1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

instalar adsl usb modem da sapo no ubuntu

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Morpheus, 19 de Maio de 2005. (Respostas: 21; Visualizações: 4540)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Morpheus

Morpheus Banido

bem tenho aqui uma duvidazita ...

para kem conhece o kit da sapo que traz akele modem preto (ice data 500 da st electronics) sabe que instalar modems usb no linux n é pêra doce ... bem o problema surge é que no cd tras os drivers em tar.gz o k supostamente daria para instalar ... alguem ker me dar uma ajudita nos passos?? é que tendo net já conseguia por o ubuntu a fungar maravilhas ...é que estas distros baseadas em debian ...8o

2. hellaxe

hellaxe Power Member

Vou dar a minha dica mas eu sou NOOB.
    No gnome encontras o ficheiro "*tar.gz" que queres e descomprimes (é mais fácil do que usar a linha de comandos).
    Depois procuras lá o script de install e corres numa consola "./script_de_install".
    Pode também ser necessário fazeres:
    ./configure; make; make install

Deve lá ter um "read me" ou "install" ou qq coisa com as instruções.

3. Morpheus

Morpheus Banido

infelizmente n dá ...

o raio do make install corre mas dá-me erro de gcc ... o ubuntu n instala o gcc k necessito para correr o install completamente ...

n existe tb nenhum file com instruções ... a unica coisa que vem no cd é um pdf para instalar no MacOs e mais nada ...

n percebo supostamente deveria de vir algum tipo de file de help para instalar ... mas n vem nada ...o suporte pela parte do sapo ... pelo menos no site deles n tem nada por onde nos possamos guiar para obter ajuda a não ser claro por e-mail ...

se alguem tiver alguma coisa k possa ajudar pessoal com adsl por usb etc ... etc...

4. hellaxe

hellaxe Power Member

Apenas te posso ajudar nisto:

vês qual é o ficheiro gcc que ele pede.
    tens de ter as sources atualizadas para poderes instalar de apt-get.
    fazes o apt-get do ficheiro que ele pede. Se não estás a vontade com a linha de comnados vais pelo synaptic e fazes um search lá para esse gcc*. o Synaptic está num menu que diz administration ou qq coisa assim.

Para o resto não te consigo ajudar. Sou ainda novato.

O Tafinho ou o Nemessis ou outro dos masters de linux que andam por aqui poderão dar uma ajuda.

Sorte

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

"sudo apt-get update" e "sudo apt-get install build-essential" na consola

Quanto à instalação do modem em si, não faço ideia.

6. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Pelas vezes que este problema se coloca aqui a minha sugestão é gastar 50€ no modem do sapo para a PS2 que tem ethernet e pronto.

A porcaria dos modems USB é uma chatice.
    Se puderes compra um modem ADSL ethernet e acabam-se as dores de cabeça.

7. Morpheus

Morpheus Banido

se fosse assim tão simples acredita k eu tinha comprado o modem do kit ps2 ...

bem ... eu acho que consigo colocar tudo a funcionar se:

aonde é que eu posso encontrar as libs do kernel ou o kernel source no cd do ubuntu?

ao que parece ao fazer o modprobe unicorn_pci ele n se encontra a fungar como é k faço para o colocar a fungar?

para começar o problema acho que ainda é maior pois n acho que os drivers da mobo se encontram instalados ... ele reconhece os usb mas algumas coisas n me parecem correr lá mto bem ...

o driver vem em tar ... n acredito que seja dificil de o instalar apenas azelhice da minha parte por me estar a faltar ali qq coisa...

8. DahPower

DahPower Power Member

Eu acabei de instalar o Ubuntu 5.10....

Não percebo nada de linux, é impossível eu pôr o modem adsl a funcionar não é?!

O readme que vem no cd para mim não me está a ajudar, será que aguem me pode ajudar?

