Instalação do Windows 7

amjpereira

Folding Member
Vamos mostrar como podem instalar o Windows 7 de raiz.

Hardware:
Intel Core 2 Duo [email protected].
4GB RAM
Gráfica Nvidia 260
Disco 1TB
DVDRW

Como podem ver o PC não é recente mas permite correr tudo na perfeição.

A versão que vamos usar é o Windows 7 Ultimate 32 bits em Inglês gentilmente cedido pela Microsoft Portugal. O hardware em questão permitiria instalar a versão 64 bits mas a que nos foi disponibilizada foi a versão 32 bits.

A primeira coisa que têm que se assegurar é que na BIOS a sequência de Boot, ou seja, a sequência pela qual o computador irá arrancar será primeiro pelo DVD e só depois pelo disco. Caso contrário o DVD não vai iniciar e dessa forma não conseguirão fazer nada. Este é um aspecto básico mas que pode ter sido alterado pelo utilizador caso o PC não seja recente e tenha tido um outro sistema operativo instalado.

Após o arranque do PC irão ver um ecrã que vai pedir para pressionar qualquer tecla do teclado para que o arranque seja feito a partir do DVD.

IMG_5740.JPG


Demora bastante tempo no ecrã anterior. Fiquei com a ideia que tinha bloqueado. Mas depois de algum tempo muda para o ecrã que podem ver a seguir.

IMG_5741.JPG


Nesta versão apenas estava disponível um Idioma pelo que não foi possível alterar.

IMG_5742.JPG


Na opção Time e currency format seleccionamos Portuguese (Portugal)

IMG_5743.JPG


Na parte de seleccionar o teclado alteramos para Portuguese também.

IMG_5744.JPG


A seguir clicamos para instalar.

IMG_5745.JPG




IMG_5746.JPG


A licença com a qual é necessário concordar. Têm que marcar a caixa do lado esquerdo da frase I accept the license terms e clicar em Next.

IMG_5747.JPG


No ecrã seguinte seleccionam se desejam fazer um upgrade ou instalar de raiz (Custom). No nosso caso foi feita uma instalação de raiz. É necessário terem cuidado nesta fase porque se tiverem um sistema operativo instalado na partição onde vão instalar o Windows 7 vão perder toda a informação.

IMG_5748.JPG


De seguida é detectado o disco ou discos do sistema. Possivelmente é mais correcto dizer que vão ver as partições existentes porque se tiverem um disco com 3 partições, isso para os mais desatentos vai parecer que têm 3 discos quando são partições do mesmo disco. É importante caso queiram manter o conteúdo das restantes partições seleccionarem correctamente onde vão instalar o Windows 7. No nosso caso o disco é novo pelo que nem está formatado. É disso que vamos tratar de seguida.


IMG_5749.JPG



Clicam em Drive options (advanced)

IMG_5750.JPG


De seguida aparecem uma serie de opções como podem ver na imagem. No nosso caso nós vamos querer criar uma nova partição. Para isso criamos em New.



IMG_5753.JPG


Como podem ver apareceu uma pequena caixa por baixo do New onde vão poder seleccionar o tamanho da partição. Naturalmente que podem seleccionar todo o disco e ficar com apenas uma partição. Não o recomendamos. A explicação é muito simples. No caso de o disco avariar os dados podem estar irremediávelmente perdidos. Como se trata de apenas um disco, nesse cenário tanto faz terem uma partição como 10 partições. Partição é diferente de disco certo? Mas no caso de ficarem com o sistema operativo corrompido e terem que reinstalar novamente (pior cenário...) se tiverem mais partições o conteúdo dessas partições vai ficar intacto. Isto naturalmente se e quando instalarem novamente na mesma partição. Portanto, há vantgem em "dividir"o disco em partições ou pelo menos ter uma partição com o sistema operativo e os programas separado. Para vos ajudar a perceber melhor criamos duas partições. Uma mais pequena para o Windows 7 e a outra com todo o espaço restante par ficheiros.

IMG_5754.JPG


O Windows 7 avisa que poderá criar mais partições para que tudo funcione correctamente. Aceitamos.

