Instalacao linux slackware 11

É precisamente assim que eu penso. Está na moda dizer que o Ubuntu (ou outra distro do género) não presta porque tudo funciona e não tens que andar a compilar e a configurar tudo e mais alguma coisa à unha (ou quase tudo)... São modas ... E o engraçado é que muitos destes pseudo intelectuais do Linux nem nunca experimentaram ubuntu ...

Nunca ninguém aqui disse que o Ubuntu não presta, eu apenas disse que com o Ubuntu e distros deste tipo, pouca coisa vais aprender de Linux. E se alguém quer começar com algo mais dificil, deixá-lo começar pois aí vai aprender mesmo de Linux.
Eu já usei Ubuntu, aliás eu já usei Debian, e estas distros são boas para quem quer usar Linux mas não se quer chatear muito com a instalação e configuração do sistema, eu uso Slackware e também OpenBSD, já usei Gentoo também e acho que já experimentei mais de uma dúzia de distros, e o que eu acho é : Slackware, Gentoo e afins, podem dar mais trabalho a instalar e a por tudo direitinho, mas depois disso feito, é só relaxar e vê-los a correr às mil maravilhas, não há cá : Dependências não resolvidas, apt-get -f ou force ou lá o que é, quem manda no sistema somos nós, e as coisas instalam o que nós quisermos, onde nós quisermos e como nós quisermos, quanto mais simples melhor, e é mesmo como o El_uno diz é tudo sobre o controle do sistema.
Das primeiras distros que usei foi o Corel Linux (não deve ser do teu tempo) e depois Red Hat, Mandrake e também Suse, hoje quando algum amigo meu me pede ajuda numa destas distros, eu até me vejo às aranhas porque acho isso muito complicado, há installers para tudo, uma pessoa nem vê bem o que está a acontecer, as coisas instalam não se sabe bem onde, nem com que opções.. Enfim...
Gostos são gostos, e a liberdade de poder escolher a distro que mais gostamos é a vantagem e a grande filosofia do open source, agora não me digam que aprendem Linux a usar Ubuntu, como aprendem a usar Slackware ou Gentoo. Aprendi mais eu a instalar o Gentoo da 1a vez de Linux do que quase 1 ano a usar Debian.. :002:
 
Última edição:
Mas olhem lá uma coisa.. na minha opiniao é um pouco descabido comparar distros como Debian e Ubuntu com distros como Slackware e Gentoo. Nao é preciso pensar muito: analisemos o proposito que estas distros pretendem servir. Ubuntu é Linux for Human Beigns, click et voilá! Debian é quase a mesma coisa. Gentoo e Slackware são distros que apostam mais no controlo do sistema, na estabilidade (sem querer estar a dizer que Ubuntu e Debian nao sao estaveis) e na performance, do que propriemente no eye-candy, na facilidade de instalação/uso diario... São ideais diferentes, distros diferentes. Podemos escolher o que mais nos convem, e ai reside parte da beleza do Linux :)
 
Não sei ao nível do slack, mas de certeza que em debian não controlas o que instalas, como instalas da mesma maneira que o fazes com gentoo...
 
O problema deste tipo de threads é que se alguém diz "a distro X não é apropriada para Y" os que a usam lêem "a distro X não presta".

Nunca disse que Ubuntu não presta. Aliás, tenho laptops cá em casa com Ubuntu instalado, e embora não seja eu que os use maioritariamente, sou eu que faço a manutenção deles. A única coisa que eu comentei nesta thread foi a rapidez com que aconselharam ao nasty "muda de distro, essa é muito complicada, usa antes esta" quando ele fez uma pergunta que pelos vistos até tinha uma simples solução. Faz-me lembrar o tipo de respostas que se lêem às vezes nos fórums de ajuda a Windows, em que um user não consegue mudar o tipo de letra no MSN e alguém lhe responde "faz um format".
 
Qual a diferença de "controlo do sistema" entre Debian e slackware? É que em Debian eu sei tudo o que está instalado e onde.

Não percebeste o que eu quis dizer... quis dizer que enquanto Debian e Ubuntu primam pela facilidade, os outros dois primam nao enveredam tanto por esse caminho. Nao estou a dizer que Debian e Ubuntu são maus e nao deixam ter controlo sobre o sistema, que nao sao estaveis. Apenas que o caminho que eles estao a seguir, é o caminho da facilidade de interaçao com os utilizadores.
 
