Instalação fibra exige furos em casa ?

Dado que no ADSL a ligação é ponto a ponto, isto é, existe uma linha de cobre que liga directamente o cliente à central, como é que se comparam a fibra e o cabo ao ADSL usando este critério ? Pergunto isto pois leio com alguma frequência relativamente à fibra queixas sobre pings/latências elevados e packet loss, algo que o cabo também tinha no início quando surgiu. Qual destas tecnologias é melhor para ter pings/latências baixas e packet loss nulo ? A largura de banda elevada da fibra (e do cabo) é utilizada em exclusivo pelos ISPs para publicitar o nível de serviço, mas para uma utilização profissional (ou gaming) com aplicações de dados em tempo real em que a largura de banda não é um factor relevante não será que o ADSL continua a ser a tecnologia mais indicada ?
 
Mas mesmo que o router tenha portas RJ11 para VoIP, no caso do serviço de telefone ser disponibilizado exclusivamente sobre VoIP (isto é, não sobre a linha analógica usando as frequências mais baixas), não posso ligar o telefone a uma tomada RJ11. Tem de ser directamente ligado a uma das portas RJ11 do router. Confirmam ?

Podes injectar o sinal do router em toda a tua rede telefónica de casa. Em termos de VoIP, acho que há forma de ter acesso sem estar dependente do teu fixo (a par do NOS Telefone) solicitando à MEO as credenciais mas quanto a isso não sei mais detalhes, pelo menos na área de cliente há a referência a isso.
 
Alguém tem instalado pelo menos dois tipos de acesso à internet (fibra, cabo ou ADSL) na mesma morada ? Quais as complicações e problemas que existiram na instalação do segundo ou terceiro tipo de acesso ? Estou a pensar em algo como ter de se ligar o telefone directamente ao router numa instalação fibra/cabo porque as tomadas RJ11 já têm uma instalação ADSL. Ou por exemplo, necessidade de fazer furos nas paredes para passar cabos porque as condutas/tubagens existentes já estarem ocupadas com cabos de outro tipo de acesso.

Alguém sabe se posso ligar a porta RJ11 do router da Vodafone a uma tomada RJ11 na parede e depois ligar o telefone VoIP a outra tomada telefónica RJ11 noutra divisão do apartamento ? Estou a pensar numa instalação fibra.
 
Última edição pelo moderador:
Porque é que andas a criar mais de 10 topicos espalhados pelo forum quando podias retirar todas as duvidas apenas neste ?!?
não faz qualquer sentido o que andas a fazer. que confusão... nem sei como mexer neste assunto
 
Fiz um levantamento das redes wireless em três ruas distintas de uma cidadde populosa e concluo pelas designações das redes que a MEO nunca ganha em número de instalações - fica em terceiro lugar em dois casos e no outro fica em segundo lugar. Numa rua a NOS/ZON está empatada com a Vodafone em primeiro lugar (com a MEO muito atrás) e nas outras duas ruas a NOS/ZON ganha destacada, num caso com a Vodafone em segundo e MEO em terceiro e no outro caso com a MEO em segundo ligeiramente acima da Vodafone. Ou seja, fico com impressão que a NOS/ZON tem a presença mais forte neste centro urbano residencial e que a Vodafone surge em segundo e em terceiro a MEO. O que mais me espantou foi a força da NOS/ZON e a menor presença da MEO do que esperava. Presumo que a NOS/ZON agrege muitos clientes que se têm mantido (satisfeitos) ao longo dos anos quem sabe também vindos de outros operadores/marcas e que por inércia não mudam. E que a Vodafone surge em geral em segundo lugar devido à política agressiva de preços. Alguém quer comentar estes resultados ?
 
Alguém sabe se posso ligar a porta RJ11 do router da Vodafone a uma tomada RJ11 na parede e depois ligar o telefone VoIP a outra tomada telefónica RJ11 noutra divisão do apartamento ? Estou a pensar numa instalação fibra.

Se a tua rede for RITA (ou por cascata) da perfeitamente, se tiveres ITED V1/2/3 peloq ue eu sei, nao da. Nada cmo exprimentar.

Cumps
 
o que queres que se comente? cada um é livre de escolher, e para mais há n de topicos a falar disso, para que criar um topico para isso?
ok tambem entendo que este topico pode nao ter qualquer utilidade para os users deste forum. mas cada um aqui e livre de postar aqui as suas ideias e pontos de vista em qualquer area. porque e que tem q ser sempre o mesmo user a contradizer/discordar da opiniao dos outros!
e recorrente kkk..
 
Boas pessoal!

Aproveitando o tópico pergunto:

Na altura (Cabovisão) aquando da instalação fizeram alguns buracos para passar o cabo coaxial.
Agora como os tempos mudaram e como já chegou fibra da Meo ao meu prédio os técnicos aproveitam o trabalho já feito anteriormente pela Cabovisão ou terei que ter mais buracos/furos em casa?

Como se processa?
 
Boas pessoal!

Aproveitando o tópico pergunto:

Na altura (Cabovisão) aquando da instalação fizeram alguns buracos para passar o cabo coaxial.
Agora como os tempos mudaram e como já chegou fibra da Meo ao meu prédio os técnicos aproveitam o trabalho já feito anteriormente pela Cabovisão ou terei que ter mais buracos/furos em casa?

Como se processa?

Com esses dados não te conseguimos ajudar. O teu caso compara-se ao do user em termos da instalação que pretendes (tudo a ir para o escritório)?
 
