Instalação fibra

Miguel_CDTI

Power Member
Boas! Após algumas pesquisas optei pela fibra vdf, meo ficou à sombra da bananeira e a nos tem fibra (vejo os pdo na rua) mas não têm indicação dos mesmos, após vários contatos e como o que eu quero é celeridade e sair dos 5mb (em dias bons) optei pela Vodafone. Sei que muitos vão dizer espera/fala com o técnico mas homem prevenido vale por 2! E assim fico logo com umas luzes... Tenho no apartamento uma caixa de repartição do sinal da TV (deduzo que a fibra entre pelo mesmo sítio) nessa mesma caixa existe um repartidor de sinal para o resto da casa (4tvs) será que é possível passar a fibra e o coaxial até à sala onde quero que fique a box e o router?! É possível ter alguns canais (sem box) mas restantes tvs da casa? Por fim, optei pela oferta do super wifi para ver se fico com net na casa toda (atualmente se quizer wifi na cozinha tenho de ficar à porta... como funciona esse aparelho?! Obrigado!
 
Boas! Após algumas pesquisas optei pela fibra vdf, meo ficou à sombra da bananeira e a nos tem fibra (vejo os pdo na rua) mas não têm indicação dos mesmos, após vários contatos e como o que eu quero é celeridade e sair dos 5mb (em dias bons) optei pela Vodafone. Sei que muitos vão dizer espera/fala com o técnico mas homem prevenido vale por 2! E assim fico logo com umas luzes... Tenho no apartamento uma caixa de repartição do sinal da TV (deduzo que a fibra entre pelo mesmo sítio) nessa mesma caixa existe um repartidor de sinal para o resto da casa (4tvs) será que é possível passar a fibra e o coaxial até à sala onde quero que fique a box e o router?! É possível ter alguns canais (sem box) mas restantes tvs da casa? Por fim, optei pela oferta do super wifi para ver se fico com net na casa toda (atualmente se quizer wifi na cozinha tenho de ficar à porta... como funciona esse aparelho?! Obrigado!
1-Se for ITED (com caixa de ATI) realmente a fibra entra pelo mesmo lugar que o coaxial, se não pode vir também pelo sistema de telefone (RITA)
2-Depende da tubagem, normalmente dá, mesmo em tubagem de 16mm com 2 pessoas dá para passar coaxial e fibra, depois esse coaxial vai derivar pelas várias divisões da sala.
3-O super wifi extra pode vir atrapalhar na instalação, a correcta instalação é passando um cabo UTP até ao mesmo, e se a tubagem for de 16mm já não passa coaxial, UTP e fibra ou mesmo coaxial e UTP. O mesmo também funciona como range expander mas não tem o mesmo desempenho
 
Boas! o que lá tenho é tipo esta http://img2040.imagevenue.com/img.php?image=82128_coaxial_122_498lo.jpg#
para o super wifi funcionar vou ter de arrancar os cabos?! essa ideia não me agrada muito.... não iria perder o sinal tv numa das divisões?! ou o super wifi pode ficar nesta caixa (uma vez que tenho possibilidade de alimentar corrente) e depois é so passar a fibra para a sala... isto é (a estas horas o raciocinio está mais lento.... o super wifi tem de ir buscar o sinal á box ou vai buscar ao cabo da fibra?
img.php
 
O super WiFi extra vai buscar rede ao router por cabo (para melhor performance) ou faz "ponte" via wi-fi.
Podes tentar que passem os 3 cabos na tubagem (fibra que é fino, UTP para alimentar o super WiFi e o coaxial) se o técnico for sozinho tens de o ajudar e passar os 3 cabos em simultâneo.
Para ajudar, se não te importares de gastar uns trocos, compras micro cabo coaxial, e assim já passas tudo na tubagem em princípio
 