[]'s
    Cpts

9. Bluestrattos

Bluestrattos Power Member

o meu post não te dirá como instalar um modem USB numa distro de Linux, mas dir-te-á que kit Clix custa 25€ e traz um modem ethernet, e acredita que é 25€ um preço bastante bom, tendo em conta os problemas que passarás para conseguir ter isso a funcionar decentemente (se alguma vez ficar a funcionar bem)

10. God_Lx

God_Lx Folding Member

11. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

se usao ubuntu 5.10 desistao dos modems adsl pelo menos em adsl de portugal

para adsl que usa pppoa o ubuntu trabalha bem mas o nosso caso é adsl pppoe e é preciso criar uma bridge nas0 ! e a versao 5.10 nao faz a bridge nao sei porque ainda nao vi ninguem que tenho conseguido...

modems usb so mesmo as adsl estrangeiras que sao pppoa porque nao precisao de criar a bridge nas0

12. zuppafly

zuppafly Power Member

?
    Isso significa que estou a usar uma ligação fictícia para fazer este post? Isso significa que neste preciso momento não estou ligado com um Speedtouch 330 USB no meu Ubuntu 5.10? Olha que estás enganado ;)

Segue um dos vários tutoriais que foram postados aí em cima (o que o God_Lx postou é excelente e funciona garantidamente) e não tens qualquer problema.

Última edição: 18 de Janeiro de 2006
  13. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

lol

ok quando tiver tempo vou criar outra partiçao e instalar de novo o kubuntu 5.10

nao arrisco ficar sem o kanotix

este tutorial realmente tem umas modificaçoes vamos la ver :)

14. falco

falco Power Member

Não é bem assim, depende dos modems. Há modems USB que funcionam sem espinhas, mas admito que são raros. Tem tudo a ver com o haver ou não drivers e como funcionam esses drivers.

O USB, não foi criado para ser usado em dispositivos como modems. O USB, foi criado para ser utilizado com dispositivos que só precisassem de ser ligados aos computadores e que funcionassem imediatamente, ora isso, só funciona se os dispositivos fossem inteligentes o suficiente para ser autonomos ao ponto de comunicarem directamente com as aplicações, o problema é que criar e produzir esse tipo de dispositivos é mais caro e técnicamente o USB também permite ser utilizado de outra forma que vai contra o principio de ligar e usar imediatamente. O pior é que ainda por cima o USB exige mais do hardware e não é tão bom para networking quanto protocolos especialmente desenhados para isso e com muito mais maturidade como por exemplo ethernet.

Olá zuppafly!

15. DahPower

DahPower Power Member

Desisto... não consigo mesmo instalar o modem, ou seja não tenho net no ubunto, o que faz com que me sinta muito desiludido com isto tudo, afinal começo a perceber porque é que as pessoas não usam Linux!

Não sei se sou eu que sou demasiadamente burro para nao conseguir instalar aquilo mas o que é certo é que não estou dispôsto a perder mais tempo com aquilo, só queria saber se existe alguma distro onde não tenha problemas em instalar um IceData500. Eu não penso em mudar para ethernet e sendo assim parece-me muito dificil pensar em mudar a 100% para Ubuntu.

Já li todos os How-to's que encontrei e mesmo assim tenho sempre problemas e o pior é que não sei como resolve-los o que me deixa num estado... bem... nem sei o que fazer! Eu quero deixar o windows de vez mas assim está dificil... já alguém passou por isto???

[]'s

16. Bluestrattos

Bluestrattos Power Member

Eu já passei por esse mesmo problema, e na altura não havia modems ethernet por 25€, na altura só havia routers por 60 e tal € :sad: Se queres mesmo ter net em linux sem quaisquer problemas, terás mesmo de mudar para ethernet, caso contrário, tens de te agarrar ao "Janelas" :rolleyes:

17. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

18. zuppafly

zuppafly Power Member

Descansa que não és o primeiro, nem serás o último a dizer que desistes de tentar instalar esses modems no Ubuntu. :P
    O problema não está no Ubuntu em sim, mas na falta de suporte que o fabricante dos modems dá para distribuições Linux...
    Mas com alguma paciência chega-se lá (eu tbm tive de andar às voltas a juntar peças de tutoriais quando saíu a versão 5.04 e lhe meti o modem a bombar).

btw, olá falco :)

19. DahPower

DahPower Power Member

No sentido de obter informação sobre esta situação contactei a helpLine da do Sapo Adsl e não obtive qualquer resposta e por este motivo enviei um mail que que gostaria de partilhar convosco:

"Boa noite.

