Instalação Fibra

Boas.
Dúvida: após uma instalação fibra numa casa renovada (incluindo cabos a passar pelo interior das paredes e não pelo rodapé ou tectos), o técnico limitou-se a colocar o router e a box a funcionar. Tudo certo. O problema surge quando lhe foi pedido para fazer passar os fios necessários para a cozinha (que fica parede com parede com a sala) e para um quarto onde irá ficar uma TV também. Recusou-se a fazer passar o que quer que fosse porque "já viu se a casa fosse grande e queria mais 2 TV?? Eu iria passar aqui a tarde."
Isto, claro está, com o acompanhamento de uma pessoa idosa que estava apenas lá para abrir a porta ao técnico.
Podem esclarecer se isto é o procedimento correcto? Se quiser TV noutras divisões, a instalação é feita pelo cliente?
Obrigado a todos
 
Boas.
Dúvida: após uma instalação fibra numa casa renovada (incluindo cabos a passar pelo interior das paredes e não pelo rodapé ou tectos), o técnico limitou-se a colocar o router e a box a funcionar. Tudo certo. O problema surge quando lhe foi pedido para fazer passar os fios necessários para a cozinha (que fica parede com parede com a sala) e para um quarto onde irá ficar uma TV também. Recusou-se a fazer passar o que quer que fosse porque "já viu se a casa fosse grande e queria mais 2 TV?? Eu iria passar aqui a tarde."
Isto, claro está, com o acompanhamento de uma pessoa idosa que estava apenas lá para abrir a porta ao técnico.
Podem esclarecer se isto é o procedimento correcto? Se quiser TV noutras divisões, a instalação é feita pelo cliente?
Obrigado a todos
Se a casa é renovada deveria ter sido feito o projeto ITED, e, já ter a casa preparada para receber a operadora
 
Os técnicos são, na sua maioria, subcontratados a outras empresas e ganham por nº de serviços feitos. Assim se compreende o despachar que muitos tentam fazer deixando o trabalho a meias. Na meioria das vezes apenas devem por os cabos que permitam por a funcionar router e boxes da NOS!!!
Nesse caso não sei de quem será a responsabilidade, penso que até não tendo havido o aviso prévio à NOS, não lhe competirá fazer esse trabalho... Alguns fazem, com "extras"...
 
Pela experiência que já tive com instalações da NOS, os técnicos têm marcações com duração até duas horas e depois têm logo marcações a seguir, o que não considera atrasos nas instalações. Penso que em apartamentos e prédios mais recentes as instalações sejam mais straight-forward, mas em moradias e zonas mais rurais com casas antigas muitas das vezes é mesmo preciso ficar a tarde toda no local.

Depois pelo que sei há o problema de serem pagos pelo numero de instalações (feitas) e não pelo tempo que as mesmas demoram...
 
No momento do contacto com a NOS a pergunta foi colocada e a resposta foi que teria de falar com o técnico e que isso seria feito. Sabendo eu da simplicidade da coisa (falo do facto de não ser necessário furar ou passar metros infinitos de fios, até porque o PDO está literalmente em frente á casa) parti do princípio que seria realizado sem grande problema. O que me está a perturbar é que a instalação em casa de outros familiares, com uma moradia bem maior, foi feita e têm justamente a box na sala e mais duas tv's a funcionar sem box. Tudo orientado pelo técnico no momento da instalação. Vejo aqui dois pesos , duas medidas. Valerá a pena fazer reclamação e pedir que voltem à casa para resolver?
 
No momento do contacto com a NOS a pergunta foi colocada e a resposta foi que teria de falar com o técnico e que isso seria feito. Sabendo eu da simplicidade da coisa (falo do facto de não ser necessário furar ou passar metros infinitos de fios, até porque o PDO está literalmente em frente á casa) parti do princípio que seria realizado sem grande problema. O que me está a perturbar é que a instalação em casa de outros familiares, com uma moradia bem maior, foi feita e têm justamente a box na sala e mais duas tv's a funcionar sem box. Tudo orientado pelo técnico no momento da instalação. Vejo aqui dois pesos , duas medidas. Valerá a pena fazer reclamação e pedir que voltem à casa para resolver?
Estás a misturar coisas. A ligação do PDO ao teu ATI é garantida, agora, se o eletricista não te passou coaxial para os quartos, já não é responsabilidade da NOS
 
Não necessariamente. Se tiveres contratadas por exemplo 4 boxes, têm que as deixar a funcionar, o que implica o possível trabalho de passar cabos.

Mesmo que não tenhas mais boxes contratadas, se tiveres uma TV e quiseres ter o cabo a passar sinal RF eles têm que deixar a funcionar.
 
Discordo e tenho várias situações dessas em casa!!! Felizmente eu desenrasco me bem nestes temas!!!!

Na minha casa o técnico fez isso. Fez o da Meo quando instalei lá fibra a primeira vez e fez agora o da NOS que teve que passar cabo para um TV extra que não tinha sido considerada na primeira vez.
 
Na minha casa o técnico fez isso. Fez o da Meo quando instalei lá fibra a primeira vez e fez agora o da NOS que teve que passar cabo para um TV extra que não tinha sido considerada na primeira vez.
Caro, tal como disse anteriormente, não parece haver uma regra!!! Já apanhei maus e bons técnicos, competentes e incompetentes, mas na generalidade não gostam de fazer esses trabalhos.
 
