1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Instalacao linux slackware 11

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por nasty, 6 de Dezembro de 2006. (Respostas: 32; Visualizações: 2703)

1. Boas. Ora bem, pretendo iniciar-me no linux e como tal saquei o slackware.. No entanto, e depois de ter feito correctamente a instalacao (penso eu), durante o boot nao me aparece a opcao para escolher o SO com o kual pretendo iniciar.. Instalei normalmente o LILO tal como indicado durante o processo, mas simplesmente a opcao nao apareceu... La dizia que o LILO nem sempre funcionava, nao sei se é este o caso.. Caso seja, ha alternativas?
    ALguem me sabe explicar porque e como corrigir isto? Obrigado. Abraco

2. luikki

luikki Power Member

é o único so que tens instalado?
    a opção não aparece e o pc não arranca?
    talvez a resposta para o teu problema esteja neste texto:
    Q: I was able to install fine, but the installed system won't boot! Slackware uses stripped down kernels to do the actual installation -- in other words, the kernels don't have any more drivers than needed to control only the device needed to complete the installation. If you don't install the bootdisk kernel, it's possible to install with (for example) the bare.i IDE bootdisk, but install the SCSI kernel from the A series onto your hard drive. Since this kernel is has many SCSI drivers built-in, this can lead to hangs at boot time if the kernel misidentifies a piece of hardware that's unusual or at a non-standard port/IRQ.
    When this happens, you need to try a different kernel. First, use the bootdisk that worked during installation to get your system started. To do this, boot the disk and enter something like this at the LILO prompt:
    mount root=/dev/sda2
    (if /dev/sda2 is your root Linux partition, otherwise use the appropriate device name for your system)
    Once you've got the system running, install or compile a different kernel. Try to include only the device drivers you need for your hardware.
    Instructions on compiling the kernel can be found in your kernel source directory (if you installed the kernel source, that is). The kernel source is usually found in /usr/src/linux.
    Briefly, this is the method for building a new kernel:
    cd /usr/src/linux
    make config (then answer the questions about what you need) make dep ; make clean ; make zImage

If the zImage is successfully built, see an answer below which explains how to install it with LILO or Loadlin, or make a new bootdisk from it. Once you've done that, you might want to clean up /usr/src/linux by cd'ing into it and doing another 'make clean'.
    Good luck! If you can handle this, you're well on your way to becoming a Linux guru.

3. ruimoura

ruimoura Power Member

Desculpem, mas não resisti ... :rolleyes:

4. nao é o unico SO k tenho.. tenho o windows, criei as tais particoes para instalar o linux com o partition magic e instalei-o.. so k durante o boot o computador arranca automaticamente em modo windows.. tento fazer isso k disseste? obrigado.

5. luikki

luikki Power Member

slckware não será a melhor opção para um pricipiante...
    tens muitas outras opções. e podes sempre começar por uma distro que não pprecise de ser instalada, o chamado linux live cd.
    na moda está o ubuntu (de que pessoalmente) não gosto...mas posso sugerir:
    mepis, dream linux....

6. CR_

CR_ Power Member

Experimenta antes Debian que é muito fácil de mexer em vez de uma distro ainda traz um kernel do século passado (2.4.33.3 ) por default. A última vez que instalei slack jurei nunca mais.

E tens de descobrir o poder do APT.

7. PrOdG

PrOdG Power Member

Não sabia que era obrigatório instalar uma distro estilo Ubuntu para se iniciar no Linux..
    Ou parte-se do princípio que, se quer começar com uma distro mais "trabalhosa", então não pode fazer perguntas sobre a instalação porque "está só a ter o que pediu" ?

