Instalar Debian

Condez

Portugal@Home Member
Boas pessoal.

Fiz o download do Debian H8 KURD para instalar no meu pc.

Como não sou grande expert nisto, estou a usar o VMWARE 5 para o testar.

Acontece que estou com problemas na sua instalação.

No VMWARE tenho uma máquina virtual criada sem problemas.
Arranco tambem sem problemas. Após ele fazer o boot pelo DVD digito "bf24" de forma a ele iniciar com o kernel 2.4;

De seguida vou parar a um menu onde tenho diversas opções.

Começo por criar 2 partições: 1 de 4gb para o linux e outra de 2gb para o swap.
(isto porque aloquei apenas 6gb para o debian; se por acaso axarem os valores das partições desapropriados avisem-me)

De seguida Inicio e Activo a partição swap e volto a repetir o passo para a partição do linux.

Após tudo isto efectuado, começo a instalação.

Escolho o medium para instalação, dps ele procura um ficheiro no medium (n m lembro do nome) e após encontrar esse ficheiro extrai-o automaticamente.
Após isto estar concluido volto ao menu inicial e é-me indicado para reiniciar o sistema.

Reinicio e é entao que recebo uma mensagem do vmware:

vmwaredebian1oy.jpg


Já exprimentei criar a partição linux em "ext2" e "ext3";já exprimentei criar a partição do linux com a flag bootable e sem bottable; não consigo por isto a bulir.


Gostava que me dessem uma ajuda a instalar esta brincadeira.
Se precisarem de mais informações é só pedir.

Obrigado.
Um abraço.

PS: Desculpem o testamento mas tinha de explicar como deve ser os passos que faço durante a instalação.
 
la andam voces com a mania de emular makinas... :rolleyes: instala numa makina real e deixas logo de ter problemas estupidos desses. :)

[[]]
 
Pois, o problema é que devido a não ser grande expert em linux, tenho medo de estoirar com o MBR ou pior ainda com as partições do disco.

Até porque este erro pode não ser culpa do VMWARE, pois só após efectuar os passos que referi é que dá erro.

Estou mais inclinado para que seja algo que estou a fazer de errado, na instalação.

Dai, ter colocado esta thread a pedir ajuda.
 
Condez disse:
Pois, o problema é que devido a não ser grande expert em linux, tenho medo de estoirar com o MBR ou pior ainda com as partições do disco.

é por essas e por outras k existem os livecd. :x2:

Condez disse:
De seguida Inicio e Activo a partição swap e volto a repetir o passo para a partição do

a particao k necessita estar activada nao é a SWAP mas sim a ROOT (aka / ).

[[]]
 
redalert disse:
a particao k necessita estar activada nao é a SWAP mas sim a ROOT (aka / ).

[[]]

Já exprimentei instalar sem activar a partição swap, mas tambem não resolve.
O debian "diz" que tenho que activar a partição.

Activo e volto a ter o mesmo erro.
 
Condez:
Começa com o Ubuntu ou o Kubuntu em live CD.
Assim dás os primeiros passos em Linux.
Se quiseres instala o Ubuntu no VMware que está o tutorial na thread dele.
É facil. Atenção que os cds no ubuntu são separados. O Live CD não dá para instalar no disco ou VMware.
 
Debian H8 KURD????

Por acaso não fizeste o download do Debian K8 Hurd? É que isso não é linux.

P.S. - Debian Linux instala-se na boa numa VM. Só há um pequenissimo pormenor que se tem que ter em atenção quando se instala o vmtools.
 
Última edição:
Começo por criar 2 partições: 1 de 4gb para o linux e outra de 2gb para o swap.

Para a swap 2gb é um exagero. Regra geral utiliza-se o dobro da Ram, por exemplo se tens 256mb de Ram crias o swap com 512mb. Se tiveres um 1gb de Ram, como grande partes do pcs actuais devido aos jogos nem de uma partição swap necessitas!

Quanto ao Debian H8 KURD não conheço! Se quiseres experar está previsto a Sarge sair no final do mês como versão estável. Ou então podes sempre optar por Ubuntu, uma boa distribuição basead em Debian principalmente virada para iniciantes desktop.

Comprimentos
 
Hurd é desenvolvido pela FSF para um "futuro "GNU operating system"

Não tem nada a haver com Linux

Não conheço bem a história, mas sei que teve varios problemas e é algo que avança devagar.

Vejam aqui a historia completa -> http://en.wikipedia.org/wiki/Hurd

O facto é que a Debian tem uma distro baseado no Hurd.
Nunca instalei, mas até numa maquina "real" se devem encontrar problemas.
 
