Instalação fibra exige furos em casa ?

Eu pedia aos tecnicos da MEO que pelo menos criassem rede para uma das televisões, tens direito a 99 canais digitais com um simples descodificador TDT.

Isso é interessante...
Mas depois o que faria a antena externa (não é móvel mas fixa)?
Ficaria lá sem uso. Assim ainda se dá (algum) uso :Winkani:
Pouco (diga-se) mas dá para ver os 4 canais e do parlamento :joker:
 
Grato pelas respostas. Admitindo que a instalação é RITA (em cascata), pergunto: não vai a central da PT onde termina a linha telefónica poder "ouvir" as comunicações desse telefone VoIP ?
 
Isso é interessante...
Mas depois o que faria a antena externa (não é móvel mas fixa)?
Ficaria lá sem uso. Assim ainda se dá (algum) uso :Winkani:
Pouco (diga-se) mas dá para ver os 4 canais e do parlamento :joker:

Só tinhas precisado de uma antena, se meteste mais que uma foi gasto desnecessário. Pelo menos sou apologista que a se gastar dinheiro fique logo feito à primeira, assim não tens uma rede em casa, tens cada televisão independente. Mas haja alguém que use a TDT, mesmo estando a pagar uma subscrição por cabo.
 
Sei por experiência própria que um acesso internet pode parecer impecável de manhã mas à tarde e à noite ter latências/pings incrivelmente altos e packet loss absurdo (quando muitos utilizadores estão on-line), mantendo-se a largura de banda contratada. Para aplicações interactivas de pouco serve a largura de banda alta se as latências e packet loss estão em valores inaceitáveis. Eu pude constatar esta situação durante meses com um operador de cabo há vários anos e leio hoje algumas queixas de utilizadores de fibra que passam exactamente pelo mesmo. Depois, o ADSL tem outra vantagem que não creio o cabo nem a fibra terem: a linha tem sempre uma pequena tensão eléctrica o que permite que um telefone fixo, e o modem ADSL desde que ligado a uma UPS, continuem a funcionar em caso de falha eléctrica generalizada na zona geográfica em questão. Não creio que a fibra seja imune a este problema. Para finalizar, o ADSL permite a renovação do IP address dinâmico muito facilmente, algo que com o cabo e sobretudo com a fibra é quase impossível. Que estas observações sirvam de tópico de discussão.

Deves ser político. Faço-te uma pergunta, a constatar o absurdo do que tinhas dito e simplesmente deste a volta ao bilhar grande.

A maior pergunta delas todas, qual o objectivo de falar no ADSL, é o futuro?
 
Só tinhas precisado de uma antena, se meteste mais que uma foi gasto desnecessário. Pelo menos sou apologista que a se gastar dinheiro fique logo feito à primeira, assim não tens uma rede em casa, tens cada televisão independente. Mas haja alguém que use a TDT, mesmo estando a pagar uma subscrição por cabo.

Teria que ter duas antenas porque estão em divisões diferentes.
Casa com dois pisos.
Foi dinheiro desnecessário? Sim... talvez. Mas foi os meus pais que quiseram assim.
Aqui no prédio ninguém usa a TDT. É tudo MEO (ADSL para já) ou CABOVISÃO/NOWO.
 
Credo! ADSL melhor que Fibra! Pois claro! Bora tudo a voltar ao ADSL que é muito melhor!

Isso do telefone fixo, é verdade. Falas numa UPS. Sabes que com fibra podes também podes usar uma UPS?

Uns querem ip fixo. Outros reclamam de ser fixo....
 
Teria que ter duas antenas porque estão em divisões diferentes.
Casa com dois pisos.
Foi dinheiro desnecessário? Sim... talvez. Mas foi os meus pais que quiseram assim.
Aqui no prédio ninguém usa a TDT. É tudo MEO (ADSL para já) ou CABOVISÃO/NOWO.

Sendo um prédio têm de ser preservada a ligação a TDT, isto dito pela própria ANACOM.
Se estás privado desse direito, deverias ter pedido uma deslocação da ANACOM, ou se não quisesses litígios no prédio, era expor a questão em condomínio.

Mas novamente, só precisas de uma antena, mesmo que estejam em divisões diferentes, desde que haja possibilidade de passar cablagem entre as mesmas. Se são apartamentos diferentes aí já é diferente.

Todavia isso cabe aos operadores, criarem a rede pelo menos para a segunda televisão que seja no mesmo apartamento.
 
Credo! ADSL melhor que Fibra! Pois claro! Bora tudo a voltar ao ADSL que é muito melhor!

