1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Instalação do windows Vista no Portil Eescolas

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por dalailama, 15 de Janeiro de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 2080)

1. dalailama

dalailama Banido

Boas pessoas,
    Tenho aqui uma duvida, um colega meu pediu-me para lhe formatar o Portátil eescolas, um Fujitsu siemens, esprimo mobile, mas ele não tem o CD de Instalação, então eu posso formatar com o meu CD recovery?? visto ter um Portátil igual ao dele, mas sendo o CD recovery, não preciso de chave para activalo, fica logo activado, agora não sei se o propio CD tem a chave ou se a partição do vista é que a tem, por isso peço a vossa opinião.
    Não é a minha intenção fazer pirataria.

2. magikRing

magikRing Power Member

sinceramente e sem ter certezas, axo que o cd de recuperacao funciona em todos os modelos iguais. o problema e que nao sei se ele mete a mesma chave em 2 pcs, se utilizar o mesmo cd para os 2.

3. BrunoP24

BrunoP24 Power Member

uma questão: ao olhares para baixo do portátil não aparece lá uma key? Se não tiver acho estranho, mas como é o tipo de portátil que é até pode ser normal. Podes mesmo instalar com um cd/DVD de Vista qualquer (em PT) desde que tenhas a key.

Cada edição do Vista tem uma key atribuída por isso se a tiveres não tens problemas.

Ao usares o cd de recuperação as coisas tornam-se mais fáceis.

4. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

Mais fáceis... sorry que neste apecto sou um pouco n00b, mas fazer uma recuperação não é formatar... ou seja, se tiveres um virus ou coisa assim pode aver o risco de ficar tudo na mesma... Certo?

Eu formatei noutro dia um Toshiba, e pus o Ultimate... Instalei os drivers e tá a anadar...
    Agora se eu quiser usar o CD de recuperação que vem no portátil? Formato com a edição Home Premium e depois uso o CD? Cumps ;)

5. BrunoP24

BrunoP24 Power Member

Como referi em cima a instalação da versão que fazes é influenciada pela key que vais pôr. Que eu saiba a versão que acompanha os portáteis do E-Escolas é a Windows Vista Basic Edition, porque se bem me lembro do que vi não trazia o Media Center.

Neste caso é aconselhavel usares o cd de recuperação ao invés de um DVD com Vista e passo já a explicar porquê:
    Na grande maior parte dos casos os cd's de recuperação (os que vêm com as marcas mais porreiras :P HP, LG, ASUS, etc) instalam o SO já com drivers e aplicativos. Isto quando a instalação é feita de raiz.

Tal como acontece na HP e na recuperação "normal" do Windows é feita apenas uma recuperação no sentido literal, não vais perder os programas como o Office e os aplicativos TMN.

Quanto a mim é por ai que te tens que basear: valerá mesmo a pena formatares/recuperares o Win? que problemas é que a máquina tem?

6. zmiguel91

zmiguel91 Power Member

Em portáteis HP, nem precisas de CD/DVD, vasta ires ao menu e seleccionares o programa de recuperação, o k ele faz é formatar o portátil e reinstalar os programas de origem, isto em menos de 15 minutos, claro está k depois tens k reinstalar os programas k n vinham de origem...
    Quanto ao problema, a chave costuma estar na parte debaixo do portátil. Já procuraste?...

Kumps

Última edição: 15 de Janeiro de 2008
  7. BrunoP24

BrunoP24 Power Member

Experiência própria (testado em 3 portáteis diferentes) mostra que a menos que formatares previamente a partição C: o HP Recovery faz o que o nome indica: recupera, deixando-te praticamente todos os programas e documentos intactos. A parte gira é que se formatares a partição de sistema ele faz a instalação limpinha!

8. dalailama

dalailama Banido

Olá e Obrigado a todos desde já.
    Em primeiro peço desculpa pois cometi um erro, não é um CD recovery, mas um DVD com o qual eu já formatei o meu Portatil, mas a minha questão reges ao seguinte, aqui no XP eu teste com o Programa Produkey, e as chaves tanto do XP como Do Office batem certas, mas no Vista a unica que bate certa é a do Office, porque a do Vista não corresponde com a Key da etiqueta que está no fundo do portatil.
    Já testei o ProduKey noutros PCs e bate certo acho, estranho é a chave do Vista ser a unica que não bate certo com a etiqueta.
    Por isso esta minha duvida, eu estou acostumado a formatar mas é com o CD/DVD normal e não Recovery. no qual pede para inserir a chave do produto, agora não sei é se o DVD é que já tras a chave, ou o propio Portatil emite uma chave.
    Desculpem lá a confusão, mas eu tambem estou confuso, raios parta ao Recovery.
    Um abraço

9. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

O Windows é o Home Premium (Pelo menos no toshiba L40).

