1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalação do Wordpress

Discussão em 'Web Development' iniciada por Parafuso, 24 de Agosto de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 9980)

1. Parafuso

Parafuso Power Member

Aviso já que é o meu 1º post nesta área, se houver erros ortográficos e a estrutura estiver confusa, as minhas desculpas.
    Este Tutorial tem o objectivo de explicar o que é, como se configura e a respectiva instalação do Wordpress, espero que venha ajudar os utilizadores/membros que tenham mais dificuldades ;)

O que é o wordpress?

WordPress é um sistema de gerência de conteúdos na web, escrito em PHP e corrido em MySQL, especialmente para a criação de blogs. WordPress foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, o mais popular na criação de Weblogs. As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito.

:arrow: Downloads/Configurações

1- Devem efectuar o Download do Wordpress
    2- Descompactam o Wordpress e abram o ficheiro "wp-config-sample.php" que se situam no root da pasta com o bloco de notas ou outro editor de texto.
    No inicio do ficheiro devem de entrar o seguinte:
    PHP:
    // ** MySQL settings ** //
    define('DB_NAME''wordpress'); // The name of the database
    define('DB_USER''username'); // Your MySQL username
    define('DB_PASSWORD''password'); // ...and password
    define('DB_HOST''localhost'); // 99% chance you won't need to change this value
    Substituam o wordpress pelo nome da vossa base de dados, o username pelo user da vossa BD e a password obviamente pela password da BD.
    Guardam o ficheiro e mudam o nome de wp-config-sample.php para wp-config.php.

3- Agora com um cliente FTP enviam os ficheiros para o vosso alojamento, depois de enviarem os ficheiros mudem as permissões do wp-config.php para 777.

:arrow: Instalação

Depois de todos os passos anteriores iremos passar a instalação, se todo correr bem ira aparecer uma frase igual a esta:

Código:
    It doesn't look like you've installed WP yet. Try running install.php.
    Carrega em install.php (no site).

Aparece uma nova pagina e carregue em First Step »

Coloque o título do blog e o seu e-mail, feito isso carregas em Continue to Second step

Feito o passo anterior apareça uma nova pagina que contem a sua informação de administrador.

Depois é só configurar o seu blog a sua maneira!

:arrow: Links Úteis:

- Site Oficial
    - Conversão do WordPress Para Português de Portugal

Manuais:
    - Manual do utilizador (disponibilizado pela própria Wordpress, em língua inglesa)

Componentes adicionais:
    - Temas (aspecto gráfico que pode ser aplicado à interface do blog)
    - Plugins (funcionalidades adicionais que podem ser incluídas no blog)
    - Icons (30 icons diferentes para o Wordpress)

Dúvidas frequentes:
    - Adicionar um ficheiro a um post (artigo)
    - Anexar imagens a um post (artigo) - Wordpress 2.0
    - Anexar imagens e ficheiros a um post (artigo) - Wordpress 2.1
    - Novo editor no Wordpress 2.1 (em língua inglesa) - Este novo editor possui funcionalidades que facilitam por exemplo, a cópia de texto vindo do Word.

Opiniões:
    - 5 razões para usar o WordPress em sites noticiosos

Última edição: 24 de Agosto de 2007
  2. EuCoRi

EuCoRi Power Member

Bom tutorial, mas a meu ver isto só é util para instalarmos no nosso próprio computador para criarmos um ambiente de testes.

Hoje em dia quase todos os bons hosts vêm equipados com Fantastico, que é um sistema destinado a instalar scripts populares com o mínimo de esforço. O Wordpress será instalado com apenas 3 cliques.

3. yelloboy

yelloboy Banido

Muito bom o tutorial :D.

4. eurobot

eurobot Power Member

Boas pessoal.
    Sou um bocado noob neste tipo de coisas, e estou com algumas duvidas.
    Estou a tentar enviar os ficheiros para o meu alojamento(espaço na netcabo), e para isso instalei o FileZilla, mas não faço a mínima ideia do que tenho de fazer agora :(

5. bru_raf

bru_raf Power Member

boas noites pessoal.

passa-se o seguinte

eu tinha um blog na wordpress,mas estando alojado num servidor numa outra entidade, mas recentemente ocorreu-m um erro e eu pedi a essa entidade para ver do ke se tratava e eles perguntaram-m se podiam apagar tudo no forum e ke depois eu colocava la tudo, e eu disse ke sim.

agora tenho o problema ke nao consigo instalar de novo o blog :( ja tenho o programa pr os FTP mas nao xega.

sera ke alguem me pode ajudar????

abraço a todos

6. Celso Azevedo

Celso Azevedo I folded Myself

Bom Tutorial. Se tiveres experiencia podias criar tutoriais sobre a instalação do phpbb, do smf etc..
    Mas penso que se colocasses imagens ficaria mais explicativo...

Cumprimentos!

7. bru_raf

bru_raf Power Member

pessoal eu precisava mesmo de abrir o mru blog, please ajudem-me a abrir de novo, eu ja fiz os passos ke estao em cima mas depois nao consigo transferir os dados pr o servidor

abraço

8. Boas.

Não consegui instalar o WordPress, tentei fazer o download do Fantástico mas não consegui pois ao registar-me dava sempre erro... O que faço?

Queria criar um site tipo estes: http://www.linkinparkbr.com/ ou http://www.slipknotbr.com/ um fansite de uma banda em que constantemente se posta notícias.
    O Wordpress é o melhor para fazer um site deste género?

Tenho algum conhecimento de design multimédia mas para construir sites sou um bocado nabo, agradecia muito que me ajudassem.

Obrigado.

9. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas, tens de introduzir no Filezilla o nome de utilizador, pass e dominio para acederes às pastas via FTP. Normalmente essas informações encontram-se no Painel de controlo do teu servidor, procura por "ftp users".

Cumps

10. REEF^

REEF^ Power Member

bom tutorial !

percebes de wordpress ??

Se tiveres tempo, faz ai um tutorial de como repor um backup de wordpress
    numa nova instalação..

é algo que me farto de pesquisar e nao encontro lol:005:

Abraço. bom topic

11. REEF^

REEF^ Power Member

Já tens alojamento ? Fazer download do fantastico ?? o fantastico é um software pago.

12. Não. Eu só queria saber qual o melhor software para fazer um site daquele género e o Wordpress não consigo instalar...

13. Atila88

Atila88 Power Member

Sabem se há alguma maneira de colocar publicidade adsense no wordpress?

14. midnight

midnight I'm cool cuz I Fold

obviamente que sim, podes coloca-la manualmente editando o template, ou arranjar um plugin para isso.

ou estas-te a referir a blogs do wordpress.com ?

15. Atila88

Atila88 Power Member

Sim estou a referir-me a blogs do wordpress.com.

16. midnight

midnight I'm cool cuz I Fold

sendo assim, esses blogs não permitem isso.

17. MPMachado

MPMachado Power Member

Foi um dos motivos que me levaram a trocar de wordpress.com para .org

18. O FreeHostia é um deles. Tem mais de 40 scripts que se podem instalar aquando do registo.

Partilhar esta Página