Instalação Fresca

kazuza: o que é o sysprep!?

Delta: p/ evitar isso tudo, tenho um cd do xp sp1, e outro c/ os updates todos até ao inicio de Abril, prontos a instalar, tipo "autopatcher". corta 1 bom bocado no tempo que demora. formatações completas só faço a primeira vez; só se suspeitar de algo é que faço outra vez... 160 GB demoram n a formatar!!!
ainda te falta o SP3 p/ o Office XP...
mas de facto sempre k se formata o pc vão umas boas horas ao ar...
 
Xcentric disse:
ha certas etapas k se nao forem cumpridas primeiro k outras.. parece k a performance final do pc ja nao é tao boa... (xamem-m paranoico)...

nah xamo-te perfeccionista.. like me.. tambem penso da mm maneira.. tens q me mostrar esse teu plano de formatação (tipo, posta aki ou manda por pm :D )
 
Esta thread é interessante, pena que pouco participada.

Para o XP, há 1 programa, http://nuhi.msfn.org/ que faz o slipstream do xp, com o SP1 e SP2, o que poupa imenso na instalação. Há um outro tb denominado autopatcher, que tem os patches actualizados para o xp autopatcher e é sp a aviar.

O partition magic é um bocadito maluco é verdade, mas quem souber de DOS, safa-se. Convém lembrar algo de FUNDAMENTAL: criar as diskettes de arranque (boot magic e partition magic) pq senão é f****

Qdo o sistema tá todo bonzinho crio uma partição só para fazer uma cópia integral de tudo a trabalhar direitinho com programas, performance, etc, com um programa de criação de imagem (ghost, drive image etc). Ai não mexo mais. Qdo der asneirola, tenho uma instalação novinha em que é só activar essa drive e andar. Agora que vou comprar 1 DVD-RW vou fazer 1 cópia desta drive integral, não vá o diabo tecê-las e fico com um sistema novinho em folha, com updates, patches e essa m*** toda sem ter que estar a instalar tudo de novo.

Faço sempre 1 defrag no final da instalação e corro antivirus, antes de fazer a cópia.
 
Se o ppl mostra-se como fazem as suas "instalações frescas", poderia-mos ver onde melhorava-mos :) e que programas poderiam substituir os nossos.

Aki vai a minha:
(Tenho 2 discos: 1 de 120Gb e outro de 160Gb. Uso o de 160 como "biblioteca")

Notas:
No disco "biblioteca" já tenho os drivers, programas e jogos todos que kero instalar, através de imagens (uso o Alcohol 120%... não sou amigo de CDs...) ou executaveis.


A minha Fresh install:
- Tiro o disco "biblioteca" da makina (fica só o principal)
- Corro CD do WinXP SP2
- Crio UMA Partição no disco:
- 33792Mb para o WinXP SP2;
- Faço a instalação (retiro o teclado US)

- Tiro o Background e ponho a preto.
- Faço uns mini-tweaks ao Windows:
(Isto é tudo nas propriedades do meu computador)
- Escolho a opção "Never search Windows Update drivers"
- Escolho o Virtual Memory para 2.5 vezes maior que a RAM
- Desligo o Error Reporting
- Desligo o Automatically restart
- Desligo o Remote Assistance
- Desligo o Automatic Updates
- Desligo o System Restore

(Agora no Windows Explorer)
- Escolho View » Status Bar
- Escolho View » Details
- Vou ao Tools » Folder Options... » View e:
- Ligo o Restore previous folder windows at logon
- Desligo o Remember each folder's view settings
- Ligo o Lauch folder windows in a separate process
- Ligo o Do not cach thumbnails
- Ligo o Display the contents of system folders
- Desligo o Display simple folder view in Explorer's Folders list
- Clico em Apply to All Folders.
- Desligo o Allow Indexing Service to index this disk for fast file searching nas propriedades do C:

(Agora no internet explorer » Tools » Internet Options)
- Em General:
- Carrego Use Blank
- Vou a Settings...:
- Escolho Every visit to the page
- Defino Days to keep pages in history: 1
- Em Advanced:
- Ligo em Enable Personalized Favourites Menu
- Desligo o Enable Automatic Image Resizing
- Ligo Do not search from Address bar
- Ligo Do not save encrypted pages to disk
- Ligo Empty Temporary Internet Files folder when browser is closed

- Meto o disco "biblioteca" na máquina

- Instalo o driver do chipset... no meu caso da intel.
- Instalo os drivers do controlador dos discos, de rede, de som e da placa gráfica. Pela mesma ordem e com reboots.
- Instalo o DirectX control panel e o coolbits.
- Instalo o Alcohol 120%.
- Desligo o "Auto verificar o estado da versão actual ao iniciar
- Defino a drive Emulada pelo Alcohol 120% para a letra X:
- Ligo todas as Emulações e Emulações Extras
- Instalo o DivX Total Pack (considero estes ultimos semi-drivers... eles instalam um "driver emulado")
- Instalo o Norton Antivirus Corporate Edition v9.
- Faço update do Norton Antivirus.

(até aqui foram só os drivers e algumas excepções , agora os programas "semi-nativos" do windows decrescendo para "outros")

- Instalo o Windows Media Player 10 e o MSN Messenger.
- Instalo o O&O Defrag v6 e faço com que seja o desframentador principal do windows (ele faz a pergunta na instalação... leiam bem :))
- Instalo o Mozilla Firebox (na instalação ele pergunta se querem passar as definições do Internet Explorer para o Firebox, escolhi sim) e Thunderbird (Defino a pasta de downloads do Mozilla Firebox para Downloads).
- Instalo o Flashget.
- Instalo o QuickTime 6.5 completo.
- Instalo o Microsoft Office 2003.
- Faço update do Microsoft Office 2003.
- Instalo o Adobe Acrobat 6.0 Professional.
- Instalo o Adobe Photoshop 8 CS.
- Instalo o WinRar.
- Instalo o GIANT Spyware
- Faço o update do GIANT Spyware
- Instalo o SSH Secure Shell (para o ppl que tem ClarkConnect, isto é excelente!)
- Instalo o mIRC

- Faço update do Windows
- Refaço update do Windows (vão ver que aparece mais coisas :))
- Refaço update do Windows... se não tiver nada pa fazer update podem passar à fase seguinte, senão repitam.

- Vou às propriedades dos Start e:
- Em Taskbar:
- Desligo o Group similar taskbar buttons
- Ligo o Show Quick Launch
- Desligo o Hide inactive icons
- Em Start Menu, clico em Customize...:
- Em General:
- Escolho Small icons
- Defino o Number os programs on StartMenu para 10 e carrego Clear List
- Em Advanced:
- Desligo o Highlight newly installed programs
- Desligo o Help and Suport
- Ponho Don't display this item em My Music e My Pictures
- Desligo o My Network Places
- Em Network Connections, escolho Display as Connect to menu
- Se não tiveres Impressora: Desligo Printers and Faxes
- Desligo o Set Program Access and Defaults
- Em System Administrative Tools, escolho Display on the All Programs and the Start menu.
- Desligo o List my most recently opened documents e carrego Clear List.

- Organizo o All Programs (clique do lado direito e Explore):
- Ponho tudo o que está no start menu para o start menu de All Users
- Organizo:
- Acessories (Meto paki os atalho que tavam no "cabeçalho do start menu com a exceção do New e Open Office Document. Meto tb outros tipo DivX Total Pack, QuickTime, Windows Journal Viewer)
- Adobe (os programas da adobe divididos por subpastas...)
- Games (Meto os jogos do windows numa subpasta chamada Windows...)
- Microsoft Office (já tá definido)
- Network (Tudo o que programas de rede e internet...)
- Startup (sem nada dentro... apago tudo!)
- Utilities (Administrative Tools, Alcohol 120%, O&O Defrag, Symantec Client Security (Antivirus), Winrar)
- Windows Media Player (Não é pasta... é mesmo o atalho)

- Meto a taskbar com a altura de duas (fica o dobro da altura... não ocupa espaço nenhum no ecrã e é muito mais facil de andar de janela em janela)

- No QuickLauch fica só:
- Mozilla Firebox
- Show Desktop
- Mozilla Thunderbird
- Windows Media Player
- SSH Secure File Transfer Client
- SSH Secure Shell Client
- mIRC
- Windows Explorer

- Apago todas as pastas temporarias (ficam só as: Documents and Settings, Downloads (Mozilla e Flashget), Program Files e Windows)
- Apago todos os atalhos do desktop. Fica só o Recicle bin.