8. ruimoura

ruimoura Power Member

Ninguém diz isso, só que começar no mundo linux pelo slackware é asneira. Simplesmente. Não está em causa os gostos de cada um, que não são para aqui chamados, mas há distros para se começar de um modo mais suave e simples, e há distros para depois, quem quiser, e se sentir à vontade, avançar. Simples ...
    Cada vez que vir alguém a dizer "estou a começar no Linux e estou com uns problemas a instalar o slackware ou o gentoo ou por esses lados, eu simplesmente aconselho a começarem por algo mais simples. Será assim tão complicado de perceber?

9. eyeliner

eyeliner Power Member

Pois, o que anda muito por aqui é gente a dizer para começar por uma e depois ir para outra e
    depois experimentar outra mas otra é que é fixe e faz massagens. Nuca se estabiliza em nenhuma.

Ele escolheu Slack. Até podia ser Hellix.

Tenta instalar o Grub. A mim o Lilo sempre funcionou. Existem várias hipóteses onde instalá-lo,
    seja na primeira drive ou até numa disquete de arranque.
    Vai tentando, não perdes nada.

10. PrOdG

PrOdG Power Member

Ele pode ter as suas razões para começar com Slack. Eu, por exemplo, comecei a sério com Gentoo e não estou arrependido (tive Mandrake e Red Hat instalado meia dúzia de meses mas mal lhes tocava). Conheço gente que o primeiro contacto com Linux foi na instalação do Gentoo e não tiveram qualquer problema.

Acho que já disse isto noutra thread, mas para mim o problema das distros easy-to-use género Ubuntu e Fedora é que se já vier tudo out-of-the-box não há nenhuma razão para sequer tocar num terminal. E um user de Linux que não sabe viver sem X acaba por user de Windows com um GUI diferente.

Em relação ao tópico: nunca usei LILO, mas experimenta copiar para aqui os erros que te aparecem (se é que aparece algum). Se o boot for directamente para o Windows, tens a certeza que instalaste o LILO na MBR ? Podes sempre seguir o conselho do eyeliner e tentar o grub ..

11. beat-

beat- Power Member

Comecando por uma distro mais complicada que é o caso, ele não aprende a usar outro SO mas aprende Linux. Se queres realmente aprender Linux e perceber como as coisas funcionam aconselho-te vivamente a continuares com slack ;)

12. eyeliner

eyeliner Power Member

Durante muito tempo usei o Slackware e não morri, mesmo percebendo pouco da coisa.
    Claro que o Pico era frequentemente utilizado.

Indo a sites tipo o http://www.linuxquestions.org/ aprende-se tudo e mais alguma coisa.
    Até escrevi um tutorial para meter o modem USB da Netcabo a funcionar.
    Pode ser que lá esteja a resposta á pergunta dele.

13. ruimoura apenas me iniciei com o slackware porque 'calhou'.. foi um bocado ah sorte, uma vez que nao faço ideia como é, nem como sao os outros! Se a partir do momento em que o começar a usar achar dificil para começar, inicio-me com outro sem qq problema.
    exacto, n aparece nenhuma msg de erro.. o computador simplesmente arranca em modo windows. obrigado eyeliner, vou tentar fazer o k disseste e meter com o grub.

tkz malta. abraco

14. beat-

beat- Power Member

15. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Começaste com o slackware e não podias ter começado melhor ! As pessoas falam : " Ah e tal.. O debian é fácil, o ubuntu é o que está a dar..", mas a verdade é só uma, Usa Debian e aprendes Debian, usa Slackware e aprendes Linux!
    O Slackware pode ser mais díficil que o Debian, mas se querias coisas fáceis ficavaste pelo Ruindows.

Quanto ao teu problema, se tu tiveres 1 disco com 2 partições, uma já com o Ruindows e outra onde vais instalar o Slackware, ao fazeres a instalação do mesmo, ele detecta-te a partição do Ruindows ( e outras que tenhas ) e pergunta-te se as queres montar ao iniciar e qual o directório onde as queres montar, isso apareceu-te ?
    Descreve melhor a tua máquina, discos, partições, que s.o. tens instalados e descreve melhor o teu problema, isso não há-de ser nada do outro mundo.

