Dúvidas Instalação FreeNAS/Xpenology/Ubuntu Server

jotaguvamo

Power Member
Pretendia montar um Media Server/Player com capacidade de NAS.

Qual destes sistemas aconselham:
1- FreeNAS/Nas4Free
2-Xpenology
3-Ubuntu Server.
4-Windows Server
5-OpenMediaVault

Como conheço o SO da synology e gosto das apps para aceder remotamente, tendo a preferir este. O que acham?
 
Última edição:
eu trabalho com varias synology, mas de tanto gabarem o xpenology, decidi experimentar .
funciona maravilhosamente bem, esta numa maquina overkill para servir apenas de nas, mas pelo menos rapidez não lhe falta.

sobre a tua duvida, a que eu instalei foi sem virtualização, foi a instalação x86/x64.
tem de usar a pen na mesma, esta contem o SO da synology, e serve para o boot, tens tambem a vantagem de em caso de avaria da pen, o sistema de ficheiros nos discos permanecem intactos, fazes nova instalação noutra pen e estas praticamente recuperado.

tambem instalei o chroot manualmente e funcionou as mil maravilhas.

já usei o freenas, e não gostei, há mais simples e sem necessitar de tantos recursos
ja usei ubuntu num sistema de partilha de ficheiros+vpn, mas não percebo como se enquadra aqui, pode funcionar como uma nas, mas com muito mais complexidade de configuração( vale a pena?? eu acho que não, havento tantos sistemas alternativos).

dito isto já estou a olhar de lado para a minha synology pessoal...não lhe espera muito tempo ca em casa parece-me...
 
Ora bem, o enquadramento é este:
Não vou dar mais de 400 e tal euros por um synology que seja capas de lidar bem com filmes em 1080p e que servir de servidor para o plex. Ao mesmo tempo não quero ter dois aparelhos, um para armazenamento de dados e outro para os reproduzir. Como quero algo que funcione bem e se possível usando uma caixa esteticamente agradável, optei por começar a pesquisar algo homemade. Daí a necessidade da escolha do SO. Qual o mais fácil de instalar, que não exija muitos recursos, mas que faça bem o que pretendo.
 
o pc que tem xpenology ta aqui ao meu lado ligado a um monitor, a unica imagem que mostra é do terminal.
não me parece que por hdmi consigas ter um ambiente grafico, alias nem me parece que a synology tenha sequer pensado nisso.

não servia para ti um sistema a tua escolha para storage, media server e por ai fora e um raspi com kodi?
ou
uma maquina com ubuntu+kodi ou openelec+kodi, e configuras tudo( partilha, vpn, tudo o que achares necessario), sem ser com a simplicidade de uma nas.
 
É que tb quero poder aceder remotamente e tratar dos torresmos remotamente, dar partilhas a pessoas que não estejam na minha rede. Como o espaço não abunda e sei que posso ter isso usando hardware que tenho...
 
eu trabalho com varias synology, mas de tanto gabarem o xpenology, decidi experimentar .
funciona maravilhosamente bem, esta numa maquina overkill para servir apenas de nas, mas pelo menos rapidez não lhe falta.

sobre a tua duvida, a que eu instalei foi sem virtualização, foi a instalação x86/x64.
tem de usar a pen na mesma, esta contem o SO da synology, e serve para o boot, tens tambem a vantagem de em caso de avaria da pen, o sistema de ficheiros nos discos permanecem intactos, fazes nova instalação noutra pen e estas praticamente recuperado.

tambem instalei o chroot manualmente e funcionou as mil maravilhas.

já usei o freenas, e não gostei, há mais simples e sem necessitar de tantos recursos
ja usei ubuntu num sistema de partilha de ficheiros+vpn, mas não percebo como se enquadra aqui, pode funcionar como uma nas, mas com muito mais complexidade de configuração( vale a pena?? eu acho que não, havento tantos sistemas alternativos).

dito isto já estou a olhar de lado para a minha synology pessoal...não lhe espera muito tempo ca em casa parece-me...


JMRR tocaste aqui numa duvida, no caso do synology ( de origem) o SO é escrito nos discos né? ou seja se avariar os discos nao ficam intactos ao contrario desta situaçao que referiste do xpenology certo?