- Desligo os serviços desnecessários (Administrative Tools » Services). Existe um bom manual na net para isso.

- Corro o Registry Cleaner (Não é instalado, é só um executavel :))
- Desfragmento o disco
- Crio uma partição pouco maior do que o espaço ocupado na partição C: e formato.
- Reinicio o computador com um boot disk do ghost (fiz um boot CD) e crio a imagem da partição para o D: (onde criei a partição anterior).
- Reinicio e gravo as imagens para DVDs
- Apago a partição D:.

- Reinicio e instalo uma distro de Linux (à vossa escolha... eu uso Slackware ou Mandrake... proxima k vou experimentar Gentoo).
- Crio uma partição para o / (não crio swap...)
- Faço a instalação dakilo k me interessa (não sei assim dos pés pás mãos... mas meto quase tudo, tirando alguns servidores e documentos doutras linguas)
- Reinicio e arranco para o Windows.
- Crio uma Extended Partition.
- Reinicio e vou para linux e crio uma partição SWAP de 2.5 vezes maior que a RAM e activo-a.
- Instalo os drivers que faltam (normalmente é só placa gráfica e wireless, para quem tiver... só tenho no portatil)
- Tweaks do linux... sei poucos ou nenhum :(... só mesmo o basico... tenho que me virar mais para isto :).
- Reinicio o windows e crio uma partição Logica dentro da Extendida (ao lado da SWAP) do tamanho do resto do disco e formato-a.
- Não customo pk ainda não me dou tão bem com linux... mas podem criar uma imagem com o ghost... axo eu... nunca experimentei.

Axo que é só e não me esqueci de nada...

Fiquem bem,
xBoShY
 
Heyas all...

A minha ordem é a seguinte (basicamente a do xBoShY):

-Formato C:\
-Service Pack 2
-Desligo system restore's, windows updates etc etc...
-Faço aquelas ceninhas todas que o xBoShY faz ao explorer
-Drivers do Chipset
-Driver's da placa de rede
-Windows Update (da mesma maneira que o xBoShY)
-Drivers da gráfica, depois wireless, depois som...
-Desligo os sons todos do windows
-Anti-virus e update deste, e firewall
-Driver's da impressora e scanner

E depois é o software do costume, office's e afins, e acho que não me esqueci de nada...

Hasta all [[[]]]

PS: xBoShY porque é que tiras o disco que serve de biblioteca??
 
kazuza disse:
Senão a drive de sistema fica D: (inalterável, e não C: )

Fica?? Mas como? É que eu tenho 2 discos (IDE)...e formato sempre com o outro ligado...e nunca me ficou o sistema no disco D:\, mas eu tb apago sempre a partição e formato-a quando vou instalar o xispe (isto no menu de instalação do xispe..) A não ser que tenha alguma coisa a ver com discos SATA...

Hasta all [[]]
 
Lancaster disse:
(...)
PS: xBoShY porque é que tiras o disco que serve de biblioteca??
Porque o windows tem por hábito acrescentar lá uns directorios para ficheiros temporarios...
Como kero o disco para ser usado só mesmo como "biblioteca", só eu é k sei o k preciso lá...
Por isso, na instalação e configurações iniciais, retiro-o.

Instalei o Windows 2003... parece.me girote... e mais "fluente"... a ver vamos ;)
Alterando o ficheiro uxtheme.dll (axo k é assim) dá pa por themes como no XP ;)

Fiquem bem
 
Back
Topo