Instalar Apps em disco externo

Bom dia,

Recentemente adquiri um MacBook Air 13" com o OS X Yosemite, mas como sou novo no mundo Apple pedia a vossa ajuda na seguinte questão:
Queria instalar uma serie de aplicações na minha máquina mas não queria sacrificar o espaço no SSD (128Gb). Gostava de saber se era possível e como posso fazer instalação de Apps da AppStore e outras (exemplo Skype) para uma unidade externa (disco, cartão ou USB flash drive).
Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumprimentos
 
Acho que não existe uma forma "acessível" de fazer o que pretendes.
Eu tenho MiniDrive com um cartão de 128GB inserido de forma permanente e o que faço, é ter uma lógica inversa. Tenho as aplicações instaladas normalmente no disco interno e tudo o que seja documentos, fotos, musicas, descargas e assim tenho armazenado no cartão.
Para falar que muito provavelmente se instalasses as aplicações no cartão de memória a sua velocidade e performance ficaria bastante comprometida porque a velocidade das memórias dos cartões bastante inferiores ás velocidades dos discos SSD
 
Última edição:
Concordo com o que o @CD__tm referiu, uma vez que é também o género de abordagem que tomo com o meu MBP Late 2011 que tem SSD de 120GB + HDD de 500GB. As aplicações todas e ficheiros principais, estão no SSD, o resto vai para o HDD.

Sendo que andar com um disco externo atrás não é a melhor opção, adquirir um Nifty MiniDrive ou um Transcend JetDrive Lite parecem-me sem dúvida a melhor opção a tomar (cada um tem as suas vantagens, cabe-te a ti ver qual o melhor se assim optares por um deles).
 
Usar Nifty só tem um único inconveniente depois de um mês de uso.

O Mac quando tens ficheiros no cartão de memória e o instalas de uma forma permanente, possui um mecanismo de indexação de ficheiros que é utilizado depois pelo Spotlight para realizar pesquisas de ficheiros etc. Aliás é graças à indexação de ficheiros que é possível localizar tudo no mac tão rapidamente através de pesquisas. O inconveniente do NiftyMiniDrive entra aqui. O mac vai tentar indexar os ficheiros todos do cartão, o que é uma tarefa que consome bastantes recursos da máquina. Ao fazê-lo, para além de estar a comprometer os recursos de computação, está também a drenar mais a bateria. Não que seja demasiadamente significativo, mas nota-se.

Resultado de um cartão de memória indexado:
+ Consegues procurar ficheiros no cartão rapidamente sem problemas.
+ Maior integração dos ficheiros no sistema.
- Consome recursos de forma constante (a toda a hora, dou uma vista no spotlight e lá está ele a fazer cenas e no monitor de actividade encontras o spotlight com valores de consumo de cpu acima de qualquer consumo de outra aplicação.)
- Consequentemente aumento do consumo energético.

Boa noticia: Podes optar por não ter o cartão indexado. Basta adicioná-lo na lista de excepções no painel de controlo.

Resultado de um cartão de memória não indexado:
+ Menor consumo. Ficas com +128GB de espaço de armazenamento não notas nenhum tipo de comprometimento a nível de velocidade de acesso, leitura e escrita. É tudo muito dentro do normal.
+ Não notas alteração nenhuma na duração da bateria.
+ Solução incrivelmente mais barata do que estar a comprar um disco SSD decente como o do MAC de 256GB.
- Não consegues realizar pesquisas dentro do cartão. Mas não consegues de todo mesmo. Tu procuras um ficheiro no spotlight mas como o Nifty está na lista de excepções para não ser indexado, o mac não vai lá procurar nada. Mas existe solução. Instalas o EasyFind que promete (já testei e até aprovo bastante aquilo) que permite fazer pesquisas mesmo sem indexação.