O meu nome é @@@@@ e sou cliente Sapo ADSL e tenho o username @@@@@@sapo, tentei contactar a linha de apoio técnico "system care" e após vários minutos não obtive qualquer resposta e assim sendo não me resta alternativa se não enviar esta mail solicitando ajuda urgente na questão que vou descrever.

Sou utilizador deste serviço à vários meses e até agora tenho usado o Windows Xp como sistema operativo e não tive qualquer problema em conseguir efectuar a ligação à Internet utilizando o vosso Modem ICE DATA 500, acontece que neste momento o meu sistema operativo mudou e agora estou a utilizar uma distribuição de Linux chamada UBUNTU. Gostaria de obter ajuda na configuração e instalação deste MODEM no meu novo sistema operativo, fui informado pela linha de apoio técnico da Sapo ADSL que poderia obter ajuda contactando a linha de "system care" e após vários minutos à espera fui informado que não me conseguiriam ajudar nesta situação pois não possuem técnicos com conhecimentos nesta área. Agora a minha questão é a seguinte: Sou obrigado a utilizar um sistema operativo não gratuito para poder usufruir de um serviço de muitíssimo baixa qualidade como é* o Sapo ADSL?

Quem me poderá ajudar neste caso?

Agradeço que entrem em contacto comigo o mais rapidamente possível pois, esta situação já se arrasta à bastante tempo.
    Podem contactar-me através do número @@@@@@ ou ainda pelo @@@@@@@.

Refiro que estou completamente descontente com o serviço de acesso à Internet de Banda Larga que a Sapo ADSL presta pois, estou a pagar um tarifário que teoricamente deveria atingir uma velocidade de 2MBPS e nunca passa dos 1.4MBPS, inconformado pois sou obrigado a pagar uma taxa por um outro serviço que advêm da vosso que não necessito e não quero utilizar, estupefacto pois a assistência técnica é muito má e muito fraca, para além de não ser gratuita, atónito pois quando tento utilizar a assistência técnica sou sempre obrigado a estar pelo menos 6 minutos em linha para obter uma resposta que em 90% das situações não ajuda em absolutamente nada, desagradado pois durante as ligações é perdido imenso tempo com questões desnecessárias e com pedidos do género, "pode aguardar", para que em caso algum a chamada tenha uma duração inferior a 6 minutos, para agravar tudo isto vêm as duas semanas que esperei para poder usar o serviço pois a linha telefónica foi mal instalada e tive que aguardar que um técnico viesse novamente a minha casa para resolver a situação, estou também insatisfeito pelo facto de pagar um serviço de acesso que deveria ser "Allways On" e não o é, boquiaberto por não me conseguirem arranjar solução para todos estes problemas, chateado comigo mesmo por ainda não ter tomado outras medidas para obter respostas à minhas necessidades e estou acima de tudo arrependido de me ter tornado vosso cliente.

Acho que tenho neste momento, tenho razões mais que suficientes, para exigir um melhor serviço, um serviço mais barato, uma maior liberdade no que diz respeito a tráfegos nacionais e internacionais e para exigir ainda a substituição deste modem por um que me permita facilmente a utilização do mesmo no meu sistema operativo GRATUITO ou simplesmente que me digam como instalar este Modem!

Agradeço que entrem em contacto comigo o mais rapidamente possível.

Cumprimentos;"

Ainda estou a aguardar resposta... :zzz:

20. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Bem podes aguardar por essa resposta... Mas não desesperes, se naõ estou em erro a distribuição Caixa Mágica tem uma app própria chamada xLucas que funciona com o speedtouch, IceData e o Octal A360 já por defeito sem teres de instalar nada no Caixa Mágica... Não tenho experiência com esta distribuição, apenas o feedback de um amigo completamente desentendido em linux tal como eu que fez a instalação faz agora uns dias... Eu como sou ranhoso decidi ir para
    o Ubuntu e arranjei uma maneira tão simples quanto clicar num script SH e instalar o Speedtouch em ambiente gráfico!

Quanto ao xLucas sei que funciona mesmo com o Octal, mas o speedtouch fá-lo crashar no pc do meu amigo, ele tem esses dois modems...

Espero ter ajudado!

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página