Instalar controladora AIC-9410W

Boas,

Ando com um problema que se arrasta há duas semanas que me está a fazer perder muitas horas de sono.

Estou a tentar configurar um servidor cujos unicos discos que possui são 2 discos SAS em RAID 1, ligados numa controladora onboard Adaptec AIC-9410W.

Acontece que ainda não encontrei nenhuma distro que conseguisse detectar o array, de forma a poder instalar o sistema operativo.

Já testei Debian, Slack, CentOS, Fedora, Gentoo, Ubuntu, e mais algumas menos conhecidas. O resultado foi sempre o mesmo.

Tentei então instalar o sistema num disco sata convencional, compilar um kernel com suporte para a controladora, e depois migrar para o array quando este fosse detectado, mas todas as tentativas tem sido em vão.


O unico LiveCD que descobri a funcionar, é um LiveCD de Gentoo, que foi criado por um tipo do forum do Gentoo.org, e que passou pelos mesmos problemas.

Já tentei usar kernels antigos que necessitavam de patch para colocar os drivers na tree do kernel (<2.6.19), já tentei usar kernels recentes (2.6.19, 20, 20.3, 21-rc4) que possuem suporte directo, mas ele continua a queixar-se da falta de um ficheiro de firmware aic94xx-seq.fw, o qual me dei ao trabalho de procurar, sacar, e colocar na pasta de firmware do coldplug (/lib/firmware), mas mesmo assim ele não o encontra (tambem ja abri o initrd e coloquei lá dentro o firmware, sem sucesso).

Tentar usar os drivers que existem para redhat em CentOS, tambem se tem revelado infrutífero.
Talvez por problemas com a versão (ja testei a 4.1, 4.2, 4.4, tanto i386 como x86_64), ou então algo mais.

O mais perto que consigo chegar, é ele detectar a controladora e os discos, mas não o RAID.


Alguem tem sugestões ?

Estou de tal maneira farto disto que sou capaz de pagar para me fazerem o serviço :(.


EDIT1: Já dtecta correctamente o firmware e carrega os discos, mas continua sem ver o array. :(
 
Última edição:
isso é estranho,...
deve haver aí um truque qualquer...
eu nunca montei um sistema desses, confesso, e se está a dar tantos problemas, porque escolheste essa placa em 1º lugar? não a podes trocar por uma 3ware ou outra + compativel?

http://www.adaptec.com/en-US/speed/sas/linux/adp94xx-1_0_8-6_src_tgz.htm
aqui tem uma nota que o driver so da se for usado em single, diz que se tiver raid na bios da placa não dá... pode ser por isso, mas também não dá mais alternativas...
 
Boas,

Ando com o mesmo problema hà três dias. Tb tenho três servers (Supermicro) que vem com uma AIC-9410W onboard. A unica interface disponível para os discos e SAS.

Tb já tentei varias distribuições sem sucesso, nenhuma me ve os discos nem o array.

Estava agora a considerar instalar o sistema num disco SATA "normal" e depois compilar suporte no kernel para a controladora e migrar para o array. Mas depois de ver a mensagem
do spastikman acho que nao vou perder mais tempo por esse caminho.

Eu já ficava contente se conseguisse que o linux visse os discos individualmente e fazia o array por software.

spastikman, uma vez que já passaste por isso, qual e o caminho mais straighforward para ver apenas os discos? Que distro usaste?
 
Boas,

Ando com o mesmo problema hà três dias. Tb tenho três servers (Supermicro) que vem com uma AIC-9410W onboard. A unica interface disponível para os discos e SAS.

Tb já tentei varias distribuições sem sucesso, nenhuma me ve os discos nem o array.

Estava agora a considerar instalar o sistema num disco SATA "normal" e depois compilar suporte no kernel para a controladora e migrar para o array. Mas depois de ver a mensagem
do spastikman acho que nao vou perder mais tempo por esse caminho.

Eu já ficava contente se conseguisse que o linux visse os discos individualmente e fazia o array por software.

spastikman, uma vez que já passaste por isso, qual e o caminho mais straighforward para ver apenas os discos? Que distro usaste?


O problema esteve sempre no carregamento do firmware.


Com as novas versões do udev, o carregamento do firmware ficava a cargo do firmware_helper, e o problema é que não o conseguia usar usando a shell que as distros traziam (ash, nash,busybox, etc).


Tens duas soluções ...

Ou usas um kernel antigo com os drivers antigos e respectivo firmware, ou usas um kernel recente com os drivers da comunidade, e fazes um initrd à lá pata usando mesmo bash e os binarios do udev.

Mesmo assim tendo em conta que isto é FakeRaid, se quiseres usar RAID no sistema, faz como o xupetas disse, e usa por software, senão tens muitas dores de cabeça.

De qualquer modo testa o OpenSuse, pois se ele diz que funcionou, já deves ter o suporte para o FakeRaid e tudo.
 
Soft RAID

Boas,

Optei mesmo pelo soft-raid, mas ainda tinha outro problema; é que a controladora em questao não dava para fazer o bypass e passar os discos para o sistema em modo de compatibiliade. Ou seja nao tinha qualquer volume disponivel, nem tao pouco os discos isoladamente.

Ao abrir a máquina reparei que a board tinha 6 canais SATA adicionais que fazem parte de outra controladora onboard. Foi só uma questão de desligar o backplane da 9410 e ligar os discos isoladamente na outra controladora. E pronto a máquina ficou pronta para soft-raid com qq distribuição.

Assim perco possivelmente o suporte para hot-swap, mas tb nao é relevante neste caso.
 
Back
Topo