Se ao ligares o pc, aparece o lilo e só te aparece o Slackware, basta fazeres na linha de comando : fdisk -l
    para veres em que partição está o teu disco do Ruindows, vamos dizer /dev/hda2
    depois alteras o ficheiro /etc/fstab onde vais adicionar esse /dev/hda2, depois é preciso alterar o /etc/lilo.conf e meteres uma entrada para o Windows, gravas : lilo e da próxima vez que reiniciares já deves ter a entrada para o Ruindows

16. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Começar pelo "mais dificil" pode simplificar e facilitar muito as coisas no futuro! Eu comecei com Gentoo e não me arrependo nada... Depois de umas cabeçadas lá fui aprendendo a corrigir erros (borradas que fazia) e a perceber como funciona o linux...

Gentoo tem uma ferramenta de gestão de pacotes das mais poderosas que conheço, chama-se emerge e é um mimo! Não sei qual a aplicação de gestão de pacotes do slack, nem sei se terá uma...
    Explora o Slack, ambienta-te, se puderes e fores paciente dá um pulinho ao gentoo, vais ver que não te arrependes! Quanto a duvida está respondida! Usa grub, pessoalmente nunca gostei do LiLo...

Peço desculpa pela minha opinião algo facciosa mas não resisti :P

17. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

Já tive slack e arch linux instalados no meu pc quando me iniciei em linux, fui ajudado por um amigo meu nas instalações. Ubuntu uso desde a 1a versão e pouca ajuda precisei.

Não vejo qual e o problemas das distros faceis para o user comum. Acho que é essa mentalidade dentro do mundo linux que faz com que alguns programadores compliquem os Gui's só para ser mais l33t, por exemplo.
    Acho que os ideais do open source devem chegar a todos, aqueles que sabem e querem aprender ainda mais da sua maquina e aqueles que apenas querem clickar para o word funcionar.

Que eu saiba linux não quer nem deve ser algo exclusivo para uma comunidade de entendidos na matéria. Ou queres que ensine á minha mãe a modificar o xorg.conf quando este por alguma razão deixa de funcionar?

E sim uso Ubuntu e já fiquei umas poucas vezes sem X e soube-me safar pelo terminal, não tenho medo nenhum da consola.

18. ruimoura

ruimoura Power Member

É precisamente assim que eu penso. Está na moda dizer que o Ubuntu (ou outra distro do género) não presta porque tudo funciona e não tens que andar a compilar e a configurar tudo e mais alguma coisa à unha (ou quase tudo)... São modas ... E o engraçado é que muitos destes pseudo intelectuais do Linux nem nunca experimentaram ubuntu ...

Última edição: 7 de Dezembro de 2006
  19. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Epa...são métodos, cada um tem os seus. Por mim usem o que bem entenderem :P

Eu gosto de ter controlo sobre o sistema e oriento-me melhor se for eu a fazer as coisas e não um script ou um instalador qualquer a decidir tudo por mim e depois tenho que andar a descobrir como é que ele pôs as coisas...e depois descubro que não gosto e faça á unha na mesma :D

O melhor disto é mesmo cada um poder escolher o que gosta mais...usem Ubuntu á vontade...couldn't care less ;)

Agora se um novato quiser começar por debian, slackware ou gentoo que mal é que tem? Qual é o sentido de postar só para dizer "epa...usa antes Ubuntu e deixa lá isso que é muito complicado" ? :rolleyes:

20. ora bem queria agradecer a todos a ajuda dada, uma vez que ja consegui resolver o problema!
    o q tava a acontecer era que eu tava a insistir instalar o LILO automaticamente, e o pc teimava em arrancar em modo windows sem me deixar escolher.. tentei fazer a instalacao expert (coisa q na realidade nao sou :P) e tive o cuidado de instalar o LILO na MBR km me disseram e agora tudo funciona bem. tkz

abraco, andre

Partilhar esta Página