Instalação só com policiamento!

ljr

Membro
Boa tarde,
Moro na baixa do Porto, numa pacata travessa sem trânsito. Na sexta-feira a Vodafone deveria ter realizado a instalação da fibra em minha casa. Considerando que os técnicos deveriam usar um escadote para chegar a caixa de derivação (não sei se será este o nome técnico), que é colocada na fachada do prédio a cerca de 2,5m de altura, e que a escada iria apoiar no passeio, disseram-me que, para evitar uma multa de 750€, seria preciso pedir policiamento! Foram embora e no dia seguinte a Vodafone informou-me por telefone que, dada a necessidade da presença de um polícia para apoiar o escadote no passeio, será preciso pelo menos 1 mês para agendar a instalação!!! Ainda bem que é Agosto...
Alguém tem conhecimento de situações destas?
Obrigado.
 
Pelo facto de ocupar a via pública, pode de facto ser preciso policiamento.
Agora não sei se terás que ser tu a falar directamente com a policia ou se ligando à operadora, eles podem fazer isso...
 
É a operadora que faz a requisição do policiamento. O problema é que estamos com o Covid e em época de férias. Logo, infelizmente é normal que demore.
 
Pelo facto de ocupar a via pública, pode de facto ser preciso policiamento.
Agora não sei se terás que ser tu a falar directamente com a policia ou se ligando à operadora, eles podem fazer isso...

Obrigado rubenzito. Sim, é a própria Vodafone que trata de tudo, mas agora fiquei com a dúvida de quem irá pagar este serviço. Será que é incluído na instalação ou irão cobrar-me o valor?
Relativamente à ocupação do passeio durante 10 minutos, numa travessa deserta, acho que existe uma coisa que se chama "bom senso" que claramente está aqui a faltar.
Mas é claro que o rapaz que ia fazer a instalação, que passa recibos verdes a uma empresa contratada por uma empresa contratada por uma empresa contratada pela Vodafone (não, não é um erro de digitação, perguntei-lhe, é mesmo assim), não quis arriscar: a multa ficava para ele!
O rapaz ganha um valor por cada instalação. Se ficar doente não ganha nada. Por esta razão trabalha mesmo quando está doente...em tempo de covid é uma garantia! Mas isso não é nada em comparação aos 10 minutos de ocupação da via publica...
 
Talvez também por uma questão de bom-senso, devia ser a operadora a suportar o gratificado do policia, os clientes não tem culpa de esse procedimento precisar de policiamento. Mas é uma questão de falares com a Vodafone e perguntares, eu penso que essa despesa fique a cargo deles, mas não te quero induzir em erro.

Agora a questão é o que @PWP menciona, Agosto e Covid-19, é capaz de ser complicado...
 
Sim, é a operadora que suporta esse custo.

Em relação ao técnico foi o bom senso que não lhe permitiu efetuar a instalação. Imagina ele a efetuar o serviço e a passar a polícia... Era multado e ainda repreendido pela entidade empregadora.
 
Em relação ao técnico foi o bom senso que não lhe permitiu efetuar a instalação. Imagina ele a efetuar o serviço e a passar a polícia... Era multado e ainda repreendido pela entidade empregadora.

Absolutamente de acordo!
Só faltava o rapaz apanhar uma multa por minha causa. Nem sequer insisti, ele tinha toda a razão, isso não está minimamente em causa. Mas pelo que contaram, parece que o número das multas aumentou exponencialmente no último período. Acho que alguém não está a contar toda a história...
Mas pronto, vamos ver o que vai acontecer.

Obrigado a todos pelo apoio e as dicas.
 
É possivel, os gratificados são fora do horário de serviço dos policias e são vistos como um complemento ao (pouco) salário que tem, muitos policias sempre que podem fazem-nos.
Mas depois há outra questão, a demora que os mesmos gratificados levam em ser pagos, e muitos policias acabam por não fazer este tipo de serviços. As esquadras alegam não terem disponibilidade, mas as pessoas arriscam na mesma fazer intervenções na via publica sem policiamento.
Depois se calha a passar o policia e multa, quem se lixa é sempre o mesmo, muitos destes técnicos são sub-contratados, dai que a multa sai do bolso deles, as operadoras lavam as mãos dessa situação.
 
É possivel, os gratificados são fora do horário de serviço dos policias e são vistos como um complemento ao (pouco) salário que tem, muitos policias sempre que podem fazem-nos.
Mas depois há outra questão, a demora que os mesmos gratificados levam em ser pagos, e muitos policias acabam por não fazer este tipo de serviços. As esquadras alegam não terem disponibilidade, mas as pessoas arriscam na mesma fazer intervenções na via publica sem policiamento.
Depois se calha a passar o policia e multa, quem se lixa é sempre o mesmo, muitos destes técnicos são sub-contratados, dai que a multa sai do bolso deles, as operadoras lavam as mãos dessa situação.

Heheheh, no que me meti!
Além da multa do técnico, agora até tenho que me preocupar com a forma como os polícias portugueses são pagos. Incrível... E pensar que só queria ter net em casa e pagar o que é previsto no contrato. Nada mais. Sem ganância, sem privilégios, sem regatear em nada. Parecia-me uma coisa simples, afinal moro na baixa da segunda maior cidade do país, mas está a tornar-se num pesadelo. 20 dias passaram e ninguém da Vodafone entrou em contacto comigo; se sou eu a ligar fico horas (horas!) a ouvir uma música irritante.
Incrível...
 
Pois a questão é essa, não és tu que tens de te preocupar, são as operadoras. Além disso estamos no mês que estamos portanto já se sabe o que casa gasta. Tenta expor a situação à DECO e à ANACOM, por exemplo.
 