Ahh, e claro que não comprei o NiiftyMiniDrive mesmo original, comprei um outro com o mesmo conceito, é só procurares na net, eu dei cerca de 15eur pelo meu adaptador mas é daqueles que fica completamente enfiado dentro do mac, sem nada de fora. Nem 1mm. Quanto à memória aconselho cartões Class 10 por causa da velocidade de leitura/escrita. O ideal é arranjar genuíno mas usado.
 
Usar Nifty só tem um único inconveniente depois de um mês de uso.

O Mac quando tens ficheiros no cartão de memória e o instalas de uma forma permanente, possui um mecanismo de indexação de ficheiros que é utilizado depois pelo Spotlight para realizar pesquisas de ficheiros etc. Aliás é graças à indexação de ficheiros que é possível localizar tudo no mac tão rapidamente através de pesquisas. O inconveniente do NiftyMiniDrive entra aqui. O mac vai tentar indexar os ficheiros todos do cartão, o que é uma tarefa que consome bastantes recursos da máquina. Ao fazê-lo, para além de estar a comprometer os recursos de computação, está também a drenar mais a bateria. Não que seja demasiadamente significativo, mas nota-se.

Resultado de um cartão de memória indexado:
+ Consegues procurar ficheiros no cartão rapidamente sem problemas.
+ Maior integração dos ficheiros no sistema.
- Consome recursos de forma constante (a toda a hora, dou uma vista no spotlight e lá está ele a fazer cenas e no monitor de actividade encontras o spotlight com valores de consumo de cpu acima de qualquer consumo de outra aplicação.)
- Consequentemente aumento do consumo energético.

Boa noticia: Podes optar por não ter o cartão indexado. Basta adicioná-lo na lista de excepções no painel de controlo.

Resultado de um cartão de memória não indexado:
+ Menor consumo. Ficas com +128GB de espaço de armazenamento não notas nenhum tipo de comprometimento a nível de velocidade de acesso, leitura e escrita. É tudo muito dentro do normal.
+ Não notas alteração nenhuma na duração da bateria.
+ Solução incrivelmente mais barata do que estar a comprar um disco SSD decente como o do MAC de 256GB.
- Não consegues realizar pesquisas dentro do cartão. Mas não consegues de todo mesmo. Tu procuras um ficheiro no spotlight mas como o Nifty está na lista de excepções para não ser indexado, o mac não vai lá procurar nada. Mas existe solução. Instalas o EasyFind que promete (já testei e até aprovo bastante aquilo) que permite fazer pesquisas mesmo sem indexação.

Ahh, e claro que não comprei o NiiftyMiniDrive mesmo original, comprei um outro com o mesmo conceito, é só procurares na net, eu dei cerca de 15eur pelo meu adaptador mas é daqueles que fica completamente enfiado dentro do mac, sem nada de fora. Nem 1mm. Quanto à memória aconselho cartões Class 10 por causa da velocidade de leitura/escrita. O ideal é arranjar genuíno mas usado.

Boas...
Onde compraste esse tal adaptador semelhante ao Niifty?
E o teu cartão de 128Gb? Por qual preço? Se puderes partilhar, claro está...
Desde já obrigado.

Cumprimentos,
Rafael Moreira
 
Comprei o BaseQI MiniDrive. Foi o adaptador concorrente e de jeito mais barato que consegui encontrar.
Agora parecem estar ligeiramente mais caros, deve ser da procura.

http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_odkw=BASE QI NIFTY MINIDRIVE&_from=R40|R40|R40|R40&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.XBASEQI NIFTY MINIDRIVE&_nkw=BASEQI NIFTY MINIDRIVE&_sacat=0