Isso do telefone fixo, é verdade. Falas numa UPS. Sabes que com fibra podes também podes usar uma UPS?

Uns querem ip fixo. Outros reclamam de ser fixo....

Quando nem sabem que se paga bem no mundo empresarial para se ter IPs fixos.
Depois disto, só falta falar das vantagens da Internet por Satélite eheh
 
Porque é que andas a criar mais de 10 topicos espalhados pelo forum quando podias retirar todas as duvidas apenas neste ?!?
não faz qualquer sentido o que andas a fazer. que confusão... nem sei como mexer neste assunto

A razão é muito simples: sei por experiência que para obter informação fiável é necessário fazer a mesma pergunta (e variações dessa pergunta) em locais diferentes, a pessoas diferentes em alturas diferentes pois as respostas serão sempre muito diversas (certas, erradas, incompletas, etc...). Com as diferentes respostas obtidas e com sentido de análise crítica será possível decidir que se obteve a informação pretendida.
 
Sendo um prédio têm de ser preservada a ligação a TDT, isto dito pela própria ANACOM.
Se estás privado desse direito, deverias ter pedido uma deslocação da ANACOM, ou se não quisesses litígios no prédio, era expor a questão em condomínio.

Mas novamente, só precisas de uma antena, mesmo que estejam em divisões diferentes, desde que haja possibilidade de passar cablagem entre as mesmas. Se são apartamentos diferentes aí já é diferente.

Todavia isso cabe aos operadores, criarem a rede pelo menos para a segunda televisão que seja no mesmo apartamento.

Já estás a falar-me de certos pontos que desconheço ou não estou muito dentro do assunto :)
Podia ter feito na altura de outra forma? Claro que sim. Mas o que está feito, está feito :)
Agora é deixar como está.
 
A razão é muito simples: sei por experiência que para obter informação fiável é necessário fazer a mesma pergunta (e variações dessa pergunta) em locais diferentes, a pessoas diferentes em alturas diferentes pois as respostas serão sempre muito diversas (certas, erradas, incompletas, etc...). Com as diferentes respostas obtidas e com sentido de análise crítica será possível decidir que se obteve a informação pretendida.
Apesar de não achar correcto isso de fazeres mil posts em locais diferentes do fórum a perguntar a mesma coisa, vou ser muito objectivo e responder-te:

Pelo que vi na foto, o cabo coaxial é um bocado grosso para passares um cabo de rede e esse mesmo cabo coaxial para todas as divisões. Tens 3 opções nesse caso:

1 - tentar passar os 2 cabos ao mesmo tempo, mas dá muito trabalho e podes habilitar-te a ficar sem nenhum lá dentro da tubagem.
2 - arranjares um cabo coaxial mais fino e usares o actual para passar o coaxial mais fino + ethernet por dentro da tubagem. Em alguns casos, foi assim que fiz aqui em casa
3 - passares só cabo ethernet para as divisões e retirar o cabo coaxial. Esta opção tem o inconveniente que perdes os canais RF (ou seja, os que não necessitas de ter box para ver TV)

Agora, é uma questão de analisares bem o que vais fazer. Os técnicos MEO poderão fazer isso, mas aviso já que provavelmente só te passam ethernet até uma divisão que será onde terás a box.
 
Apesar de não achar correcto isso de fazeres mil posts em locais diferentes do fórum a perguntar a mesma coisa, vou ser muito objectivo e responder-te:

Pelo que vi na foto, o cabo coaxial é um bocado grosso para passares um cabo de rede e esse mesmo cabo coaxial para todas as divisões. Tens 3 opções nesse caso:

1 - tentar passar os 2 cabos ao mesmo tempo, mas dá muito trabalho e podes habilitar-te a ficar sem nenhum lá dentro da tubagem.
2 - arranjares um cabo coaxial mais fino e usares o actual para passar o coaxial mais fino + ethernet por dentro da tubagem. Em alguns casos, foi assim que fiz aqui em casa
3 - passares só cabo ethernet para as divisões e retirar o cabo coaxial. Esta opção tem o inconveniente que perdes os canais RF (ou seja, os que não necessitas de ter box para ver TV)

Agora, é uma questão de analisares bem o que vais fazer. Os técnicos MEO poderão fazer isso, mas aviso já que provavelmente só te passam ethernet até uma divisão que será onde terás a box.

