Instalar AverMedia AverTV Volar HD2 TD110 [ID:ID 07ca:a110]

Minguno

Power Member
Para quem precisar e comprar um destes adaptadores para ver tv no pc fica aqui os passos que fiz para fazer com que o USB funcione (seja reconhecido ) no Kernel GNU/Linux.

Primeiro convém ver os dispositivos nos portos USB comando lsusb

lsusb
Bus 001 Device 005: ID 13fe:3600 Kingston Technology Company Inc. flash drive (4GB, EMTEC)
Bus 001 Device 002: ID 07ca:a110 AVerMedia Technologies, Inc.
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 005 Device 002: ID 0e8f:00a5 GreenAsia Inc.
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 002: ID 083a:4505 Accton Technology Corp. SMCWUSB-G 802.11bg
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Verficamos o Bus type 001 e o dispositivo neste caso marcado como 002 então usamos o mesmo comando para obter maior info sobre o mesmo 002

lsusb -D /dev/bus/usb/001/002
Device: ID 07ca:a110 AVerMedia Technologies, Inc.
Couldn't open device, some information will be missing
Device Descriptor:
bLength 18
bDescriptorType 1
bcdUSB 2.00
bDeviceClass 0 (Defined at Interface level)
bDeviceSubClass 0
bDeviceProtocol 0
bMaxPacketSize0 64
idVendor 0x07ca AVerMedia Technologies, Inc.
idProduct 0xa110
bcdDevice 2.00
iManufacturer 1
iProduct 2
iSerial 3
bNumConfigurations 1
Configuration Descriptor:
bLength 9
bDescriptorType 2
wTotalLength 46
bNumInterfaces 1
bConfigurationValue 1
iConfiguration 0
bmAttributes 0x80
(Bus Powered)
MaxPower 500mA
Interface Descriptor:
bLength 9
bDescriptorType 4
bInterfaceNumber 0
bAlternateSetting 0
bNumEndpoints 4
bInterfaceClass 255 Vendor Specific Class
bInterfaceSubClass 0
bInterfaceProtocol 0
iInterface 0
Endpoint Descriptor:
bLength 7
bDescriptorType 5
bEndpointAddress 0x81 EP 1 IN
bmAttributes 2
Transfer Type Bulk
Synch Type None
Usage Type Data
wMaxPacketSize 0x0200 1x 512 bytes
bInterval 0
Endpoint Descriptor:
bLength 7
bDescriptorType 5
bEndpointAddress 0x02 EP 2 OUT
bmAttributes 2
Transfer Type Bulk
Synch Type None
Usage Type Data
wMaxPacketSize 0x0200 1x 512 bytes
bInterval 0
Endpoint Descriptor:
bLength 7
bDescriptorType 5
bEndpointAddress 0x84 EP 4 IN
bmAttributes 2
Transfer Type Bulk
Synch Type None
Usage Type Data
wMaxPacketSize 0x0200 1x 512 bytes
bInterval 0
Endpoint Descriptor:
bLength 7
bDescriptorType 5
bEndpointAddress 0x85 EP 5 IN
bmAttributes 2
Transfer Type Bulk
Synch Type None
Usage Type Data
wMaxPacketSize 0x0200 1x 512 bytes
bInterval 0

O que aqui interessa mais é o ID 07ca:a110
Para podermos procurar em listas de cobertura de drivers e patchs a Kernel requeridos.

No caso destas USB a coisa não é fácil e a documentação não é muito fácil de lêr, https://www.linuxtv.org/wiki/index.php/DVB-T_USB_Devices

Podemos tentar baixar directamente algum driver eu acabei por baixar alguns mas não consegui fazê-los reconhecer mais adiante veremos o porquê...

Ok , se como eu não vos funcionar o método usado pela página acima e portanto o inicial podem tentar como eu fiz usar o segundo método → https://linuxtv.org/wiki/index.php/How_to_Obtain,_Build_and_Install_V4L-DVB_Device_Drivers

git clone git://linuxtv.org/media_build.git [clonamos]

ficará num directório em /home/user/media_build

abrimos terminal usamos comando cd descemos até lá:
cd media_build
Vamos fazer um Build , chamando dentro desse directório o ./build que é um script que construirá as opçõs de prévio instalar das opções a Kernel dos drivers.
Vai demorar uns bons minutos a fazer o build (construir).

Feito isso será só instalar ou seja
sudo make-install

E agora vem o tal porquê de eu andar a baixar manualmente e não acertar na descrição do driver é que no caso desta USB parecee que é coberto pelo Afatech AF9033 !!!

Jaja, parece fácil mas às vezes é uma confusão dos diabos.

Ora espero que vos ajude se comprarem destas USB, na Internet está tudo cheio de confusos métodos de instalação e usuários a queixar-se da inviabilidade de uso delas provavelmente por serem tão mal suportadas e tão mal suportadas o que leva á adaptação de métodos e de drivers tipo, digo eu.

Feito por último para tirarem todas as dúvidas de se fica activa a tal USB verifiquem com :

[691][joao:/home/joao]$ ls /dev/dvb
adapter0
[692][joao:/home/joao]$

2016_05_12_194221_1280x1024_scrot.png


Sugestão se forem usar esta USB usem o software Me-TV , sudo apt-get install me-tv eu usei o kaffeine e o Digital TV control center e não são tão intuitivos no sentido de nos mostrarem as opções do dispositivo e do mesmo activo.

