Instalação e Configuração NAGIOS

Morg2k2

Power Member
Nagios Notification (Config)

Boa tarde,
Instalei o NAGIOS para monitorizar diversos Servidores Windows e Linux. Neste momento estou com algumas dificuldades em configurar as notificações. Consigo receber notificações por e-mail mas não sei como associar a monitorização de um serviço especifico num host associado a um conta especifica de e-mail. Bem como especificar o intervalo de envios dos alarmes.
Será que alguma alma caridosa já esteve com este problema.

desde já muito obrigado,
 
Olá,

Para enviar para diferentes pessoas, simplesmente configuras um contact group diferente para cada serviço..

Quanto ao intervalo, tens uma keyword notification_interval.. Use it! ; )

Cheers,

inFw
 
Boas,

Verifica o ficheiro /etc/hosts e confirma se o nome do teu pc lá se encontra.
Deve ser por isso que ele te dá esse erro.
 
Configuração do Nagios HELP!

Boas,
estou a estagiar e tenho pouca experiência com linux... aqui no estágio deram-me a tarefa de instalar e configurar o nagios num servidor com o debian 5.0 para monitorizar alguns equipamentos... a muito custo la tenho conseguido safar-me so que agora cheguei a um passo e estou empancado, estou com dificuldades em configurar o ficheiro commands.cfg

tenho um file em /etc/local/nagios/etc/objects/commands.cfg que tem la uma serie de coisas,
alguem me pode dizer se tenho de criar um novo file no nagios/etc tb commands.cfg ou devo utilizar aquele que esta no objects? e ja agora alguem me pode dar umas dicas com o que tenho que la colocar??

basicamente o que estou a monitorizar sao 2 servidores (1 em windows e outro no debian, que e onde tenho o nagios)e 1 impressora.

Cumprimentos,
André Fernandes
 
Ja me csg safar com a configuração o meu problema agora e mesmo quando tento utilizar a web interface do nagios
abre o site mas as paginas que deveria carregar da minha configuração da o seguinte erro:
The requested URL /nagios/cgi-bin/tac.cgi was not found on this server.


alguem tem alguma ideia?

abc
 
Boas malta estou a instalar o nagios em CentOS fiz a instalação toda seguindo o QuickStart do site do NAGIOS, o Apache já estava instalado, fiz a configuração toda e tal, mas quando tento aceder ao localhost/nagios no web browser não consigo fazer login.
Já alterei as passwords, ja verifiquei, re-verifiquei...alguém tem alguma dica que me possa dar?
 
Eu tive uma instalação de testes e com esse user acho que nunca tive problemas.
Mas tenta procurar pelos foruns se ha alguem com problemas identicos:
http://forums.meulie.net/viewforum.php?f=60


Muito obrigado pelo link, fui bastante útil para outros assuntos até. Relativamente ao login, já consegui resolver o problema. Era um promenor tão pequeno que me passou ao lado.
Nos ficheiros de configuração do nagios, tinha lá o caminha a apontar para o ficheiro htpasswd-users e tava a seguir um tuturial que apontava para o htpasswd.users.
xD

Enfim, nix systems rullez =D
 
nagios é sem duvida uma boa ferramenta de monitorização, no entanto a idade já se começa a notar..
para quem ainda não conhece experimente o zenoss que vão ficar maravilhados
 
Ainda bem que conseguiste resolver o problema :D

Em relação ao zenoss nunca usei mas aqui a uns meses atrás vi um documento muito interessante em que comparavam os vários freeware com os pontos fortes e os pontos fracos e um dos quais era o zenoss.
Agora não me lembro foi onde vi isso.
Também existem alguns frontend para o Nagios que lhe dá outro aspecto :D
 
nagios é sem duvida uma boa ferramenta de monitorização, no entanto a idade já se começa a notar..
para quem ainda não conhece experimente o zenoss que vão ficar maravilhados

Pois relativamente ao ZENOSS ainda não conheço nada. Ainda tou a entrar no mundo nagios, para já aprofundar o meu conhecimento nesta e só depois conhecer, diga-mos, a concorrência! xD
 
Boas alguem sabe de algum tutorial ou manual para puder aprender a utilizar o nagios??
precisava de aprender a mexer nessa ferramenta e no cacti o mais rapido possivel..
parecem ferramentas bastante uteis!

obrigado desde ja
 
Última edição:
Back
Topo