IMG_5755.JPG


O que podem ver a seguir é que o Windows 7 reservou uma pequena partição de 100 MB para si e podem observar que temos uma partição com 42,7 GB onde iremos instalar o Windows 7. Ficamos com o restante espaço disponível para ficheiros. No entanto, chamo a vossa atenção para que nessa partição de 888 GB diz Unallocated Space. Isto quer dizer que o espaço ainda não está alocado, ou seja ainda não é uma partição porque precisamente ainda não a particionamos com o sistema de ficheiros necessário para ser reconhecido pelo Windows 7. Até o fazermos não vai aparecer no Windows 7 nem vai ser utilizável. Podemos formatar já ou depois de terminar a instalação. É indiferente. Para este nosso exemplo vamos formatar já.

IMG_5756.JPG


Seleccionamos o volume que pretendemos formatar,

IMG_5757.JPG


Clicamos em New, e clicamos em Apply. Está formatado. Podem estar a reparar que enquanto a partição diz 888,7 GB na caixa que apareceu têm 909999 MB. Isto é porque 1GB não são 1000 MB mas sim 1024MB. É apenas um pormenor. Mas é essa a explicação da discrepância observada. Não há qualquer erro.

IMG_5758.JPG
 
Última edição:
Vamos de seguida seleccionar a partição onde vamos instalar o Windows 7. Não abordamos até agora a questão do tamanho da partição do Windows 7. Isso vai depender muito de cada um. Pessoalmente 42GB chegam, mas se forem gamers vão querer aumentar este espaço.
É importante assegurarem-se que escolhem um tamanho adequado para no futuro não terem problemas com falta de espaço. Já devem ter ouvido falar dos novos discos SSD. Se puderem ofereçam um a vós próprios e utilizem-no para ser o disco de instalação do Windows 7. A vossa vida nunca mais vai ser a mesma :)

IMG_5759.JPG


Um aviso antes de avançar. lembrem-se que este conteúdo irá ser perdido. Seria o caso de ser um disco que estavam a usar antes...

IMG_5760.JPG


Altura de carregar no Next,

IMG_5761.JPG


Agora é tempo de irem buscar um café e esperar algum tempo.

IMG_5762.JPG


IMG_5763.JPG


IMG_5764.JPG


O PC vai reiniciar mas não fazem nada,

IMG_5765.JPG


Já começa a aparecer qualquer coisa. Estão a ver as estrelas no ecrã certo? São estrelas, não é pó no monitor misturado com uma excelente máquina fotográfica recomendado pelos artistas que andam por aqui.


IMG_5767.JPG


O nosso amado registry...

IMG_5768.JPG


IMG_5769.JPG


IMG_5770.JPG


IMG_5771.JPG


IMG_5772.JPG



IMG_5775.JPG


IMG_5776.JPG



Nesta opção não há muito que saber, é colocar um nome pelo qual o vosso computador vai ser reconhecido, esta função é particularmente útil se o mesmo se for ligar a uma rede.

IMG_5777.JPG


IMG_5778.JPG


Devem colocar uma password. Não coloquem 123, password, o vosso nome, data de nascimento, nome do gato sff. Vejam este tópico por exemplo: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=152453

IMG_5779.JPG


Muitas vezes a fragilidade da password começa na pergunta. Por isso como podem ver nunca coloco nada de obvio. Invalido mesmo a recuperaçao dessa forma. E um risco.

IMG_5780.JPG


Altura de colocar o numero da licença. A Microsoft permite usar o Windows 7 30 dias sem o activarem. Podem colocar esta informaçao depois. No nosso caso como e uma versao de teste nao vamos colocar nenhum serial.

IMG_5781.JPG




A já conhecida opção da actualização do Windows.

Aqui a minha recomendação divide-se dependendo do vosso acesso á internet:

Se tiverem tráfego ilimitado ou gastarem pouco tráfego e tiverem um bom limite (100Gb / 250Gb) escolham a opção "Usar definições recomendadas" ou neste caso "Use Recommended settings"

Se estiverem próximos do limite ou tiverem como acesso principal uma placa de banda larga movel com limite escasso de tráfego seleccionem "Ask me Later" ou "Pergunte depois", mais tarde irei demonstrar como activar a opção no centro de segurança, para perguntar antes de fazer download das actualizações de segurança, deste modo conseguem ter um maior controlo do vosso tráfego sem nunca descurar a segurança.

Não é recomendado seleccionar "Ask Me Later" e deixar estar desactivo, os updates de segurança são obrigatórios se quiser proteger os seus dados.

