Dúvidas Instalação FreeNAS/Xpenology/Ubuntu Server

"
Tenho imensas duvisas sobre VMware, mas gostaria de experimentar mais a sério

Ja viz umas brincadeiras com hypervm, vmware e ainda virtual PC , mas foi ha uns bons anos

==================================


O meu objectivo era:

>Correr o Xpenology
>Correr um Windows 7 que tenho neste momento
>Instalar o windows 10 + Office 2013

Qualquer um dos windows é para aceder via Remote Desktop da Microsoft

Qual o melhor VMWare para isto ? ESXi ?

==================================

hardware: Para ja começar com um processador basico com virtualização por hardware, por ex um Core2Duo , e depois evoluir para algo mais potente, por ex Corei5

Creio que as VM´s criadas num processador serao totalmente compativeis quando mudar para hardware melhor, certo ?"

Eu tenho actualmente 3 máquinas com VMWare vSphere Hypervisor, dois NL e um dual Xeon para outras coisas.
Posso migrar as máquinas entre eles, desde que sejam versões do vSphere Hypervisor similares (que no meu caso acontece, 5.5 em todos), mesmo sendo o hardware deles diferente, já que os NL são CPU AMD e a workstation tem dois intel xeon.

Em todos tenho uma VM com Windows 7 "de salto" , que permite ter ferramentas para a gestão dos hypervisors, ssh's ou ainda para conversões de img's em vmdk's, para o xpenoboot.
Em todos tenho também xenology's, no caso da workstation, 3. Permite, por exemplo, testar o CMS ou o High-Availability, coisas que, de outra forma, seriam impossíveis para o comum dos mortais. É na workstation que faço os testes com upgrades de xpenoboot's, DSM's e assim.
 
Sim, é o vSphere Hypervisor que é gratuito, com as suas limitações, naturalmente. Ainda assim, sem qualquer problema para o comum dos mortais.
Eu uso o VMWare por uma questão de flexibilidade e porque é onde tenho maior experiência :)
 
Bom dia

Será que um I5 aguenta bem o VMware a correr duas maquinas :

>1) o Windows 10 para tarefas de escritorio , com uso altamente intensivo de outlook ,
>2) XPEnology

Ou seja, o windows ao ser virtualizado perde significativamente performace quando comparado com uma instalação directa ?
 
Sim, o Windows (ou outro sistema) perdem sempre performance. Dependendo da quantidade de memória atribuída, é possível minimizar o impacto.
Sim, um I5 dá para isso sem problemas, o cpu do NL que é muito mais fraco aguenta com xpenology, windows 7 e uma zentyal.
 
Tenho reparado que na parina de especificacoes dos processadores intel ARK.INTEL.COM , na parte da virtualizacao muitos processadores
só têm a linha do meio
Qual a importantancia das outras duas ?

Tecnologia Intel® vPro ‡
Tecnologia de virtualização Intel® (VT-x) ‡
Tecnologia de virtualização Intel® para E/S direcionada (VT-d) ‡
 
Update do DSM
Version : 5.2-5592 Update 4

(2015/09/07)
Fixed Issues

Restored the mandatory file (/usr/syno/bin/zip) that has been removed due to Antivirus Essential's false-positive detection.
Upgraded Apache HTTP Server to 2.2.31 to address one security vulnerability (CVE-2015-3183).
Upgraded PHP to 5.5.28 to address two security vulnerabilities (CVE-2015-5589 and CVE-2015-5590).
Fixed two security vulnerabilities to prevent cross-site scripting (XSS) attacks.
Fixed a security vulnerability of PCRE library (ASA-201508-11).
Fixed an issue where DSM cannot be updated after system recovery on certain models (DS2415+, DS1815+, DS1515+, RS815RP+, RS815+, DS415+).

Instalado nas minhas xenology's sem problemas. Update feito via DSM.
 
Boas !

Quais os pros e contas que vêm em usar Xpenolony em VMWARE VS Instalação nativa ?

O meu maior receio é que em VMWARE ainda seja mais dificil sacar os dados do disco em caso de falha

Obrigado
 
VMWare usa um (ou mais) datastore(s) nos quais são criados os volumes (vmdk's), posteriormente apresentados à VM com o xpenology. Se não tens experiencia em VMWare, não te aconselho a ires por aí.
Mas isto, claro, é só uma opinião.
 
Certo, crias a datastore, onde crias os volumes. Mas depois isto, para storage do nas, não te interessa.

Poes depois outros discos no servidor, os quais apresentas, por formatar, directamente ao xpenplogy. E aqui então crias o RAID e o volume group.

Nunca testei, mas cálculo que dê para fazer.
 
Sim, dá.
A questão que referir é que é mais uma camada para troubleshooting e, para quem não tenha grande experiência em VMWare (ou outro hypervisor), poderá não ser a melhor opção, do que o correr directamente no hardware.
 
Apesar de nao ter grande experiencia no assunto, já fiz umas brincadeiras com hypervisores ha uns anos, pelo menos percebo o conceito

E agradeço as tuas explicações

Sei que o hyperV permite utilizar um Disco como se fosse uma imagem
Sabes se o VMWare tambem permite isso ?
 
O seguimento no VMWare é:
O disco é instalado no esx como datastore. Depois, adicionas à VM como disco, onde te vai criar um vmdk do tamanho que tú definires. Apartir daí, será visto na tua xpenlogy como um disco disponível para criar um novo volume (ou juntar a outro).
Já agora e como opinião pessoal (vale como opinoão apenas, claro), brincadeiras não chegam para quando as coisas dão "buraco". Isto, claro, partindo do principio que pretendes ter uma solução em produtivo que se baseie em ESX + Xpenlogy.
Se for só para experimentar, é boa ideia, quando mais não seja para experimentar. Agora, o que tenho visto com a tua preocupação (prioritária) para recuperar os dados, estarás a adicionar mais uma camada de problemas.
Mas, como referi, é apenas opinião pessoal.
 
Back
Topo