Caro, tal como disse anteriormente, não parece haver uma regra!!! Já apanhei maus e bons técnicos, competentes e incompetentes, mas na generalidade não gostam de fazer esses trabalhos.

Ah, entendi mal! Pois se calhar apenas tive sorte com os técnicos. Embora o último (esse da NOS) tenha feito o serviço de muito má vontade.
 
Ah, entendi mal! Pois se calhar apenas tive sorte com os técnicos. Embora o último (esse da NOS) tenha feito o serviço de muito má vontade.
Repara que estes tecnicos são de empresas subcontratadas pela NOS (as outras operadoras acho que é o mesmo), que ganham uma comissão da instalação. Isto significa, que tem 20 min para cada cliente/instalação. Se demorarem 40 ou 60, têm que recuperar noutos ou ganhar menos. Assim é a politica do despachar, bola para a frente e quer vier atrás que se desenrasque!!!!
 
Não está previsto que nestas instalações sejam construídas redes internas dos clientes, quem apanha técnicos que não se importam de o fazer agradeçam, mas não é obrigação deles.

Ainda por cima se a habitação foi recentemente remodelada essa situação devia ter sido contemplada.
 
Tive uma situação aborrecida ontem, na casa da minha sogra. O técnico apareceu, serviço HFC, a TV da sala tem o router atrás. Aí não havia stress nenhum. Mas para colocar a V2 num quarto, já não aceitou. Começou a dizer que o cabo de rede não passava na tubagem, o que é mentira pois eu próprio tinha aberto uma tomada para verificar. Ah, falou isso sem ver se quer. Começou logo a dizer que era melhor pedir uma V1 em vez de duas V2.
A minha sogra ligou para mim a dizer que ele não passava e que tinha que ser feita a troca de uma V2 para V1. Eu não estava para me chatear e disse lhe para ela o mandar embora. Educadamente, claro. Ou seja, não quis fazer o serviço, que não era nada de especial, passar um cabo de rede para o quarto ao lado da sala e ainda se colocou lá com ordens. E nem foi ver a tubagem.
Ainda não fiz queixa no livro. A renovação do contrato ficou sem efeito, pois o novo router e as duas novas boxes não foram instaladas.
Ah, e estava cheio de pressa, mal lá chegou. A marcação estava para o horário da manhã, ele chegou por volta das 8h15.
 
Tive uma situação aborrecida ontem, na casa da minha sogra. O técnico apareceu, serviço HFC, a TV da sala tem o router atrás. Aí não havia stress nenhum. Mas para colocar a V2 num quarto, já não aceitou. Começou a dizer que o cabo de rede não passava na tubagem, o que é mentira pois eu próprio tinha aberto uma tomada para verificar. Ah, falou isso sem ver se quer. Começou logo a dizer que era melhor pedir uma V1 em vez de duas V2.
A minha sogra ligou para mim a dizer que ele não passava e que tinha que ser feita a troca de uma V2 para V1. Eu não estava para me chatear e disse lhe para ela o mandar embora. Educadamente, claro. Ou seja, não quis fazer o serviço, que não era nada de especial, passar um cabo de rede para o quarto ao lado da sala e ainda se colocou lá com ordens. E nem foi ver a tubagem.
Ainda não fiz queixa no livro. A renovação do contrato ficou sem efeito, pois o novo router e as duas novas boxes não foram instaladas.
Ah, e estava cheio de pressa, mal lá chegou. A marcação estava para o horário da manhã, ele chegou por volta das 8h15.
Passa tu o cabo e o técnico qd trouxer a box é só instalar , é o melhor para não teres dores de cabeça, foi o que fiz e ele só chegou e instalou coisa de 10/15m foi se embora
 
Caro Gimenez
Bem te disse que o que aconteceu era o mais provável. Andam sempre cheios de pressa, e os que tem tempo muitas vezes não querem fazer esse trabalho. Se realmente tens condições de o cabo passar, faz a reclamação, ou como sugerido, passa tu o cabo, aí ficam sem desculpas. Aliás até podes tirar benefício da situação, dizendo que perdeste tempo em casa para nada fazerem, e que queres ser compensado por isso. Mais uma mensalidade...
 
Em jeito de fecho de tópico fica a resposta da NOS à minha questão: se a box e o router ficarem na mesma divisão, o técnico pode fazer mais uma puxada para outra divisão a pedido do cliente. Se a box e o router ficarem em divisões diferentes, a puxada não é feita. Poderá ser feita ao custo de 15€ para além da instalação.
Portanto , no meu caso, a box e router estão por baixo da tv e o técnico teria como obrigação criar ligação para a mais uma divisão pois foi o que tinha sido pedido de início. A NOS enviará novamente o técnico para fazer a puxada e , se eu assim entender, uma outra ao custo dos tais 15€.
Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
 
Em jeito de fecho de tópico fica a resposta da NOS à minha questão: se a box e o router ficarem na mesma divisão, o técnico pode fazer mais uma puxada para outra divisão a pedido do cliente. Se a box e o router ficarem em divisões diferentes, a puxada não é feita. Poderá ser feita ao custo de 15€ para além da instalação.
Portanto , no meu caso, a box e router estão por baixo da tv e o técnico teria como obrigação criar ligação para a mais uma divisão pois foi o que tinha sido pedido de início. A NOS enviará novamente o técnico para fazer a puxada e , se eu assim entender, uma outra ao custo dos tais 15€.
Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Se eu fosse a ti reclamava também com o empreiteiro. Se é um apartamento recém remodelado, deveria ter sido seguidas as normas ITED
 
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