Instalação Ipcop

bmarc

Membro
Bons dias,

Ando a tentar configurar um computador com o ipcop mas não consigo :S

vou dizer o que faço:

corro os paços todos de instalação e chego a parte de configuração das placas de rede,

senão me engano a GREEN e a interna e ai meto um ip estatico, 192.168.3.1 e depois a RED onde meto tbm o ip estatico 192.168.1.10 (ip fornecido pelo router ADSL) apos configurar isto tudo pelo meu entender posso aceder à máquina apartir de outra digitando neste caso 192.168.3.1 no browser. A máquina do ipcop não esta conectada ao router ADSL mas penso que isto nao interfere. Ora bem eu utilizo um cabo cruzado e da sempre conectividade limitado/inexistente porquê?

espero ter conseguido expor a minha duvida :S

espero uma resposta obrigado desde já
 
Tens muito pouca informação aí.

Normalmente os servidores estão na zona amarela, que é a única que fala com a vermelha e com a verde. A máquina com que tentas ligar-te ao ipcop tem de ter um endereço na mesma rede que o da interface do ipcop que está na rede vermelha. O ipcop tem de ter as regras de forwarding bem definidas, se não não há routing entre as redes.

As placas têm todas (ou pelo menos as que não forem pré-históricas) auto-mdi, portanto não interessa o tipo de cabo com que ligas.
 
Tens muito pouca informação aí.

Normalmente os servidores estão na zona amarela, que é a única que fala com a vermelha e com a verde. A máquina com que tentas ligar-te ao ipcop tem de ter um endereço na mesma rede que o da interface do ipcop que está na rede vermelha. O ipcop tem de ter as regras de forwarding bem definidas, se não não há routing entre as redes.

As placas têm todas (ou pelo menos as que não forem pré-históricas) auto-mdi, portanto não interessa o tipo de cabo com que ligas.

Está aqui as informações de configuração:

Nome de anfitrião: ipcop
Domínio: minhaescola.local
RDIS: desactivado

Tipo de configuração de rede:
VERDE(vai ligar à maquina normal)+VERMELHA(vai ligar ao router ADSL que de momento está desligado pois a máquina e da escola e eu trouxe-a nas ferias mas ver se fazia alguma coisa).

Atribuições de drivers e placas:
VERDE: Realtek RTL-8139 Fast Ethernet (eth0)
VERMELHA: SiS 900 PCI (eth1)

Configurações de endereços:
Interface VERDE:
IP: 192.168.3.1
Máscara de rede: 255.255.255.0
Interface VERMELHA:
Estático!
Hostname DHCP: ipcop
Endereço de IP: 192.168.1.10
Máscara de rede: 255.255.255.0

Configurações de DNS e Gateway:
DNS Primário: 192.168.1.1
Gateway Padrão: 192.168.1.1

Configuração do servidor DHCP:
Activado!

Endereço inicial: 192.168.3.100
Endereço final: 192.168.3.255
DNS Primário: 192.168.3.1
Lease padrão (mins): 60
Lease máx. (mins): 120
Sufixo do domínio: minhaescola.local

Estão aqui tudo o que fiz.

Já agora digo o meu objectivo com isto : D
Esta máquina que quero configurar com ipcop é para filtragem de conteúdo web, bloquear sites e P2P entre aoutras coisas.
Andei as voltas com o Untangle Server mas não consigo fazer restrinções consoante o MAC Address, experimentei o Endian Firewall mas tenho o mesmo problema pois deriva de IPCop.

Gostava de configurar com uma distribuição Linux usando o Dansguardian ou o Squid mas não tenho grande experiência e já experimentei tantas vezes seguindo alguns manuais mas não consigo :'( se alguem me podesse fornecer o ficheiro squid.conf mais o menos comentado dava-me tanto jeito!

Podiam dar-me uma opinião? Ah já agora digo que esta máquina vai ficar entre o router ADSL e o Servidor da escola.

Obrigado pela atenção espero que me consigam ajudar.
 
Boas,

Eu tenho um router ADSL que partilha a net por dhcp, ligo o cabo de rede a placa red na máquina ipcop mas não consigo te net a distribuir pela green.
Alguma ideia?
 
Back
Topo