Isto da Internet é assim, quanto mais lemos mais dúvidas aparecem... pelo que li a vdf não autoriza a colocação do micro coaxial pois o mesmo não garante os padrões da empresa?!?! Se estiver a dizer disparates digam, pois não sou leigo na matéria, a ideia que tenho é que a fibra entra em casa e liga num ont, depois cabo utp para as restantes ligações... pode o super wifi ficar ligado ao ont? O que estou a idealizar nesta cabeça seria, ont na caixa que mostrei lá em cima, passar cabo para a sala onde ficaria box e router (ps4) e na pior das hipóteses o super wifi ficaria na parte de fora da caixa (ligado ao ont) ou então passava cabo utp da caixa para o quarto ao lado e ficava ligado la. Assim só se passava 2 cabos em cada tubo... mas estou a sonhar certo?!
 
Realmente eles não usam o microcoaxial e acredito que seja mais pela cena de custo benefício porque cabo de qualidade é capaz de sair bem caro. Sobre o resto o melhor é o técnico ver e expiicar como vai proceder. Porque aquilo que as vezes queremos não é o que fica bem ou pode ser feito.
 
Posso dizer que tenho microcoaxial passado pela MEO e a qualidade da imagem em analógico continuou igual face ao cabo que tinha antes, ainda são uns bons metros, mais de 10m seguramente.
 
Isto da Internet é assim, quanto mais lemos mais dúvidas aparecem... pelo que li a vdf não autoriza a colocação do micro coaxial pois o mesmo não garante os padrões da empresa?!?! Se estiver a dizer disparates digam, pois não sou leigo na matéria, a ideia que tenho é que a fibra entra em casa e liga num ont, depois cabo utp para as restantes ligações... pode o super wifi ficar ligado ao ont? O que estou a idealizar nesta cabeça seria, ont na caixa que mostrei lá em cima, passar cabo para a sala onde ficaria box e router (ps4) e na pior das hipóteses o super wifi ficaria na parte de fora da caixa (ligado ao ont) ou então passava cabo utp da caixa para o quarto ao lado e ficava ligado la. Assim só se passava 2 cabos em cada tubo... mas estou a sonhar certo?!
O Super Wifi tem de ficar ligado ao router que na oferta normal também é ONT (SmartRouter).
Podes deixar o smartrouter junto dessa casa e depois colocares o superwifi extra junto da box (o superwifi extra faz de switch)
 
Muitos técnicos só mostram a solução: Furar/colar cabo
Sozinho, sem formação e com 4 instalações por dia, não dá para "pedir" muito.
Aperta com o técnico no que achares que ele mostrar como solução que não gostas, de preferência teres alguém presente de tua confiança que tenha conhecimentos de electricista/telecomunicações.
 
não conheço ninguém desta área, alias conheço amigos de amigos de amigos, o que se torna chato em pedir para virem assistir á instalação... sim por norma os instaladores só querem furar e cola quente pra cima, sofri desse mal há 2 anos aquando a instalação adsl meo.... casa pintada há 15 dias e toca a passar cabo pelo rodapé... neste caso aceitei pois a posição da tomada do telefone assim o obrigou... mas neste caso tenho as tomadas no sitio certo... sei que devemos pensar no futuro, isto é, quem tem tv paga muito raramente volta para os canais "normais", ou seja resolvia a questão arrancando o cabo coaxial que vai da caixa para a sala, mas depois se o serviço falha e\ou algum componente se estraga fico sem tv na sala, já pra não falar que se por algum acaso mandar o serviço abaixo e não contratar nenhum, fico sem tv na sala....
 
O Super Wifi tem de ficar ligado ao router que na oferta normal também é ONT (SmartRouter).
Podes deixar o smartrouter junto dessa casa e depois colocares o superwifi extra junto da box (o superwifi extra faz de switch)

posso depois ligar a ps4 ao super wifi entao? a velocidade deduzo que seja a mesma que a do smart router...?
 