O portage também tem pacotes binários ;) E ainda assim, o apt-build perde em comparação por falta de CFLAGS, USE flags, etc..

Mas tens razão numa coisa: cada um usa a distro que prefere, é a beleza de haver tanta escolha.
 
Última edição:
O portage também tem pacotes binários ;) E ainda assim, o apt-build perde em comparação por falta de CFLAGS, USE flags, etc..

Mas tens razão numa coisa: cada um usa a distro que prefere, é a beleza de haver tanta escolha.

Para mim o sistema de binários mais completo é o rpm, neste momento, mas lá está, são gostos ;)
 
Até acho engraçado que o ppl que defende Slack o faça pelas razões que eu o uso... Para on topic, realmente havia coisa mais simples OOB, mas e depois? Pq raios temos logo de assumir que o user não quer ter trabalho e aprender "na dureza"? Sinceramente, se fosse para ter "facilitismo" mais valia comprar o Windows.

Quanto ao OT dos pacotes, sinceramente, eu como Slack user até já acho que aquilo trás m***a a mais. Cada install que faço é o sacramental "tira pacote x, tira pacote y, tira pacote z..." Barebones é muito bom obrigado, e se realmente precisar de algo, é from source, para não cair nisto. E diga-se de passagem que o isto foi o pq de não ter ficado em RH/Deb/SUSE (á uns anitos, visto que tenho Slack desde o 7).

Quanto ao kernel do tempo da avó, é da maneira que aprendes a instalar um novo... Porque podes. Ao contrário de por exemplo o ultimo Kubuntu que "namorei" que alem de ter um kernel "novo" que dava barraca com o IDE (e eu tinha PATA, faria se não tivesse...), não suportava o NIC da nForce (mas eu tinha uma Intel 10/100 PCI a jeito para o caso de...) nem as tools necessárias a compilar um kernel trazia. Ups, aqui é que me lixei... Claro que as podia sacar, mas eu assumo essas tools como um dado adquirido, não como um "extra". Diferença cabal entre uma distro que te dá martelo, pregos, tábuas e uma planta e uma distro que te dá a casa feita.
 
Quanto ao kernel do tempo da avó, é da maneira que aprendes a instalar um novo... Porque podes. Ao contrário de por exemplo o ultimo Kubuntu que "namorei" que alem de ter um kernel "novo" que dava barraca com o IDE (e eu tinha PATA, faria se não tivesse...), não suportava o NIC da nForce (mas eu tinha uma Intel 10/100 PCI a jeito para o caso de...) nem as tools necessárias a compilar um kernel trazia. Ups, aqui é que me lixei... Claro que as podia sacar, mas eu assumo essas tools como um dado adquirido,

Correcção: (*)ubuntu traz as tools já no cd. Não vêm é por default instaladas. Um simples apt-get install build-essential com o cd dentro da drive resolvia.
 
Sorry, my bad. É que no manifest não encontrei o build-essentials e assumi (erradamente) que não existia no cd. Só agora reparei que o manifest é os packages e o build-essentials é uma lista de packages... E por alguma razão o meu cérebro não uniu os pontinhos. Deve ser pq não estou habituado a não ter listas e ter mesmo de instalar pacote a pacote...
 
"Diferença cabal entre uma distro que te dá martelo, pregos, tábuas e uma planta e uma distro que te dá a casa feita."

É mesmo isso, vejam a Filosofia do Arch Linux, distro parecida com Slack e Gentoo :

Filosofia

Arch Linux foi desenvolvido para ser o sistema operacional perfeito como base para usuários avançados. Sua filosofia de não utilização de ferramentas de configuração assemelha-se com a do Slackware exigindo, portanto, um certo nível de conhecimento para instalação e configuração inicial, porém é simples de ser mantido. O restante da filosofia Arch Linux é baseada em 3 pontos:
  • Utilizar GUIs (interfaces gráficas) para construir / usar seu sistema levará o usuário a ser prejudicado no final. Em algum momento o usuário invariavelmente precisará saber o que algumas interfaces gráficas escondem.
  • Arch permite que o usuário faça tantas contribuições quanto achar necessárias contanto que elas não violem estes ideais de desenvolvimento ou filosofia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arch_Linux

Acho que diz tudo...

Cada um usa o que gosta, e gostos não se discutem.
 
Back
Topo