Eu não quero box pois não estou interessado em serviço IPTV. Quero apenas Net + Telefone. Mas os teus argumentos talvez se continuem a aplicar se por exemplo numa instalação fibra não meterem o cabo de fibra pela tubagem que já tem o cabo coaxial e optarem por um cabo ethernet. A minha pergunta é então: na instalação de fibra vão levar o cabo de fibra até ao escritório pela tubagem ou o cabo ethernet ? Eu penso que seria muito mais fácil levar o cabo de fibra pois para levarem um cabo de rede teriam de meter o ONT/router dentro do armário no hall de entrada, algo que eu não quero pois quero acesso físico ao router. Grato mais uma vez.

Numa instalação TV + Net + Voz vi este equipamento:

https://cld.pt/dl/download/a155fe40-68fe-4fb6-914f-0888feef96aa/04.jpg

O fio preto penso ser o fio da fibra que entra no equipamento de onde depois sai um fio amarelo (tão fino como o fio de fibra preto) e que está ligado a esta caixa branca por aquela entrada verde. O fio amarelo entra depois num modem/router branco da Huawei (ONT).
 
Última edição:
Sem ler comentários, apenas li um ou 2, se é um apartamento o mais certo é não precisar de fazer furo nenhum. No comentário que vi diziam que tinham que tirar o cabo coaxial, errado... A fibra passa no mesmo tubo, mesmo sendo um tubo de 16, e nenhuma operadora pode retirar coaxial da rede interna da casa para ficar lá a fibra.. No máximo tira e volta a passar junto com a fibra se ajudar na passagem da mesma.
 
Isso é uma tomada terminal de fibra óptica onde liga o cabo de fibra exterior e depois daí sai o cabo de fibra óptica interno podes ver um exemplo de uma tomada aberta aqui.
 
Sem ler comentários, apenas li um ou 2, se é um apartamento o mais certo é não precisar de fazer furo nenhum. No comentário que vi diziam que tinham que tirar o cabo coaxial, errado... A fibra passa no mesmo tubo, mesmo sendo um tubo de 16, e nenhuma operadora pode retirar coaxial da rede interna da casa para ficar lá a fibra.. No máximo tira e volta a passar junto com a fibra se ajudar na passagem da mesma.

Eu pedi para que me tirassem. O que disse foi, no contexto devido, que poderá ser necessário a retirada do cabo coaxial, como na minha situação se a ideia for passar um cabo de rede com os cabos coaxiais originais. Tudo depende do que se quer e do que se têm. No meu caso queria poder injectar o sinal telefone na minha rede e dada a localização das tomadas os equipamentos tinham de ficar na dispensa onde tenho acesso às tubagens para as divisões de casa.

Gostava de te ver a passar um cabo de rede com as minhas tubagens a manter o cabo coaxial original, mas deves de ser um técnico estupendo.
 
Sem ler comentários, apenas li um ou 2, se é um apartamento o mais certo é não precisar de fazer furo nenhum. No comentário que vi diziam que tinham que tirar o cabo coaxial, errado... A fibra passa no mesmo tubo, mesmo sendo um tubo de 16, e nenhuma operadora pode retirar coaxial da rede interna da casa para ficar lá a fibra.. No máximo tira e volta a passar junto com a fibra se ajudar na passagem da mesma.
Lamento, mas dentro da minha casa quem manda sou eu. E se achar que para as coisas ficarem melhores o cabo coaxial pode sair fora, é assim que eles têm de fazer. Por exemplo, eu sou completamente contra fios nos rodapés e furos na parede. Prefiro, caso o tubo seja estreito, tirar fora o coaxial do que andar a furar paredes.

@orionn , tinha entendido mal. Então se o importante é teres a internet + tel no escritório, eles podem-te passar a fibra directamente até ao escritório. Sim, é mais estreito o cabo fibra que o de ethernet mas, mesmo assim dada a grossura do cabo coaxial, tenho algumas dúvidas que a guia chegue ao destino final sem sacar o cabo coaxial de lá. Mas é tudo uma questão de tentativas.
 
A nível físico quais as diferenças entre estes dois tipos de cabo ? Pelo que sei o cabo coaxial têm várias layers (meios de transporte), um para sinal de TV e outro para internet/telefone ? Como se compara o cabo de fibra ? Existe apenas um sinal no cabo de fibra ou vários ?

Pelo que sei o telefone é ligado ao modem/router no porto RJ11. A minha questão é: o serviço de telefone funciona sobre VoIP ou funciona sobre um sinal analógico paralelo suportado por alguma layer física no cabo ? E já agora uma pergunta relacionada: o sinal de TV usa uma layer física diferente da layer para internet no cabo coaxial ?
 
Última edição pelo moderador:
já são pelo menos 15 topicos numa semana. Como já te disseram, concentra todas as tuas duvidas neste topico.

Não vou perder mais tempo a andar a juntar topicos.
 
Back
Topo