Instalação Tv Net Voz - duvidas

costa90

Power Member
boa noite.

amanha irei receber os tecnicos para instalação do serviço vdf fibra, mas tenho algumas duvidas em relação ao equipamento.
dava-me mais jeito o router no quarto para ligar a box e net mas assim o tlf vem atrás.

Sala: ONT + Router + TV por RF + Phone
Quarto: Box Dvr + Net para desktop por cabo

Basta um cabo de rede do router até ao quarto e ligar um switch para box+net sem perder performance? eles fornecem um switch?

Neste momento tenho coaxial nas tubagens do quarto, a ideia é eles tirarem o coaxial e meter cabo de rede, já vi que são pela lei do menor esforço, o normal é furarem paredes e cabos pelas paredes coisa que eu não queria.

eles são obrigados a deixar as coisas como o cliente quer?
 
boa noite.

amanha irei receber os tecnicos para instalação do serviço vdf fibra, mas tenho algumas duvidas em relação ao equipamento.
dava-me mais jeito o router no quarto para ligar a box e net mas assim o tlf vem atrás.

Sala: ONT + Router + TV por RF + Phone
Quarto: Box Dvr + Net para desktop por cabo

Basta um cabo de rede do router até ao quarto e ligar um switch para box+net sem perder performance? eles fornecem um switch?

Neste momento tenho coaxial nas tubagens do quarto, a ideia é eles tirarem o coaxial e meter cabo de rede, já vi que são pela lei do menor esforço, o normal é furarem paredes e cabos pelas paredes coisa que eu não queria.

eles são obrigados a deixar as coisas como o cliente quer?

Eles não fornecem nada, e prepara-te que eles usam mesmo a lei do menor esforço, vão começar com o facto de não dar para fazer isso..
Se não queres perder velocidade precisas de um switch gigabit...
 
Eles não fornecem nada, e prepara-te que eles usam mesmo a lei do menor esforço, vão começar com o facto de não dar para fazer isso..
Se não queres perder velocidade precisas de um switch gigabit...


Não se pode generalizar.

Na minha instalação, fizeram tudo o que pedi, sem começarem com desculpas.

Dependo muito do funcionário que faz a instalação.

O switch não fornecem, mas cabo de rede ou coaxial, colocação onde se quer isso não devem colocar problemas.

Se não fizerem o que queres. Dizes que não assinas e vês logo a atitude deles ser alterada por completo.
 
Última edição:
boa noite.

amanha irei receber os tecnicos para instalação do serviço vdf fibra, mas tenho algumas duvidas em relação ao equipamento.
dava-me mais jeito o router no quarto para ligar a box e net mas assim o tlf vem atrás.

Sala: ONT + Router + TV por RF + Phone
Quarto: Box Dvr + Net para desktop por cabo

Basta um cabo de rede do router até ao quarto e ligar um switch para box+net sem perder performance? eles fornecem um switch?

Neste momento tenho coaxial nas tubagens do quarto, a ideia é eles tirarem o coaxial e meter cabo de rede, já vi que são pela lei do menor esforço, o normal é furarem paredes e cabos pelas paredes coisa que eu não queria.

eles são obrigados a deixar as coisas como o cliente quer?

Estou na mesma situação... eles passam os cabos por dentro da parede? Já agora passam como?

No fim da instalação é que tenho de assinar o papel que valida a instalação e por consequente o início de contrato certo? posso-me negar a assinar caso eles não instalem por dentro das paredes?
 
eles passam o cabo que for preciso e se der passam pelas tubagens como é obvio. Usam guias / cabos anteriores para o fazer (por exemplo, substituir um cabo de telefone por um de fibra).

Antes de furar/colar/.. o que quer que seja eles tem que perguntar ao dono da casa se o podem fazer! E como é obvio, só se assina no final se a instalaçao estiver de encontro ao que foi contratado..
 
no meu caso será adsl, o prédio tem cerca de 8 anos, eles podem passar pelas tubagens onde passa o cabo de antena ou arranjam outra alternativa?
 
Da minha experiência (duas instalações Vodafone Fibra) e dos relatos pessoais que conheço, os técnicos têm sido sempre impecáveis.

Se pedires o que precisas, eles fazem, desde que seja viável e possível, como é claro. Num dos casos que conheço a equipa técnica até colocou o ONT num local que não ficasse visivel, passou cabos de rede para todas as divisões que eram precisas (por dentro das paredes, porque era possivel) e ainda colocou um cabo de rede para um quarto só para a net (não tinha box). Portanto, essa de os técnicos não fazerem nada não é verdade...
 
