instalação dos cabos cá em casa

LightLightning

Power Member
Olá. Precisava da ajuda dos "experts" em instalações aqui do fórum, por favor.

Sou actualmente cliente ZON com uma instalação um pouco complexa que está representada na imagem em baixo. As linhas a tracejado representam as paredes da casa, de 1 a 8 os equipamentos e de A a C os splitters instalados. Pretendo mudar para Vodafone nos próximos dias, mas tenho algumas dúvidas sobre se posso manter esta configuração:

son212.jpg



A PS3 (8) não está ligada a nada a porque na maioria do tempo usa apenas wireless para as actualizações. Quando jogo alguma coisa online tenho um cabo de rede para atravessar a casa toda desde o Router (1). Não é muito prático mas também é algo raro, por isso não me importo de manter esta solução.

Agora o meu principal problema em mudar para a Vodafone é que pelo que percebi o Router (1) e a Box (2) deveriam ficar próximos, e no meu caso estão em pontos opostos da casa com várias paredes pelo meio (e nada próximos da entrada). Com fibra é viável manter isto?

O que é que é mais provável os técnicos quem vierem fazer a instalação me sugerirem e o que é que devo "exigir" para não ficar com uma má instalação?

Obrigado!
 
boas,
cada caso é um caso pelo que estive a ver da tua rede o que o tecnico provavelmente irá fazer é injectar o sinal RF pela rede coaxial que tens em casa. quanto aos outros equipamentos tvboxes pc e ps3. se te for possivel instalar por cabo de rede é o melhor. provavelmente vai haver lugar para furos porque o coaxial para tvboxes nao da para ser aproveitado. quanto ao posicionamento do router pode mudar....porque se o pdo estiver dentro do predio fica no wall. se estiver na fachada do predio deve ter de vir por uma assoalhada. mas antes de te fazerem instalacao eles vêm primeiro a melhor forma de a fazer
 
boas,
cada caso é um caso pelo que estive a ver da tua rede o que o tecnico provavelmente irá fazer é injectar o sinal RF pela rede coaxial que tens em casa. quanto aos outros equipamentos tvboxes pc e ps3. se te for possivel instalar por cabo de rede é o melhor. provavelmente vai haver lugar para furos porque o coaxial para tvboxes nao da para ser aproveitado. quanto ao posicionamento do router pode mudar....porque se o pdo estiver dentro do predio fica no wall. se estiver na fachada do predio deve ter de vir por uma assoalhada. mas antes de te fazerem instalacao eles vêm primeiro a melhor forma de a fazer

Portanto eles têm de pôr um cabo novo de fibra desde a entrada até ao Router e outro cabo de fibra desde a entrada até à Box?
Ou o cabo de fibra é ligado ao Router e a Box liga-se ao Router (ou vice-versa)?
 
Última edição:
O cabo de fibra é apenas até ao ONT! O ONT converte o sinal óptico em sinal eléctrico que depois é distribuído de forma convencional...
 
Ah, desconhecia a existência desse equipamento adicional (ONT).

Então pelo que percebi eles vão ligar-me o ONT o mais perto que conseguirem da entrada, depois vai um cabo de rede desde o ONT até ao Router e depois outro cabo de rede desde o Router até à Box, correcto? No meu caso parece-me que isso implica ter um novo cabo de rede a atravessar a casa de uma ponta à outra...
 
Ah, desconhecia a existência desse equipamento adicional (ONT).

Então pelo que percebi eles vão ligar-me o ONT o mais perto que conseguirem da entrada, depois vai um cabo de rede desde o ONT até ao Router e depois outro cabo de rede desde o Router até à Box, correcto? No meu caso parece-me que isso implica ter um novo cabo de rede a atravessar a casa de uma ponta à outra...

É isso mesmo!!
O que podes fazer é ficar sem a 2ª box, e ligando a TV(5) no canal RF que ja nao precisas de passar cabo de rede para essa divisao!! O problema é que nesta TV ficas limitado a canais SD se nao estou em erro, no sinal RF nao dao canais HD nem tens as funcionalidades da box, mas ficas com 70 canais o que nao é mau
 
É isso mesmo!!
O que podes fazer é ficar sem a 2ª box, e ligando a TV(5) no canal RF que ja nao precisas de passar cabo de rede para essa divisao!! O problema é que nesta TV ficas limitado a canais SD se nao estou em erro, no sinal RF nao dao canais HD nem tens as funcionalidades da box, mas ficas com 70 canais o que nao é mau

Se não me engano a Vodafone tem alguns canais HD em sinal RF, mas essa TV (5) é a da sala e é a que tem mais uso, a box tem mesmo de ficar ali para tirar algum proveito dela. :(
 
Se não me engano a Vodafone tem alguns canais HD em sinal RF, mas essa TV (5) é a da sala e é a que tem mais uso, a box tem mesmo de ficar ali para tirar algum proveito dela. :(
Pois nao sabia ao certo se tinha HD no RF ou nao, pq nao tenho Vodafone!!
Sendo assim eles passam-te o cabo de rede pelo rodape e vao furar algumas paredes caso seja preciso. O que podes ver é por onde passa o cabo coaxial tem espaço suficiente para passar o cabo de rede, se tiver podem passar os cabos por ai!!
 
Back
Topo