NTFS :)


Originally posted by paraver
Reparei que após a instalação (em FAT32) o disco de 120 GB era reconhecido com apenas 114GB. Um segundo disco de 120, totalemnte vazia também apresentava esse valor. O que se passa? Como se "perdem" 6 GB em cada disco (o meu anterior disco é de 8...)?

Essa diferença é normal. 120 * 1000 / 1024 :)
Há uma certa confusão entre os bits e bytes... No SI 1 MegaByte = 1000 Bytes. Mas o usado é 1 MegaByte = 1024 Bytes... Por isso é que parece que desaparecem esses megas.


Originally posted by paraver
Outra questão: tenho um processador Intel 2.6 fsb800. Já verifiquei através da BIOS e pelos recursos do sistema que esse é de facto um 2.6. Como posso verificar que tem FSB 800 HT?

Na BIOS, podes verificar, se existir, o valor do HyperThreading (Enabled ou Disabled). Pelo menos na minha MSI aparece :)

Originally posted by paraver
PS - para o modem ELSA Microlink, são necessários novos drivers para funcionar em XP? É que na disquete vai até ao NT 4.0...

Possivelmente, o XP terá drivers para ele.
 
Re: Re: Instalação de XP - AJUDA

Em primeiro lugar quero agradecer as tuas explicações. Permitiu dar alguns passos. :cool: :D


Originally posted by SpEeDyGoNzAlEs
A opção predefinida é FAT32, no meio e 4 opções, certo?

NTFS Quick Format
NTFS
FAT32 QuickFormat e
FAT32?

Se assim for, muda para NTFS QuiclFormat e já está :)

A mim apareceram-me 3 opcções, e nenhuma indicava NTFS e nem deu para alterar...


Originally posted by SpEeDyGoNzAlEs

De qualquer das formas, podes instalar o SO em FAT32 e depois covnerter para NTFS, o que é um processo irreversível. Eu acho preferível instalares de raiz em NTFS :)

Como posso executar essa alteração? Já fui às propriedades do disco, e apenas com a opção formatar poderia fazer isso... E já agora, ao seleccionar NTFS existem vários tamanhos de cluster (estando pré-definido o valor mais baixo). Por quala se deverá optar? o Mais baixo ou o mais alto?
 
Re: Re: Instalação de XP - AJUDA

Originally posted by [_Silence_]
Só te posso ajudar kuanto ao CPU. Vai à BIOS e vê se tem o FSB a 133 ou a 200. Se tiver a 133 é um com bus533 e sem HT, se tiver 200 tem o bus a 800 e tem HT.

Obrigado _Silence_ :D :cool: .

A minha MB é uma Asus P4P800-GD. Estive a procura do FSB e não encontrei... Onde poderei localizar?
 
Outra questão:

o XP quando carrega indica ser a versão PRO. No entanto, quando solicitado o «Help» do Windows surge a indicação de Home Edition. Normal?!
 
1 cluster é o tamanho mínimo que um ficheiro te ocupará.

Se tiveres um ficheiro com 1 byte e um cluster de 14kB, por exemplo, esse ficheiro vai-te ocupar 14kB...

Acho eu que é isto!! :)

Quanto a essas opções, o não te aparecer NTFS na instalação do XP Pro... Não sei... Já tentaste com outro CD?

Tu crias uma partição nova?

Ou as 3 opções que falas são relativas a um eventual upgrade ou instalação de SO diferente numa partição onde já existe um?
 
Re: Re: Re: Instalação de XP - AJUDA

Originally posted by paraver
Obrigado _Silence_ :D :cool: .

A minha MB é uma Asus P4P800-GD. Estive a procura do FSB e não encontrei... Onde poderei localizar?

Vai ao segundo separador na Bios, e deve la tar uma cena Auto. Mete isso em Manual e aparecem mts opções, uma delas tem o valor do FSB. Multiplicas esse valor por 4 e dáte se o Bus é 533 ou 800.
 
Originally posted by paraver
Outra questão:

o XP quando carrega indica ser a versão PRO. No entanto, quando solicitado o «Help» do Windows surge a indicação de Home Edition. Normal?!

A mim aparece a versão Professional.

Mas eu comprei o XP, é legal :P :)
 
Originally posted by SpEeDyGoNzAlEs
Quanto a essas opções, o não te aparecer NTFS na instalação do XP Pro... Não sei... Já tentaste com outro CD?

Tu crias uma partição nova?

Ou as 3 opções que falas são relativas a um eventual upgrade ou instalação de SO diferente numa partição onde já existe um?

Foi instalado num disco NOVO. O Xp que estou a utilizar é um "original"...
 
Re: Re: Re: Re: Instalação de XP - AJUDA

Originally posted by [_Silence_]
Vai ao segundo separador na Bios, e deve la tar uma cena Auto. Mete isso em Manual e aparecem mts opções, uma delas tem o valor do FSB. Multiplicas esse valor por 4 e dáte se o Bus é 533 ou 800.

:D Encontrado! Obrigado! :D :D
 
Back
Topo