Já cá mora, após 24h sem serviço.

Terça-feira cá se deslocou o 1º tecnico, que andou 2 horas á volta das tubagens para passar cabo de rede até ao quarto, acabou por não conseguir e ter de retirar tb o coaxial, pois descolou-se a meio.
Mas o pior ainda está para vir qd ligou os equipamentos e disse que o pdo não tinha potencia, tinha que vir uma 2ª equipa hoje quarta-feira.

Cá vieram e o PDO não tinha nenhum problema, simplesmente não soube configurar o ONT, mas enfim estes instalaram tudo como deve ser, as tubagens deram muito trabalho pois têm umas curvas manhosas, o ideal era coaxial e rj45 mas o que interessa é que fiquei com rede no quarto sem cabos pela casa.

Na sala ficou ONT+ Tv por RF
No quarto Router+box dvr+ desktop, o unico incoveniente é o telefone vir atrás do router, só comprando um switch consigo resolver esse problema.

Quanto ao serviço, a box é outro mundo comparado com a da clix.

Qualidade de imagem da box inferior á clix, RF então é melhor nem dizer nada, maior parte dos canais com "chuva"

Net:
y0mcN6A.jpg


velocidade com cabo, ainda tenho de exprimentar wireless.
 
Tens a net impecável e acredito que tenhas o mesmo por Wireless. Agora, se tens problemas nos canais RF, porque deixaste os técnicos sairem de casa sem verificares isso??
 
[O_o];11118215 disse:
Tens a net impecável e acredito que tenhas o mesmo por Wireless. Agora, se tens problemas nos canais RF, porque deixaste os técnicos sairem de casa sem verificares isso??

Sinceramente nem liguei a esse promenor canais como rtp, sic, tvi pareciam-me normais para coaxial, qd vou a ver fox life, axn black e por aí fiquei desiludido.

Se calhar ainda tenho de ligar para lá a ver o que fazem
 
Sinceramente nem liguei a esse promenor canais como rtp, sic, tvi pareciam-me normais para coaxial, qd vou a ver fox life, axn black e por aí fiquei desiludido.

Se calhar ainda tenho de ligar para lá a ver o que fazem

Ah não é em todos?
Então arrisco dizer que o problema seja o que foi relatado num destes tópicos da VDF Fibra que cá andam: ou tens sinal a mais ou a menos a ser injectado pelo ONT. Presumo que até seja a mais...
Tens grão ou um género de ondas nos canais que apanhas pior? :)

É uma pena não teres reparado nisso, mas sendo assim é natural, uma vez que viste uns quantos canais e parecia bom :)
Se tiveres uma boa TV, rende é veres os canais HD por RF :)
 
[O_o];11118362 disse:
Ah não é em todos?
Então arrisco dizer que o problema seja o que foi relatado num destes tópicos da VDF Fibra que cá andam: ou tens sinal a mais ou a menos a ser injectado pelo ONT. Presumo que até seja a mais...
Tens grão ou um género de ondas nos canais que apanhas pior? :)

É uma pena não teres reparado nisso, mas sendo assim é natural, uma vez que viste uns quantos canais e parecia bom :)
Se tiveres uma boa TV, rende é veres os canais HD por RF :)


não me parecia bom mas acho que é normal para coaxial só vendo com outra pessoa que tenha vodafone por rf para comparar, mas a maior parte dos canais sim aparece com ondas, grão ou como lhe chamam.

Quanto á tv da sala que tá com coaxial é um LCD samsung série 5 de 37 vê-se bem as imperfeições todas :D
Ainda não achei os canais HD, se sintonizar na opção cabo-analogico apanho 61 canais, na opção cabo-digital não apanho nada, tb tem a opção cabo digital e analogico e tb não acho nada.

Será na opção antena?
 
parece que os tecnicos nao ligam muito á opçao da TV analogica.. é ligar e seguir em frente. Tambem tenho as ondas nos canais analogicos, vou reclamar á vodafone para porem um atenuador..

em relaçao aos canais digitais, tenho uma tv igual á tua! tens que por em modo "antena" e se procurares aparecem logo
 
não me parecia bom mas acho que é normal para coaxial só vendo com outra pessoa que tenha vodafone por rf para comparar, mas a maior parte dos canais sim aparece com ondas, grão ou como lhe chamam.