Na imagem acima não tenho os canais a dar orque apenas liguei a antena que traz o USB , ligando a antena e o cabo da antena normal deverão funcionar sem problema.

A ver se serve a outros.

Meu GNU/Linux → Flavitu 14.04 , Kernel 3.13.0-49-generic [Bloqueado nesta versão para compatibilidade com Nvidia FX 5500.].

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2324278

2016_05_16_224800_1280x1024_scrot.png
 
Última edição:
Tive um problema que identifiquei inicialmente com promiscuidade de módulos mas no entanto não sei exactamente se era isso ou mesmo falta de compatibilidade desta DVB-T sempre que instalássemos uma versão linux-image-extra da rama 3 .... ; ora resumo a história e depois explico a solução.
Para vos colocar no acto :
- tenho aqui uma USB webcam Aveo que comprei nos chineses , o certo é que pouco me lembrei dela depois de ter adquirido novo computador e instalado o Lubuntu 14.
Lembro-me vagamente de a ter ligado nos primeiros dias de instalação e uso do novo computador mas não sei ao certo se chegou a funcionar ou não, ora esta semana resolvi ligá-la e como não me funcionava comecei a pesquisar sobre como a fazer funcionar uma das soluções que me cmentaram foi Liquorix Kernel e efectivamente ela passava a funcionar mas quebrava-me os nvidia e como precisava dos headers no Kernel para usar os gráficos nvidia pensei em verificar se com os kernels que tinha dava .

Aí começou o show , a webcam activa-se com qualquer kernel via imagem extra de kernel , mas esta solução a mim acarretava-me outro problema distinto a dvb-t Avermedia não era identificada fosse qual fosse o kernel sempre que houvesse uma imagem kernel da rama extra para exemplificar tomem como espelho o seguinte :

tenho a imagem → linux-image-3.13.0-32-generic - Linux kernel image for version 3.13.0 on 64 bit x86 SMP
tenho as cabeceiras → linux-headers-3.13.0-32

Neste caso a dvb-t avermedia era idetificada e funcionava mas a webcam não.

Se instalasse as extra →
linux-image-extra-3.13.0-32-generic

A webcam funcionava mas a dvb-t Avermedia não.

Tentei de tudo (devo mencionar que a cada purge kernel era um trabalhão já que me quebrava o kernel base de cada adicionar por exemplo ao desinstalar o linux-image-extra-3.13.0-32-generic ficava com um kernel panic tinha de purgar tudo e reinstalar para editar o /lib/firmware ; ou Kernel/drivers/media...) meti mão em tudo instalei várias versões Kernel , reinstalei, repuz módulos, compilei e nada me resultava.

Por alguma razão o linux-image-extra quebra a identificação da Avermedia simplesmente o módulo driver não é reconhecido seja qual for o Kernel da rama 3 no Ubuntu.

A solução foi a primeira que comento que me comentaram a mim Liquorix, com o tal problema de requerer o gcc-6, assim deixo aqui o método referindo o amigo Shiba87 que foi quem me deu a solução logo à primeira , não sendo ele amante de Ubuntu mas um absoluto mestre em Debians .

Muito bem tendo nós o firmware já instalado pelo método do 1º post e no caso de terem que instalar as linux-image-extra por alguma razão (uvc etc) terão de recorrer ao liquorix.

-antes instalam o gcc-6 via ppa → https://launchpad.net/~ubuntu-toolchain-r/+archive/ubuntu/test (necessário para as headers - cabeceiras desse kernel) .

- depois o Kernel
echo "deb http://liquorix.net/debian sid main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/liquorix.list
echo "deb-src http://liquorix.net/debian sid main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list.d/liquorix.list
aptitude update
aptitude install liquorix-keyring
aptitude install linux-image-liquorix-amd64

Reboot e funciona tudo webcam, DVB-T Avermedia

Hardware em questão
Device: ID 1871:01f0 Aveo Technology Corp.
Device: ID 07ca:a110 AVerMedia Technologies, Inc.

Não era quase de certeza promiscuidade de módulos (sem certezas) mas sim um problema de identificação nos Kernel rama 3 sempre que com linux-image-extra no caso da DVB-T e no caso da Webcam sem eles (não funcionava).


Nunca identifiquei este problema nas versões x86 e não sei se afecta apenas Kernels Ubuntu rama 3 ou também outros de outros projectos diferentes.

Deixo-vos a explicação sucinta do amigo Shiba87 (em resumo "uma cagada do Ubuntu nos seus Kernels" - desculpem a palavra mas é isso em bom português)
" Esos "kernels", aparte de ser Ubuntu Kernels, porque les hacía ilusión cambiarles el nombre, son imágenes generadas automáticamente, apenas (o nada) hay control detrás y tampoco demasiada revisión, se genera una versión y otra y otra...y como salga salió. SI ves que varias presentan exactamente el mismo problema, no tengas muchas esperanzas que la 12ª esté mejor, porque sale del mismo sitio y se ha generado exactamente de la misma manera.



Cuando es algo tan "evidente", que se nota claro que es cosa suya y no se van a molestar en solucionar, directamente ni me molesto, busco alternativa y arreando. Son muchos dolores de cabezas que te ahorras ..."
 
Última edição:
Back
Topo