Quem paga é a entidade que vai usufruir do serviço, ainda que possam imputar-te a ti? Quanto à questão, é verdade, é obrigatório em virtude de existir uma ocupação da via pública! Consultar o código da estrada! artigo 8
 
Ja tive varias instalacoes em que foi necessario acompanhamento policial, e o custo smepre foi do operador, inclusive tudo tratado por eles.

Tive um caso em que o policia esteve 4h no local a espera e nao apareceu tecnico para a instalacao.
 
Não é de todo rápido mas no inverno é pior com policiamento e chuva. Por mínima que seja vai.para remarcação.
A melhor forma é mesmo o formulário de contacto do site e pedir contacto da pessoa responsável por essa instalação.
O policiamento é a operadora que trata e paga.
ANACOM, decobe afins não vale a pena porque vão escudar-se na necessidade de terceiros.
 
Passou um mês e ainda tudo na mesma. A Vodafone nunca mais disse nada e na única vez que consegui falar com um operador foi-me dito que tinha que esperar. E pronto.
Setembro está a aproximar-se e a situação pandémica piora em toda a Europa. Já não é uma brincadeira: preciso de ter ligação para poder desenvolver o meu trabalho.
Não sei se será o lugar próprio para tentar uma reflexão mais profunda, mas os últimos meses demonstraram claramente, se ainda alguém tivesse dúvidas, que a digitalização do país é fundamental e imprescindível. A ignorância nesta área é comparável ao analfabetismo, é uma nova faceta de um problema antigo.

O governo acordou e incentivou iniciativas cujo objetivo seria exactamente uma correta, rápida e eficaz transição digital:

https://www.portugal.gov.pt/pt/
gc22/area-de-governo/economia-transicao-digital/portugal-digital#OqueE


Sou um docente universitário estrangeiro (peço desde já desculpa para eventuais incertezas linguísticas) e não posso viver nem trabalhar sem net. Não tenho hipótese, e se a situação da covid-19 piorar vou ficar em apuros. Tentei proceder com o máximo dos cuidados: esperei que a curva dos contágio baixasse, aguardei o mês de menor intensidade do meu trabalho, fiquei com alguns dias de sobreposição entre a antiga operadora e a nova, mesmo depois desta última ter garantido que em 3 dias iria ter a nova instalação. Não serviu.

Perguntou-me, com estrema amargura, se é possível considerar Portugal pronto para enfrentar os desafios da contemporaneidade quando, na segunda maior cidade do país, é necessário mais de um mês para ter uma ligação à rede. O pior é que o problema não é técnico: pelo menos onde moro as infraestruturas existem, funcionam, são de fácil acesso: bastaria um escadote e bom senso.
Mas não: fui definido que é preciso esperar para um polícia com boa vontade e a precisar duns trocados. Chuva permitido.
A situação é extremamente caricata, absulda, kafkiana. Quando a descrevo aos colegas estrangeiros, na melhor das hipóteses, dão uma gargalhada.

Estamos On? Não me parece....
 
Heheheh, foi exatamente a causa duma sugestão igual que agora me encontro nesta situação...

Mas também se ele precisa de policiamento para instalar uma operadora em casa, acho que vai precisar mesmo assim para outra. Mas acho que realmente se fores a uma loja e tentar falar com alguém sobre isso acho que te safas...
 
Dependendo do sitio/tipo de instalação/local do PDO podespode preciso policiamento para instalação. A operadora é que faz a requisição á policia e paga, mas dependendo da altura do ano (agosto e dezembro é sempre mais difícil) e dos meios disponíveis na zona podes ter demoras
 
Refleti um pouco sobre os acontecimentos e tenho uma nova hipótese: os técnicos não estavam com pachorra para realizar a instalação.
Vou tentar explicar melhor: quando chegaram, foram correr com o router e o telefone da Vodafone até à televisão, apesar de ter avisado repetidamente que em casa não havia cabos de fibra até aquela posição, pois nunca tive pacote com TV.
Até mexeram no móvel da televisão para afastá-lo da parede e só neste momento entenderam que o trabalho de 5 minutos necessário para substituir um router se tinha transformado num de, pelo menos, uma hora, pois teria sido necessário realizar uma instalação de raíz.
Afinal, e segundo o que eles próprios contaram, o valor que iriam receber seria exactamente o mesmo, pois a diferença de valores pagos pela operadora é só entre "instalação" e "assistência", e é independente do tempo necessário para os realizar.

De qualquer forma, e para que se entenda melhor a situação, deixo aqui as imagens do local da instalação que precisa de policiamento, para que cada um possa ter uma ideia.

https://i.imgur.com/kczaEOI.jpg

https://i.imgur.com/0LxFr8l.jpg

Entretanto não há dia em que não tenha reparado em escadotes encostados às fachadas dos edifícios, não só na minha rua, mas em muitas outras mais frequentadas.

A fotografia que deixo de seguida foi tirada hoje às 9h30 de manhã na minha rua, a poucas dezenas de metros da minha casa. Vejam lá o que é que estavam a acabar de montar sem qualquer polícia nas proximidades!

https://i.imgur.com/pAWZucw.jpg

Hehehe, incrível!
 
Última edição:
ljr

Pelas fotografias não estou a ver onde existe a necessidade de policiamento, isso é mesmo má vontade por parte dos técnicos, nada mais.

Querem ganhar os €€€€ e fazer o mínimo possível é basicamente isto, quem se lixa é sempre o mesmo.
 
Back
Topo