Jotaquvamo, se a maquina fizer o transcoding deixas de precisar do hdmi certo? o hdmi era so para ligar directo a tv suponho?

cumps,
 
É que tb quero poder aceder remotamente e tratar dos torresmos remotamente, dar partilhas a pessoas que não estejam na minha rede. Como o espaço não abunda e sei que posso ter isso usando hardware que tenho...
Caso sigas para uma solução com ubuntu server e instales um gestor de desktop, pelo menos, o transmission e ktorrent têm interfaces web que podes activar.
Para por torrents em download podes usar um esquema simples:
- PC no trabalho, ou whatever, download do torrent para pasta em Dropbox.
- no server activar no cliente monitorização de ficheiros .torrent nessa pasta e por em download, caso existam.
 
JMRR tocaste aqui numa duvida, no caso do synology ( de origem) o SO é escrito nos discos né? ou seja se avariar os discos nao ficam intactos ao contrario desta situaçao que referiste do xpenology certo?

Jotaquvamo, se a maquina fizer o transcoding deixas de precisar do hdmi certo? o hdmi era so para ligar directo a tv suponho?

cumps,

Penso que nao, ja me aconteceram de as synology crasharem e ser necessario reinstalar o dsm.
O manual diz para tirar os discos, colocar la um disco qualquer reinstalar o dsm, trocar os discos e esta feito, por isso penso que nao esta instalado nos discos, mas sim num espaco reservado para tal. Eu penso ate que da para instalar o dsm , sem tem discos na maquina, obviamente fica sem volume.

A minha ds teve um problema , quando troquei uma libraria sem querer para uma versao nao compativel, o web deixeou de aceder e o ssh rejeitava ligacao.
A synology tem um procedimento nestes casos, em que fazes reset, e mais um boots e rebots, ate ser possivel reinstalar soft.
A minha foi reinstalada, tive de configurar tudo como na 1 vez, quando acabou os dados dos discos estavam intactos e as pastas com as partilhas configuradas. Por isso penso que o dsm fica fora dos discos.
 
Com o ESXi instalado numa Pen ou num disco (boot) nao se poderia manter virtualmente o XPEnology a gerir o NAS e o Openelec numa outra maquina a enviar os ficheiros atraves do HDMI?
E consegues ter aceleração de hardware capaz por GPU para 1080p, passar som HD por HDMI e 24p num ambiente virtualizado?
 
Obrigado JMRR, tou a ficar com o bichinho para arranjar um NAS para mim, a ver se o Jota trata da dele e dá o feedback.....(a cobaia);)

Eu depois peço comissão...
Tentarei responder a algumas perguntas que me colocaram mais tarde.
Contudo deixa esta questão: com qual SO poderei ter kodi, plex, popcorn e o acesso remoto. O acesso remoto tinha preferência por algo como as apps da synology.
 
Eu tenho um cenario identico, a synology tem todo o software( ftp, vpn, dsdownload, dsvideo, ...), na tv tem um aparelho q se liga ao share..os dispositivos moveis ligam-se ao dsvideo e ele envia o stream.
 
na minha opinião Freenas, considero bulletproof (passo o exagero)

com ram ECC e ZFS file system = enorme na prevenção de data corruption
com RaidZ / Z2 / .. na falha de um ou vários hd ou bad sectores = data garantida pela paridade (sem necessidade de qq controladora raid)

permite snapshots, zfs replication e rsync para backup (na rede local ou para fora)

flexibilidade = so a correr numa flash drive
- no caso de avaria de hardware, basta colocar hd's e flash drive noutro sistema e está online :)
- no caso de avaria da flash drive inserir outra com o so + settings restore e está online :)

uso na rede local shares CIFS / AFP, iSCSI, Owncloud, Torrents e Plex server
tenho acesso de fora por HTTPS a todos os dados - Owncloud (datasets mapeados)
tenho acesso de fora por FTP / TFTP
tenho acesso de fora por VPN (neste caso o router é vpn server)

velocidade = esgota a largura de banda da placa gigabit = 100-110MB/s escrita e leitura

o Plex server faz transcode, apenas será necessário um simples media player (raspberry) ou smart tv com suport plex


downside - necessita de pelo menos 8GB - 10GB ram e requer alguma configuração (nada de extraordinário, mas não é daquelas soluções pronta a usar)
 
Eu já tive o xpenology com o DSM 4.3. depois migrei para a 5.0 e agora para a 5.1. Problemas = 0. Falta-me virtualizar um NL para ter dois ESXi com duas syno virtuais em produtivo. Tenho mais 3 para testes, num outro esx.
 
Back
Topo