1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Instalação XP de modo "económico" num netbook?!

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por bintoito, 1 de Agosto de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 2778)

  1. bintoito

    bintoito Power Member

    Boas!

    Antes que tudo e visto ser o meu 1º post, parabéns ao pessoal todo pelo excelente fórum que aqui está. Já há muito que tenho vindo a acompanhar o fórum e finalmente hoje decidi registar-me.

    Também fui um dos que encomendei o Tsunami Moover (a ver vamos quando virá!!) e já ando aqui a tentar antecipar possíveis problemas devido à falta de drive.
    Sei que para instalar software normalmente, posso partilhar uma drive de um qualquer pc cá de casa e tá a andar; agora para reinstalar o xp no netbook, é que obviamente que o esquema já tem de ser diferente. Sei que posso instalar a partir de uma pen, mas para isso preciso do xp versão de instalação, coisa que não deverá acontecer com este netbook. Deve ser o costumeiro cd de recuperação.
    Opção seguinte; comprar um dvd por usb externo. O mais barato ronda os 50 euros.

    Então lembrei-me: e se usar um cabo usb duplo macho A A ligando o netbook a outro pc qqr e metendo o cd de recuperação neste pc. Será que o netbook, bootando a partir de usb, reconhecerá a drive e dará como se fosse a de um dvd externo comprado?!

    Entretanto li uma noticia que me deixou bastante apreensivo, se bem que não tenho a certeza se se aplicará a este caso. De facto, os cabos usb macho A A são baratinhos, mas os tais especiais já custam uns 40 euros e assim sendo, mais vale comprar a drive externa.

    E já agora se os cabos "standard" duplo macho A são assim tão perigosos, para que servem?!

    Desde já muito agradecido pelo tempo e desculpem o "testamento".

    "
    Warning

    Always use only a special USB networking cable to link two computers.
    The following thread I found on a computer forum provides the reason:
    "Never connect two PCs with a standard A-A USB cable! USB carries +5V and you can permanently damage one or both PCs! You need a specific USB device for this." -
    "The A / A cable or "extension" - would it actually fit between two computers?"
    "An "extension" cable is male A to female A. Double-male A cables are rare, but people seem to find them. They are absolutely deadly." "

    fonte: http://www.pcbuyerbeware.co.uk/USB2.htm
     
  2. Skyflier

    Skyflier Power Member

    Os cabos USB macho A A são perigosos se ligares entre 2 PC's com eles visto que transmitem uma voltagem demasiado alta que pode danificar ambos os PC's. Esses cabos são para se usar com aparelhos mais pequenos onde pode estar incluido um PC mas nunca 2.

    Quando ao SO, esses cabos USB são proprios para uma rede por isso não há problema. Tens é de verificar se o computador que vai receber o SO tem na BIOS suporte para bootar SO's via USB e Networking o que no caso dos Netbook tem de certeza.
     
    Última edição: 1 de Agosto de 2008
  3. bintoito

    bintoito Power Member

    Desculpa mas não percebi bem a resposta. afinal é ou não perigoso ligar os dois pc's com o cabo "standard" usb duplo macho A?
    Se eles são perigosos para ligar dois pc's não dão para o que eu quero, indepedentemente de darem para rede ou não.
    Pelo que eu percebi do link, os usb que dão para rede, são uns que têem assim uma espécie de caixa a meio do fio, mas esses já são mais caros, os tais 40 euros.

    Aproveito então para fazer a pergunta de modo diferente: Assumindo que o netbook dá para bootar por rede, se eu usar um rj 45 cruzado, já posso usar a drive de cd's do outro pc para instalar o SO no netbook?

    Muito agradecido pela disponibilidade,
    Vítor
     
  4. Skyflier

    Skyflier Power Member

    É perigoso sim, porque os cabos USB convencionais podem danificar o PC devido á voltagem que irá ser transmitida de um PC para o outro. Tens de usar esses tais USB netowork para não estragares nehum dos PC's.

    Quanto ao RJ-45 com esse sim podes fazer uma rede mas certifica-te que as placas de rede (ambas) suportam redes com um cabo RJ-45 senão tens de usar um Crossover.

    Para instalares o SO não podes usar a drive de CD's directamente, tens de efectuar a ligação e o boot através de um Ghost ou imagem .iso, mas eu não sou perito em redes por isso não sei ao certo se é possível ou não instalar o SO directamente pela drive.
     
  5. Jedi Mind Trick

    Jedi Mind Trick Power Member

    As portas recentes para RJ-45 normalmente já permitem o uso de um cabo UTP não-cruzado, uma vez que estas têm a função automática de auto detecção e elas próprias se encarregam do cruzamento... é uma questão de tentares.
     
    Última edição: 2 de Agosto de 2008
  6. bintoito

    bintoito Power Member

    ok, cabo usb "standard" está riscado. Quando eventualmente o netbook vier, hei-de experimentar com o cabo cruzado, já que tenho aqui um por casa. Entretanto já li algures pela net, que com o cabo cruzado, tenho de usar uma diskette com boot, mas como já não se usam diskettes aos anos e como não aprofundaram essa explicação, tb não estou para me meter por aí. já tou a ver que o melhor é perder o amor a uns 50 euros e comprar a drive externa e pronto. a ver vamos quando o netbook vier.
     

Partilhar esta Página