1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalação estranha (Sapo ADSL)

Discussão em 'PT COM' iniciada por wave-particle, 24 de Dezembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 2514)

1. wave-particle

wave-particle Power Member

Boas.

Hoje vieram-me instalar a linha e entregar o kit Sapo ADSL sem assinatura telefónica. Como gosto sempre de ser eu a efectuar a configuração do router/computador dispensei os técnicos dessa tarefa, no entanto pediram-me para mesmo assim abrirem o kit e testar se o modem adquiria o sinal correctamente.

O modem aparentemente apresentava dificuldades na sintonia e após efectuarem algumas modificações nas tomadas telefónicas informaram-me que o problema era do modem e acabaram por me instalar outro proveniente de outro kit que já não apresentava problemas.

Até aqui tudo bem, só que quando os técnicos se foram embora reparei que o modem que lá deixaram aparentava já ter sido usado (tinha alguma sujidade exterior e nos pés inferiores). Esta suspeita foi confirmada quando iniciei o procedimento de configuração do mesmo, pois mal o liguei ao computador surgiu no IE uma mensagem a dizer que o username/password já estavam em uso (isto mesmo antes de ter feito qualquer coisa). Em seguida fui a Sagembox.home (é o Fast3201), inseri user/user (no form inicial) e qual o meu espanto quando constato que já lá estava configurado em memória outro login/pass do sapo diferente do que tenho no meu envelope confidencial. Lá acabei por desactivar a ligação WAN e inseri os meus dados conseguindo configurar com sucesso o modem seguindo o guia.

No entanto pergunto-me se isto é habitual, até porque afinal de contas agora tenho um modem com um MAC que já pode ter sido usado por outra pessoa sem lá bem para quê...

2. nipnip

nipnip Power Member

estranho... deviam-te ter deixado um modem novo. não deves ter problemas por esse ser usado de qualquer forma não perdes nada em tentar esclarecer a situação com o apoio a clientes

3. Tag351

Tag351 Power Member

eu ligava para o apoio a cliente. há técnicos honestos e outros menos. tenho a certeza que na carrinha o técnico do sapo tinha um monte de kits novos.

4. wave-particle

Pois, é o que vou fazer.

De qualquer forma, ele foi de propósito à carrinha e trouxe um já aberto de onde tirou o modem (provavelmente para não estar a abrir um novo). E pensando bem, o modem nem deve ter estado a ser usado porque apesar de tudo a pass wifi e o SSID eram os originais, dá é a ideia de que eles tentaram instalar este modem em alguma casa e por algum motivo não conseguiram, tendo ficado com ele na carrinha.

A minha questão é se não haverá por parte do técnico algum interesse em ter ficado com o meu "modem original" (pois não engoli a explicação dele de que estaria avariado).

Última edição: 24 de Dezembro de 2008
  5. MrRCS

MrRCS Power Member

o MAC não morde

faz reset defaults, e fica como novo.

6. crazy_clit

crazy_clit Banido

Vai a uma loja da PT, diz que esse avariou, e eles dão-te um novo.

7. pao de lol

pao de lol Banido

Apenas se quiser mesmo um novo em folha caso contrario não há necessidade.

8. wave-particle

Liguei para o SAC e vão-me já enviar por correio um modem novo.

Já agora, o VOIP apesar de o ter configurado correctamente cai de 10 em 10 segundos, vão também enviar um técnico...

9. Peterwolf

Peterwolf Power Member

Grandas teorias da batata!

A Sapo tá-se a lixar para o MAC adress do modem, eles controlam os acessos pelo username e digo-te já que em casos de "roubo" de usernames o procedimento da Sapo é alterar a password e esperar que a pessoa que está a usar indevidamente o username desligue a ligação (ridiculo :-D), só depois é que o dono do username consegue autenticar com ligação válida no servidor Radius.

Isto tudo para: Deixem-se de paranóias... É so mudar o username e a pass, e fica tudo a funcionar sem problemas ;)

Quanto ao modem com que o técnico ficou... Não há nada mais simples que mudares a password. Mesmo que o técnico tente ligar aquele modem, não vai ter acesso.

10. wave-particle

Penso que não fui suficientemente claro no post inicial. Apesar de a Sapo ligar apenas ao username como tu disseste, o MAC é e continuará a ser um identificador universal ao nível do data link layer (a menos que possa ser alterado por firmware ou mesmo no hardware). A paranoia aqui é que imagina tu esta situação:

E se o router que aqui me deixaram tiver sido usado por exemplo por um pedófilo. A polícia não se vai fiar no username da Sapo, pode sim exigir à PT para descobrir exactamente (a um nível mais baixo) onde é que está o modem com o MAC tal que já tinham anteriormente verificado ter sido usado para upload de imagens proibidas.

De qualquer forma, tens razão em relação à paranoia. :)

Ah e em relação ao modem que eles levaram, eles nem sequer abriram o meu envelope selado com o username/password, fui eu que o configurei.

11. pao de lol

pao de lol Banido

a policia nunca iria ver isso porque a unica entidade a conseguir ver (e a precisar de os ver) MAC addresses é mesmo o ISP. Para lá dos ISPs eles não são vistos nem necessários.

12. wave-particle

Claro que a polícia, ou qualquer outra autoridade com poderes para tal poderia requisitar essa informação, obrigando claro está o ISP tecnicamente a fornecer a mesma. Aliás, dependendo das competências técnicas do departamento de informática/telecomunicações da dita autoridade, poderia não o fazer directamente mas antes simplesmente obrigar o ISP de uma forma genérica a identificar em termos muitos exactos (não através do username) qual o cliente (ou falso cliente) que tinha em sua posse determinado modem. Essa identificação, que poderia ser pelo MAC ou por métodos ainda mais precisos ao nível físico da tcp/ip stack envolvida é obviamente privada e tecnicamente apenas acessível ao ISP, mas à semelhança da quebra de um sigilo bancário pode ser divulgada.

Última edição: 25 de Dezembro de 2008
  13. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Eu pedi uma kit sapo adsl e o user name ja estava a ser utilizado, envelope foi aberto por min quando fui para usar o router sapo a pagina sapo dou-me erro,liguei para sac e vao enviar outro novo user name e passord,o kit estava selado e vinha um router sagem fast 2000.

PS o MAC adress pode ser alterados por sao software

Partilhar esta Página