Atenção ao modelo que comprarem. Os modelos para Macbook Pro e Air são diferentes e estão em negócios diferentes. Há uns que são para o Pro retina que se repararem as bordas da slot são "arredondadas" e as dos air são rectas. Com esse adaptador o que posso dizer foi que o resultado é perfeito, a estrutura exterior também parece mesmo alumínio (talvez não o seja), mas a cor é igual à do alumínio do portátil pelo que o resultado é perfeito.
Sim, uso cartão de 128GB comprei class 10 da SanDisk. Uns cartões pretos com letras vermelhas. Parecem ser os melhores para este género de aplicação. O cartão não chegou sequer aos 75eur, comprado numa promoção numa das lojas físicas do costume. [publicidade a lojas concretas no fórum não permitida.]
Fiquei super contente porque depois até a minha Dropbox consegui mapear no cartão de memória embora o resultado não esteja 100% perfeito porque as vezes o cartão cria para lá uns ficheiros "._nomedoficheiro" que são invisíveis, mas na drop de vez em quando tenho que os ir lá apagar.
Resultado prático desta história toda:

kHNoa3C.jpg





n9FHbQu.png





TsgrP2t.png
 
Foram projetados para Macbook Air e Macbook Pro Retina. O que não significa que não sejam compatíveis. Trata-se de um mero adaptador. Basicamente só tem que caber no slot e ter profundidade dentro do chassi para ter um bom resultado e o cartão ficar totalmente inserido dentro do mac
 
Não percebi muito bem o que pretendes. Mas eu passo a vida sem nunca fazer shutdown ao mac e o cartão sempre que preciso, ele está lá.
 
Olá de novo :)

Eu espero isto não ser uma mera questão de privilégio mas na verdade não tenho qualquer problema com isso.
Estou em casa, acedo ao cartão na boa, fecho o portátil vou para a universidade, abro o portátil está lá o cartão de memória, uso tudo normalmente sem necessidade de reboots nem semelhantes.
 
Conhecia a solução Nifty de 128gb e esta da transcend também me parecem muito bons! Devia haver de 256gb! :)
Uma questão de tolinho para o colega CD___tm, como criaste estes "atalhos" para os discos? Como passastes as descargas e etc para o nifty?

Sou novo no MAC só o tenho à 1 semana e pouco, comprei o rMBP de 13,3, versão base!
 
Limitei-me a alterar o caminho das descargas no Safari, julgo eu. Tudo o que me ía aparecendo por aplicações e assim em que pudesse alterar os caminhos por omissão para o cartão, fazia-o.
 
Desculpem estar a reavivar este tópico. @CD__tm imagina que queres tirar o cartão para ligar um sd normal e passar umas fotos, quando voltas a meter o nifty fica tudo ok como estava dantes ou tens de reconfigurar tudo?
 
Última edição:
Mantém-se, tudo igual.
Vou-te dar um exemplo. No "Nifty" tinha a minha coleção de musica do itunes. Saco o cartão. Abro o itunes e meto uma música a tocar. Dá erro porque não a encontra. Volto a inserir o "Nifty" dou-lhe tempo para montar volto a fazer duplo clique na música no itunes, e está feito.
Com a dropbox igual, mas o problema da criação de ficheiros invisíveis tornou-se demasiado annoying e voltei a repor a drop no disco e uso o Nifty para as fotografias, musica, backups, e tralha que já não uso mas não consigo apagar por descargo de consciência. :P
 
Aproveitando este tópico, estando na mesma onda, é possível instalar o windows numa pen ou disco externo de forma a utilizar num macbook?

Tinha um professor meu que tinha uma distribuição de linux instalada num cartão de memória. E dava-lhe uma aplicação interessante. Segundo percebi, criou uma partição no cartão de memória para montar o sistema operativo, e depois usava o resto do espaço aínda usava como armazenamento de ficheiros. Como ele conseguia fazer dualboot daquilo num macbook não faço ideia. Talvez utilizando o reFind:
http://www.rodsbooks.com/refind/
Se chegares a algum resultado, partilha conosco. Seria uma aplicação interessante a dar um cartão Nifty para quem não quer só fazer armazenamento de ficheiros.
 
Eu já vi a solução de instalar num disco externo, com sucesso. O Roberto Jorge fez um vídeo onde explica como se faz mas parece que só funciona numa marca/modelo de disco específico.
Mais ninguém tentou estás hipóteses?
 
Back
Topo