Nesa caixa vermelha, sao os fios da tv, correcto?
Pelo k percebi, o tubo deve de ser de 16mm, esbarro da p passar pelo menos um cabo de rede....
excepto se for cabo de rede cat6, mas eles nao costumam utilizar esse pois e muito mais caro que o de cat5e, que são muito mais finos.
Mas já agora, não tens tomadas de telefone pela casa?
A fibra pudia entrar por aí, vinda dea rua, utilizando a tubagem existente do predio, e depois na sala certamente tens lá uma tomada, e sairia por la...

Quantas boxes aderiste?
Faz o esquema de cabeça ou num papel de onde as queres.
Pois ficam ligadas ao router, excepto as sem fios, mas essas só se o cliente pedir, e tem uma mensalidade mais cara.
Apartir daí e utilizar a tubagem telefónica existente, ou a de tv.
Eu utilizei na minha casa as de telefone. . Somente no escritorio, onde tenho o pc fixo e outra tv, e meti ka uma box, ai, e k para não atrapalhar, passei 1cabo de rede na tubagem do telefone, e outra na tubagem da tv. ..

Sei k numa delas o cabo guia não queira passar, eu disse os tipos, que se fosse mais fácil, poderiam tirar o cabo, e puxavam.no depois em conjunto com o de rede, mas n foi necessário. ... eta uma curva mãos apertada ligo de inicio, e resolveu.se com vaselina, conseguiram passar os cabis bem...
 
Última edição:
Só quero uma box (sala) nas restantes tvs (cozinha, quartos) vou optar só pelos canais RF... também pensei passar pelas fichas do telefone mas ñ pode ser pois não tenho ficha ao pé da tv, já na instalação da meo tiveram de fazer uma puxada até a box...
 
Estou quilhado com este pessoal da Vodafone... tanta presa para vender o serviço e depois não têm previsão exata de quando podem fazer a instalação... ficaram de ligar 2f... já vamos no fim de 4f e nada... será bom presságio?!
 
Boas! Passado tanto tempo lá se realizou a instalação, ñ como eu idealizei mas ficou aceitável o trabalho feito, de frisar que ficou a meio pois ñ trouxeram o super wifi, logo falta passar o cabo cat6 da sala para o quarto onde vai ficar... posto isto a minha questão... o instalador nos testes de velocidade que fez (sempre por wifi) tinha velocidades de 140/170mbs eu ñ consigo passar dos 60mbs e tenho de estar colado ao router... terá o equipamento do técnico "algum segredo"? Via lan a ps4 ñ passa dos 134mbs e no portátil passados 4 testes, tvs e tudo o que podia atrapalhar off, chegou aos 204/99...
feito hoje de manha apos escolha de servidor vodafone.... no de castelo branco dava 199\99

8186893418.png
 
Última edição:
WiFi é sempre relativo. Pode estar ligado a rede com banda de 2.4ghz em vez da de 5ghz. Os equipamentos podem não conseguir ou ter condições para suportar a velocidade. Do gênero estar muito distante, o tipo de paredes e espessura. A banda de 5ghz perde mais fácilmente estaleca á medida que se afasta e mais ou menos obstáculos pelo caminho.
Por exemplo: PC fixo com pen USB de norma N. Á cabeça se tiver 300mbits corta logo a metade e depois é sempre a descontar pelo resto.
 
Boas! Instalação concluída e com calma lá couberam os fios todos no tubo... agora tenho uma pergunta... passamos um cabo ethernet da sala para um quarto onde ficou o wifi extra. Na sala com a tomada ficou tapada ñ dei muita importância, mas como no quarto ia ficar feio o cabo sair pela tomada, comprei uma com saida tv e ethernet, o técnico ficou reticente em instalar daquela maneira (cabo do router alimenta a tomada e dps 30cm de cabo do aparelho à tomada) pois disse o melhor seria o cabo ligar direto pois assim ñ perdia força de sinal. Agora pergunto eu... é verdade ou era preguiça em fazer aquele serviço?
 
Back
Topo