IMG_5783.JPG





Seleccionar Fuso horário e ajustar a data e hora



IMG_5784.JPG




Seleccionar a opção que se enquadra na vossa situação.



IMG_5785.JPG


IMG_5786.JPG






SEJAM BEM-VINDOS AO WINDOWS 7!



IMG_5787.JPG


001.jpg
 
Última edição:
Obrigado pelo tutorial.

Excelente trabalho! =)

Uma perguntinha rápida se for possível: Rende mais:
- Fazer upgrade vista - 7;
- Instalar de raiz;
- Igual ao litro.

Obrigado mais uma vez,

Cumprs,
 
Foste rápido!
xD

Vais também falar na opção de actualização de Vista (ou XP) para 7?

Do Xp não dá para actualizar para o 7, apenas dá para fazer clean install, e foi isso que foi feito.

Quanto ao Vista para já não vai dar porque não tenho mas vou ver se peço uma copia á Microsoft e coloco um Tutorial online o mais breve possivel.

Obrigado pelo tutorial.

Excelente trabalho! =)

Uma perguntinha rápida se for possível: Rende mais:
- Fazer upgrade vista - 7;
- Instalar de raiz;
- Igual ao litro.

Obrigado mais uma vez,

Cumprs,

Do pouco que deu para perceber instalar de raiz, porque ao fazeres upgrade ele altera-te os ficheiros da pasta windows, tudo o resto fica igual, os programas instalados, as definições etc, incluindo a organização dos ficheiros no disco.

Como tal instalar de raiz denota-se uma melhoria na performance, pelo que tenho lido.

Como disse ainda não tive a oportunidade de testar, mas o problema parece estar na fragmentação, pelo que em principio apos o upgrade, utilizando um programa para desfragmentar os discos, e limpando as entradas invalidas no registo (deixadas aquando a migração) o problema deverá ficar resolvido


Cumprimentos
 
Última edição:
Mas os 100 megas de espaço desaparecem ou vão ficar ali para sempre?

É tipo partição de recuperação do sistema? É opcional ou é obrigatório?
 
Tenho uma dúvida.
Eu tenho dual-boot com o Win XP SP3 En x32 numa partição (c:) o Win Vista x64 noutra (d:).

Queria manter o XP e instalar o Windows 7 na partição onde actualmente está o Vista (apagando toda a estrutura de ficheiros). Vou ter problemas em manter o dual-boot, desta vez com o Windows 7, ou não vai haver problema nenhum?

Lembro-me que quando instalei o Vista tive que fazer uma alterações para poder ter esse modo de funcionamento.
 
IMG_5753.JPG


Nesta imagem tenho uma dúvida.
Tenho o Windows Vista numa só partição.
Eu para formatar o disco tenho que fazer esses passos para isso dos 100MB?
O 7 tem mais probabilidades de avariar o disco?
Eu penso que só preciso de uma partição.
Para formatar a que tenho é só seleccionar o disco e carregar "next"? Assim cria isso dos 100MB?
 
Se só tens uma partição usas um programa para particionar a drive quando ainda no Windows, em vez de usares o utilitario do 7.

Existem programas que deixam redimensionar a partição mesmo não tendo mais espaço livre ficando depois com a possibilidade de criar partições adicionais.

Eu costumo alterar o nome das partições para não confundir mesmo com letras diferentes.

Depois é só correres o DVD do 7 e seleccionar a partição recentemente criada.

Cumprimentos
 
Alguém tem isto num sistema com 2gb RAM? Fica melhor que no vista? Ou ainda ocupa quase 50% da memória :S

E se eu te disser assim...

Vão chamar-me louco por aquilo que eu estou a fazer mas, tenho a versão ultimate a correr no meu pentium 4 so com 1 giga de ram e so me ocupa de funcionamento normal com antivírus incluído 35% a 40% da ram.
E consigo jogar Runes of Magic ou então WoW com msn xfire e vent ligado sem qualquer problema de ram.

Desde ja te digo ate agora tou muito satisfeito com o Windows 7.
 
Serve para o bitlocker, no caso da versão Ultimate se não tiver o espaço pré-definido não funciona.

Cumprimentos

Dizeres é para o Bitlocker ou para o Manel é a mesma coisa...o que é isso em Português bem falado?

Eu a meter o 7 será a versão Ultimate, logo se é preciso isso tudo bem, mas só gostava de perceber bem o significado desse Bitlocker.
 
Back
Topo