Última edição:
Acabei de tentar um net install num PIII 550Mhz com 128MB só para brincar.
3 horas depois e no primeiro reboot kernel panic.
É a beleza do Linux:(

Que chatice.

Nunca percebi muito bem com tantas isos a certa em debiam.
Ajuda sff.
 
Nemesis11 disse:
Debian H8 KURD????

Por acaso não fizeste o download do Debian K8 Hurd? É que isso não é linux.

P.S. - Debian Linux instala-se na boa numa VM. Só há um pequenissimo pormenor que se tem que ter em atenção quando se instala o vmtools.

Pois é isso. Enganei-me no nome e nem tinha reparado.

Mas dizes tu que o que squei não é linux?

Então que versão devo eu sacar?

kubuntu (tem o kde, correcto?) ou outra distro mesmo debian?


Um abraço.
 
Condez disse:
Pois é isso. Enganei-me no nome e nem tinha reparado.

Mas dizes tu que o que squei não é linux?

Pela tua descrição, sacaste o Debian/Hurd(http://www.debian.org/ports/hurd/) e não o Debian/Linux(http://www.debian.org/releases/)

Condez disse:
Então que versão devo eu sacar?

kubuntu (tem o kde, correcto?) ou outra distro mesmo debian?


Um abraço.

Isso depende do que queres.
Tens o Woody, que é o stable e já tem uns anos -> http://www.debian.org/releases/stable/

Tens o sarge(testing), que deve estar para sair e podes instalar a partir do Debian-installer (http://www.debian.org/devel/debian-installer/) -> http://www.debian.org/releases/testing/

E ainda tens o "unstable", que não é uma release, mas depois de instalares o debian podes passar para ele -> http://www.debian.org/releases/unstable/

O resto (mepis, ubuntu, kubuntu, Knoppix, etc) são distros "debian based" e não debian.
 
Epá, eu quero uma coisa estável e funcional.
Já tive o Mandrake 10.1 instalado mas tive problemas com ele.

E como ouvi falar bem do Debian decidi exprimentar, mas então já percebi que saquei o errado.

Diz-me uma coisa: eu não sou um autentico newbie de linux mas tambem ainda não sou assim grande expert (como já devem ter reparado), será preferivel usar um "kubuntu" (pois prefiro KDE ao GNome) ou um "sarge" ou "Woody"?


Um abraço.
 
Condez disse:
Epá, eu quero uma coisa estável e funcional.
Já tive o Mandrake 10.1 instalado mas tive problemas com ele.

E como ouvi falar bem do Debian decidi exprimentar, mas então já percebi que saquei o errado.

Diz-me uma coisa: eu não sou um autentico newbie de linux mas tambem ainda não sou assim grande expert (como já devem ter reparado), será preferivel usar um "kubuntu" (pois prefiro KDE ao GNome) ou um "sarge" ou "Woody"?


Um abraço.

Se vais pôr isso num servidor, digo-te woody.
Se for para um pc de trabalho/lazer, digo-te sarge.

Cumps
 
É para colocar no meu pc de trabalho/lazer.

De facto quanto mais procuro mais indeciso fico.

Agora estou na dúvida se eide optar por uma "sarge" ou "kubuntu" ou "mepis".
Vejo imensas reviews a falar bem sobre cada um deles.
Enfim.

É o que dá por ter tanta escolha, :007:


Um abraço.
 
Hum... se sakaste de facto o k8 hurd... eh normal que isso atrofie....deve haver maneira de n atrofiar...mas n aconselho o melhor eh sakares mm o sarge ou o woody... o sarge ja ta frozen, e deve descer pa stable este mes... por isso mais vale sakares o sarge...

O melhor para sakares o debian eh usares o JIGDO, basicamente este programa saka os ficheiros que precisa e no fim faz checksums a tudo e se tiver tudo bem cria um ISO, pode tb actualizar isos, por exemplo, se tens um CD do woody, dizes ao JIGDO para ir buscar o ke puder ao cd do woody e actualizar o que tiver que ser actualizado para teres o sarge!

So n saka bicos e assa chouriços pk n calha.

Mais info sobre o jigdo em
http://www.debian.org/CD/jigdo-cd/

Entre kubuntu sarge e mepis....
O mepis eh uma maravilha, gostas do kde usa o kubuntu, alem de ter um logo horrivel, o mepis eh horrivel por natureza, e para mim a melhor debian based eh o ubuntu... se gostas do kde, usa o kubunto portanto..
Mas nao ha nada como o debian puro.... instala o sarge e aventura-te...

fkem bem
 
Back
Topo