Com esses dados não te conseguimos ajudar. O teu caso compara-se ao do user em termos da instalação que pretendes (tudo a ir para o escritório)?

Não.
Os equipamentos iriam para a sala (como está actualmente).
Para o resto dos equipamentos (pc, tablet, smartphone) da casa para aceder a internet é por wi-fi.
Só uma das tv é que faz parte dos serviços NOWO.
 
Última edição:
Não.
Os equipamentos iriam para a sala (como está actualmente).
Para o resto dos equipamentos (pc, tablet, smartphone) da casa para aceder a internet é por wi-fi.
Só uma das tv é que faz parte dos serviços NOWO.

Ok, poderia ficar tudo na mesma, sem quaisquer furos mas ficavas sem sinal RF, a não ser que o cabo coaxial que vai para a sala tenha ligação com o splitter que distribui o sinal para as outras televisões da casa e aí o cabo que vai para a sala passava a ser o input, basicamente onde liga o cabo que vêm do exterior da NOWO, ligava agora o cabo que vêm da sala (no splitter)

PCTNGNII3SB-2.jpg


Nesse caso, ficavas na sala com ONT, router e box.
 
Ok, poderia ficar tudo na mesma, sem quaisquer furos mas ficavas sem sinal RF, a não ser que o cabo coaxial que vai para a sala tenha ligação com o splitter que distribui o sinal para as outras televisões da casa e aí o cabo que vai para a sala passava a ser o input, basicamente onde liga o cabo que vêm do exterior da NOWO, ligava agora o cabo que vêm da sala (no splitter)

PCTNGNII3SB-2.jpg


Nesse caso, ficavas na sala com ONT, router e box.

Agradeço a ajuda.
Por aqui são três televisores (só um é que tem os serviços NOWO). Quanto às outras duas foram instaladas pequenas antenas exteriores (eu sei que podia alugar uma box a NOWO mas na altura não sabia disso) onde tenho os quatro canais (RTP 1 e 2, SIC, TVI e o canal do parlamento)
 
Agradeço a ajuda.
Por aqui são três televisores (só um é que tem os serviços NOWO). Quanto às outras duas foram instaladas pequenas antenas exteriores (eu sei que podia alugar uma box a NOWO mas na altura não sabia disso) onde tenho os quatro canais (RTP 1 e 2, SIC, TVI e o canal do parlamento)

Eu pedia aos tecnicos da MEO que pelo menos criassem rede para uma das televisões, tens direito a 99 canais digitais com um simples descodificador TDT.
 
Sera que os da MEO simplesmente são os que mais mudam o nome?

o teu universo é pequeno e não diz muito sinceramente, e porque separaste os numeros por rua? isso ja parece as eleições nos EUA...
A unica coisa que podes mesmo comentar é porque achavas que a MEO seria melhor.
 
Admitindo que não existe nenhum serviço de telefone ou ADSL nas tomadas telefónicas de um apartamento, isto é, a linha está "limpa", se eu ligar um telefone VoIP a uma tomada telefónica, estando o router de cabo ou fibra ligado a outra tomada telefónica noutra divisão, não vai a central da PT onde termina a linha telefónica poder "ouvir" as comunicações desse telefone VoIP ?
 
Sera que os da MEO simplesmente são os que mais mudam o nome?

o teu universo é pequeno e não diz muito sinceramente, e porque separaste os numeros por rua? isso ja parece as eleições nos EUA...
A unica coisa que podes mesmo comentar é porque achavas que a MEO seria melhor.

Exacto, pode dar-se o caso de o universo de clientes que opta por fibra ser aquele que usa routers de terceiros com mais frequência, por ter mais conhecimentos ou ser mais exigente com o serviço em detrimento da malta que fica com serviços durante anos, simplesmente para não ter trabalho. A NOS para todos os efeitos será sempre o operador que parte da melhor posição para ser lider de mercado nas zonas urbanas, e a PT no país pela forma como se entregou as telecomunicações. Há quem tenha ADSL com cobertura da NOWO, e mesmo com a chegada da fibra da NOS ou Vodafone, simplesmente porque o mercado comportasse sempre da mesma forma forma, pela inercia. Senão não terias operadores a pedir balurdios por pacotes 4p e ainda a apresentarem como se fosse grande vantagem pagares um smartphone às prestações. E ainda apanho pessoal a achar que é grande negócio lol
 
Sei por experiência própria que um acesso internet pode parecer impecável de manhã mas à tarde e à noite ter latências/pings incrivelmente altos e packet loss absurdo (quando muitos utilizadores estão on-line), mantendo-se a largura de banda contratada. Para aplicações interactivas de pouco serve a largura de banda alta se as latências e packet loss estão em valores inaceitáveis. Eu pude constatar esta situação durante meses com um operador de cabo há vários anos e leio hoje algumas queixas de utilizadores de fibra que passam exactamente pelo mesmo. Depois, o ADSL tem outra vantagem que não creio o cabo nem a fibra terem: a linha tem sempre uma pequena tensão eléctrica o que permite que um telefone fixo, e o modem ADSL desde que ligado a uma UPS, continuem a funcionar em caso de falha eléctrica generalizada na zona geográfica em questão. Não creio que a fibra seja imune a este problema. Para finalizar, o ADSL permite a renovação do IP address dinâmico muito facilmente, algo que com o cabo e sobretudo com a fibra é quase impossível. Que estas observações sirvam de tópico de discussão.
 
Back
Topo