Nunca recorri à recuperação do sistema porque não me inspira confiança, acho que dessa maneira o trabalho nunca fica bem feito e nunca chegamos ao nosso objectivo principal (Ou por causa de um virus, ou para por o PC mais rápido, etc...)

Cumps ;)

10. dalailama

dalailama Banido

Ola´colega
    O Vista é o Home Premium, e o DVD que vem dá a hipótese de recuperar o sistema ou de formatar, depende da opção que se escolha é como o XP naquela parte que diz se quer reparar ou proceder á instalação. O problema não reside na formatação, mas na Key do Produto.
    Espero ter sido expelicido.
    Um Abraço

11. BrunoP24

BrunoP24 Power Member

Uma das coisas giras e úteis que aprendi foi a usar a recuperação como forma de formatação. :D Se limpares previamente a partição vais fazer uma instalação limpa do SO mas se não o fizeres basicamente vais reinstalar o SO.

A grande vantagem de usares alguns cd's de recuperação (e não instalação) é que já pode trazer drivers e softwares próprios, o que te poupa trabalho. Se fizeres pelo método de formatação e "recuperação" tens o mesmo resultado duma formatação mas tens a vida facilitada.

Podes formatar o pc com qualquer cd do Vista que não tens nenhum problema com a key! Basta que a metas quando a instalação te pede e tudo corre bem.

Em relação aos portáteis da e-escola a minha única ressalva é nos softwares daquilo: TMN e office. Antes de formatares a máquina certifica-te que pelo menos tens a key de activação do office 2007, o que te vai fazer falta mais tarde.

Espero ter-me feito entender.

12. dalailama

dalailama Banido

Mas nos portateis Eescolas , na formatação não pede a chave do vista, nem ddepois, fica logo activo.
    Por isso esta minha duvida.
    com respeito ao Office a chave está numa folha que veio junto com o Portatil, o programa Office standard tambem não é crise, O problema reside no simples facto de não ser preciso a chave de instalação do Vista.
    Fiz-me entender.
    Um abraço

13. BrunoP24

BrunoP24 Power Member

Já formataste algum portátil do e-escolas?

não te estás a referir à pré-instalação que ele traz? Ainda hoje recebi um novinho em caixa da Vodafone. Quando liguei ele começou com a instalação e aí não, não pediu a key, porque é uma pré-instalação.

Isto é o que eu penso. Ainda não formatei nenhum desses, embora ainda seja do tempo em que as placas TMN não funcionavam nos fujitsu-siemens... :D

14. dalailama

dalailama Banido

Mais do que 10 e menos que 20, só que cada um com o DVD propio, nunca com o DVD de outro Portatil.
    Formatação: inserir o DVD do vVista Reeniciar, carregar em qualquer tecla para arrancar a partir do DVD, escolher a opção instalar, eliminar a ou as Partções, criar uma ou mais Partições, instalar o Vista na partição C e tal, aguadar, bem vindo, instalar os drives, instalar antivirus e tal, actualizar e tal, instalar os outros programs que se quizer, tipo Office e tal.
    Só sei formatar assim, e no XP cá de casa tambem é assim , só que este ultimo pede a chave na instalação.
    Não me digas que há outra maneira.

15. BrunoP24

BrunoP24 Power Member

Existir existem, mas nem vale a pena falar porque não se aplicam.

Tal como te disse nunca formatei um desses. Numa instalação "normal" de Vista à uma parte em que te pede a key e, caso não queiras por key, podes escolher a versão que pretendes.

Não consegues arranjar um DVD com o Vista?

16. paulojbcorreia

paulojbcorreia Suspenso

Eu acho que depois de formatares a maquina vais as propiedades do computador e ai tens a opçao de alterar a chave do produto, mas tambem acho que não é o DVD que tem a chave mas sim a partição que está oculta no vista que só se vê na gestão de disco, é que faz a actvação do Vista e não o DVD.
    A outra opção só se for uma copia total do disco, tipo Ghost ou acronis, mas ai acho que cada imagem tem de ser do propio computador.
    Podes formatar á vontade, depois há o produtKey, e tu ves ai se a chave é a mesma que a tua se for, vais ao meu computador propiedades e alteras a chave, mas primeiro aplicas já o programa acima e ves já a chave, tomas nota e depois se for pres«ciso metes essa chave

Última edição: 16 de Janeiro de 2008
  17. BrunoP24

BrunoP24 Power Member

Tal como te disse existem outras formas de o formatares, mas que não se aplicam.

O cd normal é de preferência um cd OEM mas mesmo um daqueles que se saca na net funciona bem.

Quanto ao alterar a key, não tenho a certeza que resulte, mas é provável que funcione antes de o activares.

18. steelballzz

steelballzz Folding Member

Partilhar esta Página