Quanto á tv da sala que tá com coaxial é um LCD samsung série 5 de 37 vê-se bem as imperfeições todas :D
Ainda não achei os canais HD, se sintonizar na opção cabo-analogico apanho 61 canais, na opção cabo-digital não apanho nada, tb tem a opção cabo digital e analogico e tb não acho nada.

Será na opção antena?


sim é na que diz antena.

Sintoniza analogico + digital e a tv procura tudo e encontra. Partindo do principio que estamos a falar de TV com Mpeg4 (digital).

Ou faz tu a introdução das frequencias manualmente.

No respeitante às ondas na imagem, era o que me acontecia. Era sinal a mais. Colocaram um atenuador, no meu caso de 6dV e ficou impecavel.
 
Confere, é na opção antena.

Ao todo sintonizou 66 + 17 digitais, os canais HD estão impecaveis é ver para querer, os SD é que são uma desilusão mas pronto, já vi que não sou só eu.
 
Confere, é na opção antena.

Ao todo sintonizou 66 + 17 digitais, os canais HD estão impecaveis é ver para querer, os SD é que são uma desilusão mas pronto, já vi que não sou só eu.

se for a imagem com ondas, é excesso de sinal.

Precisas de um atenuador.

Só tens de saber qual a frequencia necessária.

No meu caso foi de 6dV e foi colocado pela Vodafone.

No entanto isso custa cerca de 3 euros e resolve de imediato o problema.
 
parece que os tecnicos nao ligam muito á opçao da TV analogica.. é ligar e seguir em frente. Tambem tenho as ondas nos canais analogicos, vou reclamar á vodafone para porem um atenuador..

em relaçao aos canais digitais, tenho uma tv igual á tua! tens que por em modo "antena" e se procurares aparecem logo

Sempre que os técnicos da Vodafone fazem uma instalação, têm uma folha de serviço, em que o cliente fica com uma cópia, onde ficam descriminados todos os valores de todos os equipamentos aquando da instalação. Se os valores parecerem todos normais, com queres que eles adivinhem que em certos canais de certas frequências há sinal a mais ou a menos?? Ainda por cima, em analógico, isso pode ter uma série de razões diferentes (instalação coaxial da própria casa, qualidade dos cabos, qualidade dos tuners das TV's, etc etc etc).

Como o @arpin disse, se mostrares a causa aos técnicos na altura, eles tratam da situação!
 
Última edição:
[O_o];11122797 disse:
Sempre que os técnicos da Vodafone fazem uma instalação, têm uma folha de serviço, em que o cliente fica com uma cópia, onde ficam descriminados todos os valores de todos os equipamentos quando da instalação. Se os valores parecerem todos normais, com queres que eles adivinhem que em certos canais de certas frequências há sinal a mais ou a menos?? Ainda por cima, em analógico, isso pode ter uma série de razões diferentes (instalação coaxial da própria casa, qualidade dos cabos, qualidade dos tuners das TV's, etc etc etc).

Como o @arpin disse, se mostrares a causa aos técnicos na altura, eles tratam da situação!

No meu caso eles sintonizaram as televisões que estão ligadas por RF e detectaram um problema semelhante numa delas. E não descansaram enquanto não encontraram/corrigiram a causa do problema (era o cabo que liga a tomada à TV)
 
[O_o];11122797 disse:
Sempre que os técnicos da Vodafone fazem uma instalação, têm uma folha de serviço, em que o cliente fica com uma cópia, onde ficam descriminados todos os valores de todos os equipamentos quando da instalação. Se os valores parecerem todos normais, com queres que eles adivinhem que em certos canais de certas frequências há sinal a mais ou a menos?? Ainda por cima, em analógico, isso pode ter uma série de razões diferentes (instalação coaxial da própria casa, qualidade dos cabos, qualidade dos tuners das TV's, etc etc etc).

Como o @arpin disse, se mostrares a causa aos técnicos na altura, eles tratam da situação!

Estas a ser ironico ou a falar a serio?
É responsabilidade minha certificar que esta tudo bem? certo é! Mas eu estou a certificar o trabalho de alguem certo? Alguem antes de me por a ficha a minha frente para assinar tem que certificar que fez o seu trabalho em condiçoes! ou estou errado?
 
Alguém sabe se é possivel instalar uma tomada destas fibra+rj45?

DSC00565.jpg


neste momento na antiga tomada de tv da sala ficou um buraco de onde sai a fibra para ligar a uma caixa de colar á parede.

Ficava muito melhor e sem cabos de fora, no quarto tb queria uma tomada rj45 pois deixaram o cabo direto para o router
 
Back
Topo